O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Luciano Luz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Velloso, Andrea, Maia, Cristina de Oliveira, Lannes, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099
Resumo: Recentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação. 
id VERACRUZ-0_6d120ed5543fa326969257c298b8d6de
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1099
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic educationCiênciasBiologiaCurrículoCiclo da VidaRecentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/109910.34117/bjdv5n2-1099Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1270-1288Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1270-1288Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1270-12882525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099/950Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Luciano LuzVelloso, AndreaMaia, Cristina de OliveiraLannes, Denise2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1099Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:13.848725Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
title O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
spellingShingle O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
Gonzaga, Luciano Luz
Ciências
Biologia
Currículo
Ciclo da Vida
title_short O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
title_full O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
title_fullStr O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
title_full_unstemmed O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
title_sort O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica / The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education
author Gonzaga, Luciano Luz
author_facet Gonzaga, Luciano Luz
Velloso, Andrea
Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise
author_role author
author2 Velloso, Andrea
Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Luciano Luz
Velloso, Andrea
Maia, Cristina de Oliveira
Lannes, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Biologia
Currículo
Ciclo da Vida
topic Ciências
Biologia
Currículo
Ciclo da Vida
description Recentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099
10.34117/bjdv5n2-1099
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n2-1099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099/950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1270-1288
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1270-1288
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1270-1288
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415685292032