A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriel Luiz de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimarães, Michele Hidemi Ueno, Passos, Marinez Meneguello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266
Resumo: Apresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito.
id UFOP_df7e76f317ec64e5f24342dec16d1e6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17252
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.The importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic.Ensino de físicaPsicanáliseMotivaçãoSentidoSignificadoApresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito.We present the results of an investigation that aimed to survey the different behaviors of students of the Physics course at Federal University of Ouro Preto, seeking to understand the motivations and interests that they showed during the course, as well as the reasons that led to permanence or evasion. We made use of some concepts grounded in Lacanian Psychoanalysis, trying to establish a link with teaching and learning situations in Science. Through surveys of information and interviews with students, we identified factors of considerable relevance, which contributed to the establishment of links with the course and identification of permanence or evasion in the University, such as the “springboard” process. This connection creates in the teacher a figure whose role is to guide the teaching and learning process in the student, creating a feeling of independence in the search for knowledge inherent to each subject.2023-08-17T21:10:59Z2023-08-17T21:10:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, G. L. de; GUIMARÃES, M. H. U.; PASSOS, M. M. A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 9, jan./dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266>. Acesso em: 06 jul. 2023.2359-2087http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriel Luiz deGuimarães, Michele Hidemi UenoPassos, Marinez Meneguelloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-17T21:11:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17252Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-17T21:11:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
The importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic.
title A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
spellingShingle A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
Carvalho, Gabriel Luiz de
Ensino de física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
title_short A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
title_full A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
title_fullStr A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
title_full_unstemmed A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
title_sort A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.
author Carvalho, Gabriel Luiz de
author_facet Carvalho, Gabriel Luiz de
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Passos, Marinez Meneguello
author_role author
author2 Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Passos, Marinez Meneguello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gabriel Luiz de
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Passos, Marinez Meneguello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
topic Ensino de física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
description Apresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-17T21:10:59Z
2023-08-17T21:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, G. L. de; GUIMARÃES, M. H. U.; PASSOS, M. M. A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 9, jan./dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2359-2087
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266
identifier_str_mv CARVALHO, G. L. de; GUIMARÃES, M. H. U.; PASSOS, M. M. A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 9, jan./dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2359-2087
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002840588681216