Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco Wallison Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santana, Wilder Kleber Fernandes de, Soares, Eva Bessa, Landim, Vicente de Paulo dos Anjos, Silva, Elder Cardoso Fernandes, Oliveira, Richardson Lemos de, Terto, Amanda Cabral Monteiro, Macedo, Heberth Almeida de, Milan, Davi, Santos, Alessandra Ferreira dos, Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385
https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021
Resumo: Refletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.
id UFOP_e6f6a7962cdc6c022455cb43a6aeefa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15385
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.Opportunity costStorageFuzzy logicSpare partsAccountingRefletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.2022-09-19T20:10:34Z2022-09-19T20:10:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022.2230-9926http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisco Wallison DiasSantana, Wilder Kleber Fernandes deSoares, Eva BessaLandim, Vicente de Paulo dos AnjosSilva, Elder Cardoso FernandesOliveira, Richardson Lemos deTerto, Amanda Cabral MonteiroMacedo, Heberth Almeida deMilan, DaviSantos, Alessandra Ferreira dosAraújo Júnior, Reginaldo Nunes deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-19T20:10:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15385Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-19T20:10:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
title Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
spellingShingle Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
Costa, Francisco Wallison Dias
Opportunity cost
Storage
Fuzzy logic
Spare parts
Accounting
title_short Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
title_full Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
title_fullStr Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
title_full_unstemmed Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
title_sort Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
author Costa, Francisco Wallison Dias
author_facet Costa, Francisco Wallison Dias
Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Soares, Eva Bessa
Landim, Vicente de Paulo dos Anjos
Silva, Elder Cardoso Fernandes
Oliveira, Richardson Lemos de
Terto, Amanda Cabral Monteiro
Macedo, Heberth Almeida de
Milan, Davi
Santos, Alessandra Ferreira dos
Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de
author_role author
author2 Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Soares, Eva Bessa
Landim, Vicente de Paulo dos Anjos
Silva, Elder Cardoso Fernandes
Oliveira, Richardson Lemos de
Terto, Amanda Cabral Monteiro
Macedo, Heberth Almeida de
Milan, Davi
Santos, Alessandra Ferreira dos
Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco Wallison Dias
Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Soares, Eva Bessa
Landim, Vicente de Paulo dos Anjos
Silva, Elder Cardoso Fernandes
Oliveira, Richardson Lemos de
Terto, Amanda Cabral Monteiro
Macedo, Heberth Almeida de
Milan, Davi
Santos, Alessandra Ferreira dos
Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Opportunity cost
Storage
Fuzzy logic
Spare parts
Accounting
topic Opportunity cost
Storage
Fuzzy logic
Spare parts
Accounting
description Refletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-09-19T20:10:34Z
2022-09-19T20:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022.
2230-9926
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385
https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021
identifier_str_mv COSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022.
2230-9926
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385
https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002795707531264