A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_d23c80eff88c0262acf42b3d517abb9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16820
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.Biologia celularBioquímicaJogos educativosProbióticosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) aplicadas em uma sala de aula digital são ferramentas promissoras para o ensino de ciências ao permitirem trabalhar diferentes estratégias de ensino aprendizagem, conforme nos orienta o pluralismo metodológico de Feyerabend. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma sequência didática plural caracterizada pela articulação de recursos diferenciados de aprendizagem que possam mobilizar diferentes habilidades e competências, e, desse modo, engajar estudantes na tarefa de compreenderem a Bioquímica e Biologia Celular do ensino superior, ou mesmo do ensino médio, com as devidas adequações de conteúdo das disciplinas de Biologia e Química por meio da temática microbiota intestinal, com uso de uma pluralidade de TDICs articuladas a ferramentas físicas. Portanto, consideramos pertinente apoiar nossa pesquisa na perspectiva do pluralismo metodológico para criar a sequência didática plural, pois o uso de estratégias diferentes para cada conteúdo apoia suas premissas nos diferentes espectros da inteligência humana. Ademais, propusemos compor uma sala de aula digital, que pode ocorrer de forma presencial, ou remota, ou híbrida, mas que é fortemente impactada pela apropriação dos recursos digitais educacionais pela comunidade escolar. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas pelos professores nessa mediação, propusemos nesta sequência a utilização do jogo educacional digital autoral sobre as “aminas vitais”, vídeos e animações gráficas disponibilizadas no YouTube®, podcasts disponibilizados no Spotify®, gêneros textuais multimodais físicos e digitais (histórias em quadrinhos, as charges e “memes”), modelos moleculares educacionais físicos e digitais e quiz game por meio do Kahoot®. Portanto, consideramos interessante o potencial do uso dessas estratégias de ensino aprendizagem nas aulas, pois agrega conhecimento e ludicidade tornando o aprendizado mais dinâmico, trazendo os estudantes pra o centro do processo de construção do conhecimento ocorrendo de forma disciplinar e produtiva.Digital information and communication technologies (DICTs) applied in a digital classroom are promising tools for teaching science as they allow for the implementation of different teaching and learning strategies, as guided by Feyerabend's methodological pluralism. In this context, the objective of this research was to develop a pluralistic didactic sequence characterized by the integration of diverse learning resources that can engage students in understanding Biochemistry and Cellular Biology at the higher education or high school level, with appropriate content adjustments from Biology and Chemistry disciplines, through the theme of intestinal microbiota, using a variety of DICTs combined with physical tools. Therefore, we consider it relevant to support our research from the perspective of methodological pluralism in order to create a pluralistic didactic sequence, as the use of different strategies for each content aligns with the different spectrums of human intelligence. Furthermore, we proposed the creation of a digital classroom, which can take place in person, remotely, or in a hybrid format, but is strongly influenced by the adoption of digital educational resources by the school community. Among the various strategies that teachers can use in this mediation, we proposed in this sequence the use of an educational digital game on "vital amines," videos and graphic animations available on YouTube®, podcasts available on Spotify®, multimodal physical and digital textual genres (comic books, cartoons, and memes), physical and digital educational molecular models, and a quiz game through Kahoot®. Therefore, we find the potential use of these teaching and learning strategies in the classroom interesting, as they combine knowledge and playfulness, making learning more dynamic and placing students at the center of the knowledge construction process in a disciplined and productive manner.Zama, Uyrá dos SantosSantos, Glenda Samara DiasSouza, Gilmar Pereira deZama, Uyrá dos Santosuyrazama@ufop.edu.brSilva, Marco Aurélio2023-06-27T21:23:30Z2023-06-27T21:23:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Marco Aurélio da. A sala digital plural: uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 15/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T23:11:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16820Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T23:11:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
title A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
spellingShingle A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Silva, Marco Aurélio
Biologia celular
Bioquímica
Jogos educativos
Probióticos
title_short A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
title_full A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
title_fullStr A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
title_full_unstemmed A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
title_sort A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
author Silva, Marco Aurélio
author_facet Silva, Marco Aurélio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zama, Uyrá dos Santos
Santos, Glenda Samara Dias
Souza, Gilmar Pereira de
Zama, Uyrá dos Santos
uyrazama@ufop.edu.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia celular
Bioquímica
Jogos educativos
Probióticos
topic Biologia celular
Bioquímica
Jogos educativos
Probióticos
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27T21:23:30Z
2023-06-27T21:23:30Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marco Aurélio da. A sala digital plural: uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820
identifier_str_mv SILVA, Marco Aurélio da. A sala digital plural: uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329436054847488