Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Couto, Flavia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731
Resumo: Neste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea.
id UFOP_d0223acde94d420158f310ea83a9ec58
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/10731
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Cavalcante, Alex Beigui de PaivaCouto, Flavia Fernandes2019-02-19T16:34:09Z2019-02-19T16:34:09Z2018CALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019.19831005http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731Neste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea.This article aims for a better historical comprehension of the relationship between music and the actor’s body as a technological ongoing form among many contemporary scenic processes. For this purpose, we highlight the work of Jean-Jacques Lemêtre in the Théâtre du Soleil as the key for the investigation about the sonority and its interaction with the (pre)scenic body. This work also highlights the idea of music as the motion architecture of a larger work of art reclaiming, at different times, the relationships between sound images and bodily images within the contemporary scene’s repertory.Os trabalhos publicados na revista Ouvirouver estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Ouvirouver <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaImagens sonorasMusicSound imagesJean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10731/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_JeanJacquesLemêtre.pdfARTIGO_JeanJacquesLemêtre.pdfapplication/pdf6852474http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10731/1/ARTIGO_JeanJacquesLem%c3%aatre.pdfb6e62a8fc7a87b677d17a611833006dcMD51123456789/107312021-01-29 08:46:15.846oai:localhost:123456789/10731RGVjbGFyYcOnw6NvIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhCgpPIHJlZmVyaWRvIGF1dG9yOgoKYSlEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpiKVNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgT3VybyBQcmV0by9VRk9QIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MsIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpjKVNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVUZPUCwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLgoKRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-01-29T13:46:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
title Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
spellingShingle Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Música
Imagens sonoras
Music
Sound images
title_short Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
title_full Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
title_fullStr Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
title_full_unstemmed Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
title_sort Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
author Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
author_facet Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Couto, Flavia Fernandes
author_role author
author2 Couto, Flavia Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Couto, Flavia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Imagens sonoras
Music
Sound images
topic Música
Imagens sonoras
Music
Sound images
description Neste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-19T16:34:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-19T16:34:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 19831005
identifier_str_mv CALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019.
19831005
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10731/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10731/1/ARTIGO_JeanJacquesLem%c3%aatre.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
b6e62a8fc7a87b677d17a611833006dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685709170409472