A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luana Freitas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567
Resumo: This paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.
id UEA_3ed6d17d11243d55d17f59ca21db562d
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4567
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A importância do signwriting para o letramento de alunos surdosThe importance of signwriting for the literacy of deaf studentsLibrasSignWritingEscritaAluno surdoLetrasLibrasThis paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.Este trabalho busca refletir sobre a importância da aquisição do SignWriting para os surdos, bem como compreender a importância da leitura e escrita para o processo de letramento, entender o sistema de escrita SignWriting (SW) e analisar o impacto da aquisição dessa escrita para a aprendizagem da Libras e Língua Portuguesa pelos alunos surdos. Foram utilizados estudos que abordam sobre letramentos e escrita de sinais de autores como Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), entre outros. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a aquisição do SW oportuniza novos conhecimentos aos indivíduos surdos, uma vez que, por meio da aquisição de sua primeira língua (L1) escrita, a Libras, possibilita a inclusão ao processo de letramento e uma aquisição da Língua Portuguesa escrita mais precocemente. Palavras-Chaves: Libras; SignWriting; Escrita; Aluno surdo.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEASantos, Marcos Roberto dosLima, Augusto José SavedraVale, Jackson da SilvaCastro, Luana Freitas de2022-09-14T13:21:19Z2024-09-08T11:30:03Z2022-09-14T13:21:19Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567porBAKER, Mona (1993). Corpus Linguistics and Translation Studies: Implications and Applications. In: Text and Technology: Honour of John Sinclair. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1993, pág. 33 – 49. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998), pág. 160 QUADROS, Ronice Müller de. Didática da Libras. In.: FARIA, Evangelina Mª B. de e ASSIS, Mª Cristina de (orgs). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2012, pág. 61 – 110. QUADROS, Ronice Muller; STUMPF, Marianne Rossi. Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa. In: Ronice M. de Quadros. (Org.). Cadernos de Tradução. 26 Ed. Florianópolis: PGET, 2010, v. 1 (pág. 166-205). LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987, pág. 284. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2015. RIBEIRO, Sérgio. Ouvinte, Analista de Negócio – PUC/Campinas, Didática – IPEC/SP e Especialista Educação Especial Auditiva/Mental, Fac. São Luiz/SP, atua como Diretor e Professor no Centro Educacional Cultura Surda. Livros publicados em Libras: “O Menino, o pastor e o lobo” e “Davi”. ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pág. 128. SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de Linguistica Geral. BALIY, Charles; SECHEHAYE, Albert (orgs); com a colaboração de RIEDLINGER, Albert; prefácio da Edição Brasileira SALUM, Isaac Nicoiau; tradução de CHELINI, Antônio; PAES, José Paulo; BLIKSTEIN, Izidoro. 27. Ed. São Paulo: Cultrix, 2006, pág. 298. STUMPF, Marianne Rossi. Transcrição de Língua de Sinais Brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002, pág. 62-70. SUTTON, Valerie. Lições sobre o SignWriting: um sistema de escrita para língua de sinais. Tradução: Marianne Rossi Stumpf - Tradução Parcial e Adaptação do Inglês/ASL para Português Libras do livro “Lessons in SignWriting”, de Valerie Sutton, publicado originalmente pelo DAC – Deaf Action Committe for SignWriting, pág. 210. Disponível em: <http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf> Acesso em 08 de dezembro de 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T15:51:49Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4567Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T15:51:49Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
The importance of signwriting for the literacy of deaf students
title A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
spellingShingle A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
Castro, Luana Freitas de
Libras
SignWriting
Escrita
Aluno surdo
Letras
Libras
title_short A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
title_full A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
title_fullStr A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
title_full_unstemmed A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
title_sort A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
author Castro, Luana Freitas de
author_facet Castro, Luana Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marcos Roberto dos
Lima, Augusto José Savedra
Vale, Jackson da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luana Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
SignWriting
Escrita
Aluno surdo
Letras
Libras
topic Libras
SignWriting
Escrita
Aluno surdo
Letras
Libras
description This paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2022-09-14T13:21:19Z
2022-09-14T13:21:19Z
2024-09-08T11:30:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567
identifier_str_mv CASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BAKER, Mona (1993). Corpus Linguistics and Translation Studies: Implications and Applications. In: Text and Technology: Honour of John Sinclair. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1993, pág. 33 – 49. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998), pág. 160 QUADROS, Ronice Müller de. Didática da Libras. In.: FARIA, Evangelina Mª B. de e ASSIS, Mª Cristina de (orgs). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2012, pág. 61 – 110. QUADROS, Ronice Muller; STUMPF, Marianne Rossi. Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa. In: Ronice M. de Quadros. (Org.). Cadernos de Tradução. 26 Ed. Florianópolis: PGET, 2010, v. 1 (pág. 166-205). LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987, pág. 284. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2015. RIBEIRO, Sérgio. Ouvinte, Analista de Negócio – PUC/Campinas, Didática – IPEC/SP e Especialista Educação Especial Auditiva/Mental, Fac. São Luiz/SP, atua como Diretor e Professor no Centro Educacional Cultura Surda. Livros publicados em Libras: “O Menino, o pastor e o lobo” e “Davi”. ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pág. 128. SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de Linguistica Geral. BALIY, Charles; SECHEHAYE, Albert (orgs); com a colaboração de RIEDLINGER, Albert; prefácio da Edição Brasileira SALUM, Isaac Nicoiau; tradução de CHELINI, Antônio; PAES, José Paulo; BLIKSTEIN, Izidoro. 27. Ed. São Paulo: Cultrix, 2006, pág. 298. STUMPF, Marianne Rossi. Transcrição de Língua de Sinais Brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002, pág. 62-70. SUTTON, Valerie. Lições sobre o SignWriting: um sistema de escrita para língua de sinais. Tradução: Marianne Rossi Stumpf - Tradução Parcial e Adaptação do Inglês/ASL para Português Libras do livro “Lessons in SignWriting”, de Valerie Sutton, publicado originalmente pelo DAC – Deaf Action Committe for SignWriting, pág. 210. Disponível em: <http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf> Acesso em 08 de dezembro de 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241972855341056