Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000000s5k
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11376
Resumo: Um dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.
id UFOP_cb29b6495f2d19c46a8392ccad5973e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11376
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.Connecting ethnomathematics and culturally relevant pedagogy in mathematics education to the promotion of social justice.Ação pedagógicaPedagogical actionUm dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.One of the challenges faced internationally by educational systems is related to the growing number of students from diverse linguistic and cultural backgrounds in classrooms. This diversity has attracted the attention of teachers, educators, and researchers, since it is an area that seeks to connect the daily experiences of students with the teaching and learning process aimed at making education systems humanized. There is a growing urgency to address this gap in order to effectively educate all students. In the context of social justice, it is necessary to examine the incorporation of mathematics into cultures and, at the same time, to base it on ethnomathematical and culturally relevant pedagogies that can assume, in mathematical curricula, the various linguistic and cultural forms of knowledge. Thus, the objective of this approach is the integral promotion of student daily experiences in the school mathematical curriculum.2019-06-03T14:43:25Z2019-06-03T14:43:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social. Rematec, v. 13, n. 29, p. 6-23, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/125>. Acesso em: 19 mar. 2019.1980-3141http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11376ark:/61566/0013000000s5kO periódico Rematec permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2274>. Acesso em: 25 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:04:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:04:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
Connecting ethnomathematics and culturally relevant pedagogy in mathematics education to the promotion of social justice.
title Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
spellingShingle Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
Rosa, Milton
Ação pedagógica
Pedagogical action
title_short Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
title_full Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
title_fullStr Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
title_full_unstemmed Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
title_sort Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Ação pedagógica
Pedagogical action
topic Ação pedagógica
Pedagogical action
description Um dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T14:43:25Z
2019-06-03T14:43:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social. Rematec, v. 13, n. 29, p. 6-23, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/125>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-3141
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11376
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000000s5k
identifier_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social. Rematec, v. 13, n. 29, p. 6-23, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/125>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-3141
ark:/61566/0013000000s5k
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705739301421056