“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242 |
Resumo: | O rap, um dos elementos da cultura hip-hop, é originário de comunidades periféricas e tem em sua constituição uma dimensão política e reivindicatória clara, a fim de promover uma consciência coletiva de todos os participantes. Frequentemente, o rapper assume uma postura engajada, que diz respeito à tomada de posição em relação aos fatos cotidianos de sua vivência. Ser engajado, para o rapper, é lutar por sua comunidade e por seus valores, defender suas ideias, denunciando, sobretudo, as injustiças e desigualdades sociais existentes em suas localidades. Considerando o exposto, neste artigo propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, refletindo sobre sua postura engajada e de comprometimento com sua comunidade. A canção escolhida para análise é “Hat-Trick”, do álbum Ladrão, lançado em março de 2019. Na canção, Djonga sugere uma união comunitária e que o empoderamento do sujeito periférico só pode se dar quando este reflete na expressão coletiva. |
id |
UNIABEU-2_e45ec91dd40ec81f3b41e4f7d460e482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/4242 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGAletras; culturarap; engajamento; DjongaO rap, um dos elementos da cultura hip-hop, é originário de comunidades periféricas e tem em sua constituição uma dimensão política e reivindicatória clara, a fim de promover uma consciência coletiva de todos os participantes. Frequentemente, o rapper assume uma postura engajada, que diz respeito à tomada de posição em relação aos fatos cotidianos de sua vivência. Ser engajado, para o rapper, é lutar por sua comunidade e por seus valores, defender suas ideias, denunciando, sobretudo, as injustiças e desigualdades sociais existentes em suas localidades. Considerando o exposto, neste artigo propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, refletindo sobre sua postura engajada e de comprometimento com sua comunidade. A canção escolhida para análise é “Hat-Trick”, do álbum Ladrão, lançado em março de 2019. Na canção, Djonga sugere uma união comunitária e que o empoderamento do sujeito periférico só pode se dar quando este reflete na expressão coletiva.UNIABEULeite, Icaro de OliveiraPereira, Cilene Margarete2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 189-2032177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242/pdfDireitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T21:47:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/4242Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-07-28T21:47:23E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
title |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
spellingShingle |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA Leite, Icaro de Oliveira letras; cultura rap; engajamento; Djonga |
title_short |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
title_full |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
title_fullStr |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
title_full_unstemmed |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
title_sort |
“HAT-TRICK”, O RAP ENGAJADO DE DJONGA |
author |
Leite, Icaro de Oliveira |
author_facet |
Leite, Icaro de Oliveira Pereira, Cilene Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Cilene Margarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Icaro de Oliveira Pereira, Cilene Margarete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
letras; cultura rap; engajamento; Djonga |
topic |
letras; cultura rap; engajamento; Djonga |
description |
O rap, um dos elementos da cultura hip-hop, é originário de comunidades periféricas e tem em sua constituição uma dimensão política e reivindicatória clara, a fim de promover uma consciência coletiva de todos os participantes. Frequentemente, o rapper assume uma postura engajada, que diz respeito à tomada de posição em relação aos fatos cotidianos de sua vivência. Ser engajado, para o rapper, é lutar por sua comunidade e por seus valores, defender suas ideias, denunciando, sobretudo, as injustiças e desigualdades sociais existentes em suas localidades. Considerando o exposto, neste artigo propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, refletindo sobre sua postura engajada e de comprometimento com sua comunidade. A canção escolhida para análise é “Hat-Trick”, do álbum Ladrão, lançado em março de 2019. Na canção, Djonga sugere uma união comunitária e que o empoderamento do sujeito periférico só pode se dar quando este reflete na expressão coletiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4242/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 189-203 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170842074513408 |