ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933 |
Resumo: | Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses. |
id |
UFMG-11_c546df2c9ce2c75f3be657abb14b21b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9933 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIESAnalogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores.EducaçãoNeste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993310.1590/1983-21172017190102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933/26540Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thais Mara AnastácioMozzer, Nilmara Braga2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9933Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
title |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES Oliveira, Thais Mara Anastácio Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores. Educação |
title_short |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
title_full |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
title_sort |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES |
author |
Oliveira, Thais Mara Anastácio |
author_facet |
Oliveira, Thais Mara Anastácio Mozzer, Nilmara Braga |
author_role |
author |
author2 |
Mozzer, Nilmara Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thais Mara Anastácio Mozzer, Nilmara Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores. Educação |
topic |
Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores. Educação |
description |
Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933 10.1590/1983-21172017190102 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933/26540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162092224512 |