O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12208 |
Resumo: | Recentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação. |
id |
UFOP_d800dc3f9b8ade111fff12b7e5a34d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12208 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica.The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education.CurrículoCiclo da vidaCurriculumRecentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação.Recentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação.2020-05-18T15:24:14Z2020-05-18T15:24:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONZAGA, L. L. et al. O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1270-1288, fev. 2019. Disponível em: <http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1099>. Acesso em: 10 mar. 2020.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12208O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 18 maio 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Luciano LuzPraça, Andréa Velloso da SilveiraMaia, Cristina de OliveiraLannes, Denise Rocha Correaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-05-18T15:24:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12208Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-05-18T15:24:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education. |
title |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
spellingShingle |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. Gonzaga, Luciano Luz Currículo Ciclo da vida Curriculum |
title_short |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
title_full |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
title_fullStr |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
title_full_unstemmed |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
title_sort |
O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. |
author |
Gonzaga, Luciano Luz |
author_facet |
Gonzaga, Luciano Luz Praça, Andréa Velloso da Silveira Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Correa |
author_role |
author |
author2 |
Praça, Andréa Velloso da Silveira Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Correa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Luciano Luz Praça, Andréa Velloso da Silveira Maia, Cristina de Oliveira Lannes, Denise Rocha Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ciclo da vida Curriculum |
topic |
Currículo Ciclo da vida Curriculum |
description |
Recentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-05-18T15:24:14Z 2020-05-18T15:24:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONZAGA, L. L. et al. O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1270-1288, fev. 2019. Disponível em: <http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1099>. Acesso em: 10 mar. 2020. 2525-8761 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12208 |
identifier_str_mv |
GONZAGA, L. L. et al. O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1270-1288, fev. 2019. Disponível em: <http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1099>. Acesso em: 10 mar. 2020. 2525-8761 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002804563804160 |