Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753 https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041 |
Resumo: | Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo. |
id |
UFOP_dc04dc39457c71f5bb086efe24b5bc6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14753 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.Visual lettering : ways for the deaf child to get to writing.LibrasEste artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.This article proposes to present a thoughton the Scientific Initiation Project linked to the Languages Department of UFOP, carried out in 2016, which aimed to investigate the teaching of Portuguese Language (LP) as a second language, from the use of Sign Language (LS) as a communicative basis, in a school of the municipal education system of the city of Mariana-MG, which has deaf students included in the initial grades of elementary school. Thus, it was crucial for the project that the entire teaching-learning process of the LP for the deaf was carried out, initially, with the teaching of the LS and, from then on, they built possibilities for the use of the written LP. It was intended a differentiated work when proposing its realization in the classroom and with the participation of deaf children. The teaching-learning is developed supported on the LS (Libras) and without the intermediation of the interpreter. The methodology adopted was ethnographic in nature, in this sense, sought to triangulate the data, method and theory. Following the dynamic process which involved that approach, it concluded that the constant support of visual resources, which are tools that will underpin the process of developing the acquisition of L1 and, consequently, the awakening of consciousness to understand and assimilate the processes of acquisition of L2.2022-03-28T16:32:47Z2022-03-28T16:32:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-4755http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041Autores dos trabalhos publicados pela Revista Línguas & Letras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Línguas & Letras <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/index>. Acesso em: 08 jun. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T22:34:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14753Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T22:34:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Visual lettering : ways for the deaf child to get to writing. |
title |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
spellingShingle |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Miranda, Dayse Garcia Libras |
title_short |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
title_full |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
title_fullStr |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
title_full_unstemmed |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
title_sort |
Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. |
author |
Miranda, Dayse Garcia |
author_facet |
Miranda, Dayse Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Dayse Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras |
topic |
Libras |
description |
Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-03-28T16:32:47Z 2022-03-28T16:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1981-4755 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753 https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, D. G. Letramento visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas & Letras, v. 20, n. 48, p. 196-211, 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23686>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1981-4755 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14753 https://doi.org/10.5935/1981-4755.20190041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329430837133312 |