Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561 https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396 |
Resumo: | Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais. |
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Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.Evaluation of the behavioral variables and aquatic abilities of autistic participants of a swimming program.Transtorno do espectro autistaComportamento motorAutism spectrum disorderAutistic disorderIntrodução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.Introduction: The autism spectrum disorder (ASD) is caused by changes in the central nervous system (CNS) that manifests itself since childhood presenting characteristic symptoms that interfere in the behavioral and social development. Among the different strategies of physical education interventions with autism, aquatic activities show improvements in different aspects. Objective: evaluate the psychosocial adaptations of three students aged 8 to 16 diagnosed with ASD participating in a program of aquatic activities over 10 weeks. Methods: three instruments were used to evaluate the history of multidisciplinary interventions, behavioral aspects and observation of classes. Results: as a result of aquatic interventions, students presented individual adaptations related to freestyle and backstroke skills, and improved in social interaction, stereotyped movements, communication and marked hyperactivity. Conclusion: regular practice of swimming for people diagnosed with ASD stimulates the teaching of techniques as well as contributes to the improvement of behavioral, psychic and social aspects.2021-08-20T20:11:19Z2021-08-20T20:11:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, T. L. P. et al. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 17, n. e019037, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396>. Acesso em: 10 jun. 2021.1983-9030http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13561https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396Os trabalhos publicados no periódico CONEXÕES estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: CONEXÕES <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 25 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Thaiany Luna PiresAntonelli, Paulo ErnestoOliveira, Emerson Cruz deFerreira, Renato Meloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T07:28:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13561Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T07:28:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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