Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thaiany Luna Pires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antonelli, Paulo Ernesto, Oliveira, Emerson Cruz de, Ferreira, Renato Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561
https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396
Resumo: Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.
id UFOP_e0d64c6449dee9fb6fb75bed3d743308
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13561
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.Evaluation of the behavioral variables and aquatic abilities of autistic participants of a swimming program.Transtorno do espectro autistaComportamento motorAutism spectrum disorderAutistic disorderIntrodução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.Introduction: The autism spectrum disorder (ASD) is caused by changes in the central nervous system (CNS) that manifests itself since childhood presenting characteristic symptoms that interfere in the behavioral and social development. Among the different strategies of physical education interventions with autism, aquatic activities show improvements in different aspects. Objective: evaluate the psychosocial adaptations of three students aged 8 to 16 diagnosed with ASD participating in a program of aquatic activities over 10 weeks. Methods: three instruments were used to evaluate the history of multidisciplinary interventions, behavioral aspects and observation of classes. Results: as a result of aquatic interventions, students presented individual adaptations related to freestyle and backstroke skills, and improved in social interaction, stereotyped movements, communication and marked hyperactivity. Conclusion: regular practice of swimming for people diagnosed with ASD stimulates the teaching of techniques as well as contributes to the improvement of behavioral, psychic and social aspects.2021-08-20T20:11:19Z2021-08-20T20:11:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, T. L. P. et al. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 17, n. e019037, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396>. Acesso em: 10 jun. 2021.1983-9030http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396Os trabalhos publicados no periódico CONEXÕES estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: CONEXÕES <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 25 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Thaiany Luna PiresAntonelli, Paulo ErnestoOliveira, Emerson Cruz deFerreira, Renato Meloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T07:28:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13561Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T07:28:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
Evaluation of the behavioral variables and aquatic abilities of autistic participants of a swimming program.
title Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
spellingShingle Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
Pereira, Thaiany Luna Pires
Transtorno do espectro autista
Comportamento motor
Autism spectrum disorder
Autistic disorder
title_short Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
title_full Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
title_fullStr Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
title_full_unstemmed Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
title_sort Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
author Pereira, Thaiany Luna Pires
author_facet Pereira, Thaiany Luna Pires
Antonelli, Paulo Ernesto
Oliveira, Emerson Cruz de
Ferreira, Renato Melo
author_role author
author2 Antonelli, Paulo Ernesto
Oliveira, Emerson Cruz de
Ferreira, Renato Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thaiany Luna Pires
Antonelli, Paulo Ernesto
Oliveira, Emerson Cruz de
Ferreira, Renato Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Comportamento motor
Autism spectrum disorder
Autistic disorder
topic Transtorno do espectro autista
Comportamento motor
Autism spectrum disorder
Autistic disorder
description Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-20T20:11:19Z
2021-08-20T20:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, T. L. P. et al. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 17, n. e019037, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396>. Acesso em: 10 jun. 2021.
1983-9030
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561
https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396
identifier_str_mv PEREIRA, T. L. P. et al. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 17, n. e019037, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396>. Acesso em: 10 jun. 2021.
1983-9030
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561
https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329485616840704