A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriel Luiz de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ueno-Guimarães, Michele Hidemi, Passos, Marinez Meneghello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266
Resumo: Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.
id UNIR-3_ae99def75576bd83aeb93e14b5eaac9f
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6266
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em físicaThe importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physicLa importancia de los vínculos transferenciales en la permanencia de los estudiantes de pregado en físicaEnsino de FísicaPsicanáliseMotivaçãoSentidoSignificadoPsicologiaEducaçãoFísicaPhysics teachingPsychoanalysisMotivationSenseMeaningEnseñanza de la físicaPsicoanálisisMotivaciónSentidoApresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.Presentamos los resultados de una investigación que tuvo como objetivo evaluar los diferentes comportamientos de los estudiantes del curso de Física en la Universidad Federal de Ouro Preto, buscando comprender las motivaciones e intereses que mostraron durante el curso así como las razones que conducía a la permanencia y evasión. Hicimos uso de algunos conceptos basado en el Psicoanálisis Lacaniano, tratando de establecer un vínculo con las situaciones de enseñanza y aprendizaje en Ciencias. A través de levantamientos de información y entrevistas a estudiantes, identificamos factores de considerable relevancia, que contribuyeron al establecimiento de vínculos con el curso e identificación de permanencia o evasión en la Universidad, como el proceso “trampolín”. Esta conexión crea en el docente una figura cuyo rol es orientar el proceso de enseñanza y aprendizaje en el estudiante, creando un sentimiento de independencia en la búsqueda de conocimientos inherentes a cada materia.We present the results of an investigation that aimed to survey the different behaviors of students of the Physics course at Federal University of Ouro Preto, seeking to understand the motivations and interests that they showed during the course, as well as the reasons that led to permanence or evasion. We made use of some concepts grounded in Lacanian Psychoanalysis, trying to establish a link with teaching and learning situations in Science. Through surveys of information and interviews with students, we identified factors of considerable relevance, which contributed to the establishment of links with the course and identification of permanence or evasion in the University, such as the “springboard” process. This connection creates in the teacher a figure whose role is to guide the teaching and learning process in the student, creating a feeling of independence in the search for knowledge inherent to each subject.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Participante; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/626610.26568/2359-2087.2022.6266EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266/338Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriel Luiz deUeno-Guimarães, Michele HidemiPassos, Marinez Meneghello2023-01-22T00:47:44Zoai:periodicos.unir.br:article/6266Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-22T00:47:44Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
The importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic
La importancia de los vínculos transferenciales en la permanencia de los estudiantes de pregado en física
title A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
spellingShingle A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
Carvalho, Gabriel Luiz de
Ensino de Física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
Psicologia
Educação
Física
Physics teaching
Psychoanalysis
Motivation
Sense
Meaning
Enseñanza de la física
Psicoanálisis
Motivación
Sentido
title_short A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
title_full A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
title_fullStr A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
title_full_unstemmed A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
title_sort A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
author Carvalho, Gabriel Luiz de
author_facet Carvalho, Gabriel Luiz de
Ueno-Guimarães, Michele Hidemi
Passos, Marinez Meneghello
author_role author
author2 Ueno-Guimarães, Michele Hidemi
Passos, Marinez Meneghello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gabriel Luiz de
Ueno-Guimarães, Michele Hidemi
Passos, Marinez Meneghello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
Psicologia
Educação
Física
Physics teaching
Psychoanalysis
Motivation
Sense
Meaning
Enseñanza de la física
Psicoanálisis
Motivación
Sentido
topic Ensino de Física
Psicanálise
Motivação
Sentido
Significado
Psicologia
Educação
Física
Physics teaching
Psychoanalysis
Motivation
Sense
Meaning
Enseñanza de la física
Psicoanálisis
Motivación
Sentido
description Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Participante; Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266
10.26568/2359-2087.2022.6266
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-23
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541454147584