O Impacto da distância no valor investido em equity crowdfunding no Brasil.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13312 http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176 |
Resumo: | Objetivo: Estudos apontam uma correlação negativa da distância investidores-investidas e a capacidade de empresas jovens levantarem capital. No entanto, essa lógica não permanece no Crowdfunding, onde foram encontrados indícios de maior dispersão geográfica. Este estudo investiga o impacto da dis tância sobre o valor dos investimentos no mercado do Equity Crowdfunding (ECF), modalidade na qual startups oferecem quotas de participação para pequenos investidores através de plataformas online. Metodologia: Para testar a hipótese de que a distância não impacta o valor investido utilizou-se a po pulação de investidores e empresas da plataforma Broota (hoje Kria) entre 2015 e 2016 e dados geoe conômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Aplicou-se técnicas de geor referenciamento para calcular a distância e regressões múltiplas para determinar as melhores variáveis na explicação do investimento. Modelos Espacial Auto-Regressivo (SAR) e Geographically Weighted Re gression (GWR) foram utilizados para estudar o impacto da vizinhança no valor investido. Resultados: A técnica GWR teve o melhor ajuste (R² de 10,42%), 1,11% maior do que o obtido com a Regressão Linear Múltipla. Conclui-se que a geografia é significante (modelos SAR e GWR apresentam efeito simi lar), mas não tem grande impacto no valor investido. Ademais, os investidores de ECF comportam-se similarmente ao de investimentos tradicionais, o que indica que essa modalidade não alcança eficiente mente empreendimentos fora dos grandes centros urbanos. Contribuições teóricas: Este artigo ajuda a entender o comportamento de investidores brasileiros, onde essa modalidade ainda é nova e pouco estudada. Contribuições práticas: As conclusões podem ser úteis para a formulação de políticas para incentivo de financiamento de empresas em regiões fora do eixo sul-sudeste. |
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O Impacto da distância no valor investido em equity crowdfunding no Brasil.The impact of distance on the value invested in equity crowdfunding in Brazil.Distância geográficaStartupsObjetivo: Estudos apontam uma correlação negativa da distância investidores-investidas e a capacidade de empresas jovens levantarem capital. No entanto, essa lógica não permanece no Crowdfunding, onde foram encontrados indícios de maior dispersão geográfica. Este estudo investiga o impacto da dis tância sobre o valor dos investimentos no mercado do Equity Crowdfunding (ECF), modalidade na qual startups oferecem quotas de participação para pequenos investidores através de plataformas online. Metodologia: Para testar a hipótese de que a distância não impacta o valor investido utilizou-se a po pulação de investidores e empresas da plataforma Broota (hoje Kria) entre 2015 e 2016 e dados geoe conômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Aplicou-se técnicas de geor referenciamento para calcular a distância e regressões múltiplas para determinar as melhores variáveis na explicação do investimento. Modelos Espacial Auto-Regressivo (SAR) e Geographically Weighted Re gression (GWR) foram utilizados para estudar o impacto da vizinhança no valor investido. Resultados: A técnica GWR teve o melhor ajuste (R² de 10,42%), 1,11% maior do que o obtido com a Regressão Linear Múltipla. Conclui-se que a geografia é significante (modelos SAR e GWR apresentam efeito simi lar), mas não tem grande impacto no valor investido. Ademais, os investidores de ECF comportam-se similarmente ao de investimentos tradicionais, o que indica que essa modalidade não alcança eficiente mente empreendimentos fora dos grandes centros urbanos. Contribuições teóricas: Este artigo ajuda a entender o comportamento de investidores brasileiros, onde essa modalidade ainda é nova e pouco estudada. Contribuições práticas: As conclusões podem ser úteis para a formulação de políticas para incentivo de financiamento de empresas em regiões fora do eixo sul-sudeste.Objective: Studies have shown a negative correlation between distance of investors and enterprises and the capacity of new ventures raise funds. However, this pattern does not stand in Crowdfunding, where were found evidences of large geographic dispersion. This study investigates the impact of dis tance on the value of investments in the Equity Crowdfunding market (ECF), modality where startups sell shares for retail investors using online platforms. Methodology: To test the hypothesis that distance does not impact the value invested we used the database of investors and enterprises from Broota plat form (now Kria) between 2015 and 2016 and geoeconomic data from Instituto Brasileiro de Geografia Teoria e Prática em Administração, v. 10, n. 1, p. 53-70. 54 e Estatística (IBGE) (2010). Georeferencing technics were used to calculate the distance and multiple regressions to select the variables that impact most the investment. Spatial autoregressive model (SAR) e Geographically Weighted Regression (GWR) were used to determine the impact of neighborhood on the value invested. Results: The GWR technique had the best adjustment (R²=10,42%), 1,11% higher than the result from Multiple Linear Regression. We concluded that the geography is relevant (SAR and GWR models have similar effects), but has not a higher impact on the value invested. The ECF investor has a similar behavior to traditional investors, this means that the modality does not efficiently reach enterprises away from big cities. Theoretical contributions: This article helps understanding the be havior of brazilians investor, where ECF still new and little studied. Practical contributions: The con clusion may be used for policy making of incentives for companies away from Brazil’s biggest urban centers.2021-06-29T17:36:08Z2021-06-29T17:36:08Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, L. de S.; FRANCISCO, E. de R.; FELIPE, I. J. dos S. O Impacto da distância no valor investido em equity crowdfunding no Brasil. Teoria e Pratica em Administração, v. 10, n. 1, p. 53-70, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/49176/29856>. Acesso em: 24 maio 2021.2238-104Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13312http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176O periódico Teoria e Prática em Administração permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/172>. Acesso em: 23 maio 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Luisa de SouzaFrancisco, Eduardo de RezendeFelipe, Israel José dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-06-29T17:36:09Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13312Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-06-29T17:36:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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NASCIMENTO, L. de S.; FRANCISCO, E. de R.; FELIPE, I. J. dos S. O Impacto da distância no valor investido em equity crowdfunding no Brasil. Teoria e Pratica em Administração, v. 10, n. 1, p. 53-70, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/49176/29856>. Acesso em: 24 maio 2021. 2238-104X http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13312 http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176 |
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