Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thais Mara Anastácio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mozzer, Nilmara Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9625
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102
Resumo: Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.
id UFOP_d69cd3514caf807cd280d0db6119d503
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9625
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.AnalogiasFormação de professoresConhecimento procedimentalConhecimento declarativoNeste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.2018-03-14T13:04:44Z2018-03-14T13:04:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2602, p. 1-24, maio 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100205&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 set. 2017.1983-2117http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9625https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102O periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 16 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thais Mara AnastácioMozzer, Nilmara Bragaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-16T14:58:23Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9625Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-16T14:58:23Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
title Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
spellingShingle Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Analogias
Formação de professores
Conhecimento procedimental
Conhecimento declarativo
title_short Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
title_full Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
title_fullStr Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
title_full_unstemmed Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
title_sort Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
author Oliveira, Thais Mara Anastácio
author_facet Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
author_role author
author2 Mozzer, Nilmara Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias
Formação de professores
Conhecimento procedimental
Conhecimento declarativo
topic Analogias
Formação de professores
Conhecimento procedimental
Conhecimento declarativo
description Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-03-14T13:04:44Z
2018-03-14T13:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2602, p. 1-24, maio 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100205&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 set. 2017.
1983-2117
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9625
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102
identifier_str_mv OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2602, p. 1-24, maio 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100205&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 set. 2017.
1983-2117
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9625
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002810597310464