O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Solange Stéfane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13404
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_b8c74d312fb019bc65cd9a95c1118479
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13404
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Santos, Solange StéfaneCoração, Cláudio RodriguesViana, Pablo Moreno FernandesMariano, Agnes Francine de CarvalhoCoração, Cláudio Rodrigues2021-07-22T20:27:27Z2021-07-22T20:27:27Z2021SANTOS, Solange Stéfane. O Novo Evangelho de Djonga: secularização do corpo negro no mundo do rap. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13404Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Gustavo Pereira Marques, o Djonga é popularmente conhecido no universo do rap por sua produção fonográfica com apurada denúncia ao sistema social vigente, na qual os diversos modos de poder se entrecruzam por meio de uma refinada elaboração crítica. Pela reatualização narrativa dos versos dos Racionais Mc's, o rapper constrói o que entendemos como um universo particular, através do qual sua autointitulação como Deus recria as potencialidades do corpo negro pelo reposicionamento deste a um local sacralizado. Desta forma, esta dissertação tem por objetivo principal compreender as formas utilizadas pelo rapper para a inauguração de um instante de denúncia pós Racionais Mc's, em que o reconhecimento e a identidade tematizados instituem um movimento horizontal de tensionamento, mas, sobretudo, de autoaceitação entre os negros, e inaugura uma nova percepção coletiva consciente por meio do Rap. Para sua realização, optou-se pelo recorte nos quatro primeiros álbuns produzidos pelo cantor em sua carreira solo: Heresia (2017), O menino que queria ser Deus (2018), Ladrão (2019), Histórias da Minha Área (2020). A percepção da cultura midiática como meio para a propagação da marcação das violências e da própria sacralização da negritude será observada em quatro videoclipes: Junho de 94 (2018), Corra (2018), Hat-Trick (2019) e Eu vou (2019). Por meio de categorias como a descolonização do olhar e a estética da correria, questões caras à reflexão teórica sobre a ancestralidade e a representação racial são articuladas com a observação analítica sobre a cultura midiática e seus desdobramentos em relação à comunicação e à produção musical contemporânea, mais especificamente às pertencentes ao rap brasileiro.Gustavo Pereira Marques, Djonga is popularly known in the world of rap for his phonographic production with a sharp denunciation of the social system, in which the different modes of power intertwine through refined critical criticism. Through the narrative update of the Racionais Mc's verses, the rapper builds what we understand as a particular universe, through which his self-title as God recreates as potentialities of the black body by repositioning it to a sacred place. In this way, this dissertation has as main objective to understand the ways used by the rapper for the inauguration of an instant of denunciation after Racionais Mc's, in which the thematic recognition and identity instituted a horizontal movement of tension, but, above all, of self-acceptance between the blacks, and inaugurates a new conscious collective perception. For its realization, we chose to cut out the first four albums obtained by the singer in his solo career: Heresia (2017), O menino que queria ser Deus (2018), Ladrão (2019), Histórias da Minha Área (2020). The perception of media culture as a means for the propagation of the marking of violence and the sacredness of blackness will be observed in four video clips: June 94 (2018), Corra (2018), Hat-Trick (2019) and Eu vou (2019). Through categories such as the decolonization of the gaze and the aesthetics of the rush, questions dear to the theoretical reflection on ancestry and racial representation are articulated with the analytical observation about media culture and its developments in relation to contemporary musical production, more specific to belonging to Brazilian rap.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessDjongaCultura e tecnologiaNegros - identidade racialRap - músicaRacismoO Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALDISSERTAÇÃO_NovoEvagelhoDjonga.pdfDISSERTAÇÃO_NovoEvagelhoDjonga.pdfapplication/pdf2383988http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_NovoEvagelhoDjonga.pdfeeab731af14e1d918bc19e720219c244MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53123456789/134042021-07-22 16:27:37.321oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-07-22T20:27:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
title O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
spellingShingle O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
Santos, Solange Stéfane
Djonga
Cultura e tecnologia
Negros - identidade racial
Rap - música
Racismo
title_short O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
title_full O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
title_fullStr O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
title_full_unstemmed O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
title_sort O Novo Evangelho de Djonga : secularização do corpo negro no mundo do rap.
author Santos, Solange Stéfane
author_facet Santos, Solange Stéfane
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
Viana, Pablo Moreno Fernandes
Mariano, Agnes Francine de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Solange Stéfane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
contributor_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Djonga
Cultura e tecnologia
Negros - identidade racial
Rap - música
Racismo
topic Djonga
Cultura e tecnologia
Negros - identidade racial
Rap - música
Racismo
description Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T20:27:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-22T20:27:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Solange Stéfane. O Novo Evangelho de Djonga: secularização do corpo negro no mundo do rap. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13404
identifier_str_mv SANTOS, Solange Stéfane. O Novo Evangelho de Djonga: secularização do corpo negro no mundo do rap. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_NovoEvagelhoDjonga.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/2/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/2/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13404/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eeab731af14e1d918bc19e720219c244
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685725211525120