Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041
Resumo: Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.
id UFOP_dc04dc39457c71f5bb086efe24b5bc6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14753
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.Visual lettering : ways for the deaf child to get to writing.LibrasEste artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.This article proposes to present a thoughton the Scientific Initiation Project linked to the Languages Department of UFOP, carried out in 2016, which aimed to investigate the teaching of Portuguese Language (LP) as a second language, from the use of Sign Language (LS) as a communicative basis, in a school of the municipal education system of the city of Mariana-MG, which has deaf students included in the initial grades of elementary school. Thus, it was crucial for the project that the entire teaching-learning process of the LP for the deaf was carried out, initially, with the teaching of the LS and, from then on, they built possibilities for the use of the written LP. It was intended a differentiated work when proposing its realization in the classroom and with the participation of deaf children. The teaching-learning is developed supported on the LS (Libras) and without the intermediation of the interpreter. The methodology adopted was ethnographic in nature, in this sense, sought to triangulate the data, method and theory. Following the dynamic process which involved that approach, it concluded that the constant support of visual resources, which are tools that will underpin the process of developing the acquisition of L1 and, consequently, the awakening of consciousness to understand and assimilate the processes of acquisition of L2.2022-03-28T16:32:47Z2022-03-28T16:32:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-4755http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041Autores dos trabalhos publicados pela Revista Línguas & Letras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Línguas & Letras <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/index>. Acesso em: 08 jun. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T22:34:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14753Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T22:34:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
Visual lettering : ways for the deaf child to get to writing.
title Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
spellingShingle Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
Miranda, Dayse Garcia
Libras
title_short Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
title_full Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
title_fullStr Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
title_full_unstemmed Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
title_sort Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
topic Libras
description Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-28T16:32:47Z
2022-03-28T16:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1981-4755
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041
identifier_str_mv MIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1981-4755
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329430837133312