A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567 |
Resumo: | This paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student. |
id |
UEA_3ed6d17d11243d55d17f59ca21db562d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/4567 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdosThe importance of signwriting for the literacy of deaf studentsLibrasSignWritingEscritaAluno surdoLetrasLibrasThis paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.Este trabalho busca refletir sobre a importância da aquisição do SignWriting para os surdos, bem como compreender a importância da leitura e escrita para o processo de letramento, entender o sistema de escrita SignWriting (SW) e analisar o impacto da aquisição dessa escrita para a aprendizagem da Libras e Língua Portuguesa pelos alunos surdos. Foram utilizados estudos que abordam sobre letramentos e escrita de sinais de autores como Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), entre outros. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a aquisição do SW oportuniza novos conhecimentos aos indivíduos surdos, uma vez que, por meio da aquisição de sua primeira língua (L1) escrita, a Libras, possibilita a inclusão ao processo de letramento e uma aquisição da Língua Portuguesa escrita mais precocemente. Palavras-Chaves: Libras; SignWriting; Escrita; Aluno surdo.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEASantos, Marcos Roberto dosLima, Augusto José SavedraVale, Jackson da SilvaCastro, Luana Freitas de2022-09-14T13:21:19Z2024-09-08T11:30:03Z2022-09-14T13:21:19Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567porBAKER, Mona (1993). Corpus Linguistics and Translation Studies: Implications and Applications. In: Text and Technology: Honour of John Sinclair. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1993, pág. 33 – 49. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998), pág. 160 QUADROS, Ronice Müller de. Didática da Libras. In.: FARIA, Evangelina Mª B. de e ASSIS, Mª Cristina de (orgs). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2012, pág. 61 – 110. QUADROS, Ronice Muller; STUMPF, Marianne Rossi. Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa. In: Ronice M. de Quadros. (Org.). Cadernos de Tradução. 26 Ed. Florianópolis: PGET, 2010, v. 1 (pág. 166-205). LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987, pág. 284. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2015. RIBEIRO, Sérgio. Ouvinte, Analista de Negócio – PUC/Campinas, Didática – IPEC/SP e Especialista Educação Especial Auditiva/Mental, Fac. São Luiz/SP, atua como Diretor e Professor no Centro Educacional Cultura Surda. Livros publicados em Libras: “O Menino, o pastor e o lobo” e “Davi”. ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pág. 128. SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de Linguistica Geral. BALIY, Charles; SECHEHAYE, Albert (orgs); com a colaboração de RIEDLINGER, Albert; prefácio da Edição Brasileira SALUM, Isaac Nicoiau; tradução de CHELINI, Antônio; PAES, José Paulo; BLIKSTEIN, Izidoro. 27. Ed. São Paulo: Cultrix, 2006, pág. 298. STUMPF, Marianne Rossi. Transcrição de Língua de Sinais Brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002, pág. 62-70. SUTTON, Valerie. Lições sobre o SignWriting: um sistema de escrita para língua de sinais. Tradução: Marianne Rossi Stumpf - Tradução Parcial e Adaptação do Inglês/ASL para Português Libras do livro “Lessons in SignWriting”, de Valerie Sutton, publicado originalmente pelo DAC – Deaf Action Committe for SignWriting, pág. 210. Disponível em: <http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf> Acesso em 08 de dezembro de 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T15:51:49Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4567Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T15:51:49Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos The importance of signwriting for the literacy of deaf students |
title |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
spellingShingle |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos Castro, Luana Freitas de Libras SignWriting Escrita Aluno surdo Letras Libras |
title_short |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
title_full |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
title_fullStr |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
title_sort |
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos |
author |
Castro, Luana Freitas de |
author_facet |
Castro, Luana Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Marcos Roberto dos Lima, Augusto José Savedra Vale, Jackson da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luana Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras SignWriting Escrita Aluno surdo Letras Libras |
topic |
Libras SignWriting Escrita Aluno surdo Letras Libras |
description |
This paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 2022-09-14T13:21:19Z 2022-09-14T13:21:19Z 2024-09-08T11:30:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BAKER, Mona (1993). Corpus Linguistics and Translation Studies: Implications and Applications. In: Text and Technology: Honour of John Sinclair. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1993, pág. 33 – 49. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998), pág. 160 QUADROS, Ronice Müller de. Didática da Libras. In.: FARIA, Evangelina Mª B. de e ASSIS, Mª Cristina de (orgs). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2012, pág. 61 – 110. QUADROS, Ronice Muller; STUMPF, Marianne Rossi. Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa. In: Ronice M. de Quadros. (Org.). Cadernos de Tradução. 26 Ed. Florianópolis: PGET, 2010, v. 1 (pág. 166-205). LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987, pág. 284. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2015. RIBEIRO, Sérgio. Ouvinte, Analista de Negócio – PUC/Campinas, Didática – IPEC/SP e Especialista Educação Especial Auditiva/Mental, Fac. São Luiz/SP, atua como Diretor e Professor no Centro Educacional Cultura Surda. Livros publicados em Libras: “O Menino, o pastor e o lobo” e “Davi”. ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pág. 128. SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de Linguistica Geral. BALIY, Charles; SECHEHAYE, Albert (orgs); com a colaboração de RIEDLINGER, Albert; prefácio da Edição Brasileira SALUM, Isaac Nicoiau; tradução de CHELINI, Antônio; PAES, José Paulo; BLIKSTEIN, Izidoro. 27. Ed. São Paulo: Cultrix, 2006, pág. 298. STUMPF, Marianne Rossi. Transcrição de Língua de Sinais Brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002, pág. 62-70. SUTTON, Valerie. Lições sobre o SignWriting: um sistema de escrita para língua de sinais. Tradução: Marianne Rossi Stumpf - Tradução Parcial e Adaptação do Inglês/ASL para Português Libras do livro “Lessons in SignWriting”, de Valerie Sutton, publicado originalmente pelo DAC – Deaf Action Committe for SignWriting, pág. 210. Disponível em: <http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf> Acesso em 08 de dezembro de 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1823241972855341056 |