A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física. |
id |
UNIR-3_ae99def75576bd83aeb93e14b5eaac9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6266 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em físicaThe importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physicLa importancia de los vínculos transferenciales en la permanencia de los estudiantes de pregado en físicaEnsino de FísicaPsicanáliseMotivaçãoSentidoSignificadoPsicologiaEducaçãoFísicaPhysics teachingPsychoanalysisMotivationSenseMeaningEnseñanza de la físicaPsicoanálisisMotivaciónSentidoApresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.Presentamos los resultados de una investigación que tuvo como objetivo evaluar los diferentes comportamientos de los estudiantes del curso de Física en la Universidad Federal de Ouro Preto, buscando comprender las motivaciones e intereses que mostraron durante el curso así como las razones que conducía a la permanencia y evasión. Hicimos uso de algunos conceptos basado en el Psicoanálisis Lacaniano, tratando de establecer un vínculo con las situaciones de enseñanza y aprendizaje en Ciencias. A través de levantamientos de información y entrevistas a estudiantes, identificamos factores de considerable relevancia, que contribuyeron al establecimiento de vínculos con el curso e identificación de permanencia o evasión en la Universidad, como el proceso “trampolín”. Esta conexión crea en el docente una figura cuyo rol es orientar el proceso de enseñanza y aprendizaje en el estudiante, creando un sentimiento de independencia en la búsqueda de conocimientos inherentes a cada materia.We present the results of an investigation that aimed to survey the different behaviors of students of the Physics course at Federal University of Ouro Preto, seeking to understand the motivations and interests that they showed during the course, as well as the reasons that led to permanence or evasion. We made use of some concepts grounded in Lacanian Psychoanalysis, trying to establish a link with teaching and learning situations in Science. Through surveys of information and interviews with students, we identified factors of considerable relevance, which contributed to the establishment of links with the course and identification of permanence or evasion in the University, such as the “springboard” process. This connection creates in the teacher a figure whose role is to guide the teaching and learning process in the student, creating a feeling of independence in the search for knowledge inherent to each subject.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Participante; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/626610.26568/2359-2087.2022.6266EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266/338Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriel Luiz deUeno-Guimarães, Michele HidemiPassos, Marinez Meneghello2023-01-22T00:47:44Zoai:periodicos.unir.br:article/6266Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-22T00:47:44Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física The importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic La importancia de los vínculos transferenciales en la permanencia de los estudiantes de pregado en física |
title |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
spellingShingle |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física Carvalho, Gabriel Luiz de Ensino de Física Psicanálise Motivação Sentido Significado Psicologia Educação Física Physics teaching Psychoanalysis Motivation Sense Meaning Enseñanza de la física Psicoanálisis Motivación Sentido |
title_short |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
title_full |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
title_fullStr |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
title_full_unstemmed |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
title_sort |
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física |
author |
Carvalho, Gabriel Luiz de |
author_facet |
Carvalho, Gabriel Luiz de Ueno-Guimarães, Michele Hidemi Passos, Marinez Meneghello |
author_role |
author |
author2 |
Ueno-Guimarães, Michele Hidemi Passos, Marinez Meneghello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Gabriel Luiz de Ueno-Guimarães, Michele Hidemi Passos, Marinez Meneghello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Psicanálise Motivação Sentido Significado Psicologia Educação Física Physics teaching Psychoanalysis Motivation Sense Meaning Enseñanza de la física Psicoanálisis Motivación Sentido |
topic |
Ensino de Física Psicanálise Motivação Sentido Significado Psicologia Educação Física Physics teaching Psychoanalysis Motivation Sense Meaning Enseñanza de la física Psicoanálisis Motivación Sentido |
description |
Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Participante; Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266 10.26568/2359-2087.2022.6266 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-23 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541454147584 |