NEABs e a proposição de educação para as relações étnico-raciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Isis Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roza, Luciano Magela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13437
https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.248991
Resumo: O artigo objetiva apresentar e discutir como os Núcleos de Estudos AfroBrasileiros estão se configurando como espaços formativos estratégicos para o desenvolvimento de propostas orientadas para reeducação das relações étnicoraciais. O artigo estrutura-se em 3 partes. A primeira apresenta o contexto de ampliação dos NEABs. Para tanto, é elencado um conjunto de iniciativas de combate ao racismo, que foram implementadas a partir das primeiras décadas do século XXI. A segunda parte é dedicada à compreensão da articulação entre os NEABs, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN e o Consórcio de NEABs – CONNEABs, assim como a caracterização dos núcleos. A terceira parte dedica-se a discussão sobre as contribuições dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros para as ações orientadas para a reeducação das relações étnico-raciais. Um conjunto de fragmentos de entrevistas de intelectuais negras e negros envolvidas(os) nas atividades dos NEABs é evidenciado.
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spelling NEABs e a proposição de educação para as relações étnico-raciais.Afro-Brazilian studies nucleus and the education proposition por ethnic-racial relations.Ações afirmativasAffirmative actionsO artigo objetiva apresentar e discutir como os Núcleos de Estudos AfroBrasileiros estão se configurando como espaços formativos estratégicos para o desenvolvimento de propostas orientadas para reeducação das relações étnicoraciais. O artigo estrutura-se em 3 partes. A primeira apresenta o contexto de ampliação dos NEABs. Para tanto, é elencado um conjunto de iniciativas de combate ao racismo, que foram implementadas a partir das primeiras décadas do século XXI. A segunda parte é dedicada à compreensão da articulação entre os NEABs, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN e o Consórcio de NEABs – CONNEABs, assim como a caracterização dos núcleos. A terceira parte dedica-se a discussão sobre as contribuições dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros para as ações orientadas para a reeducação das relações étnico-raciais. Um conjunto de fragmentos de entrevistas de intelectuais negras e negros envolvidas(os) nas atividades dos NEABs é evidenciado.This article aims to present and discuss how the Afro-Brazilian Studies Centers are configuring themselves as strategic training spaces for the development of proposals aimed at re-education of ethnic-racial relations. The article is structured in 3 parts. The first presents the context for the expansion of NEABs. To this end, a set of initiatives to combat racism is listed, which were implemented from the first decades of the 21st century. The second part is dedicated to understanding the articulation between the NEABs, the Brazilian Association of Black Researchers - ABPN and the NEABs Consortium - CONNEABs, as well as the characterization of the nuclei. The third part is dedicated to the discussion about the contributions of the Afro-Brazilian Studies Centers to actions oriented towards the re-education of ethnic-racial relations. A set of fragments of interviews by black and black intellectuals involved in the activities of the NEABs is evidenced.2021-07-29T17:38:43Z2021-07-29T17:38:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROZA, I. S.; ROZA, L. M. NEABs e a proposição de educação para as relações étnico-raciais. Interritórios, Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v. 6, n. 12, p. 93-113, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/248991>. Acesso em: 24 maio 2021.2525-7668http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13437https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.248991Autores de trabalhos publicados na Revista de Educação Interritórios mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista de Educação Interritórios <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/about/submissions#copyrightNotice> . Acesso em: 11 maio 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessRoza, Isis SilvaRoza, Luciano Magelaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-07-29T17:38:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13437Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-07-29T17:38:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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