Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385 https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021 |
Resumo: | Refletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. |
id |
UFOP_e6f6a7962cdc6c022455cb43a6aeefa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/15385 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.Opportunity costStorageFuzzy logicSpare partsAccountingRefletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.2022-09-19T20:10:34Z2022-09-19T20:10:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022.2230-9926http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisco Wallison DiasSantana, Wilder Kleber Fernandes deSoares, Eva BessaLandim, Vicente de Paulo dos AnjosSilva, Elder Cardoso FernandesOliveira, Richardson Lemos deTerto, Amanda Cabral MonteiroMacedo, Heberth Almeida deMilan, DaviSantos, Alessandra Ferreira dosAraújo Júnior, Reginaldo Nunes deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-19T20:10:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15385Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-19T20:10:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
title |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
spellingShingle |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. Costa, Francisco Wallison Dias Opportunity cost Storage Fuzzy logic Spare parts Accounting |
title_short |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
title_full |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
title_fullStr |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
title_full_unstemmed |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
title_sort |
Docência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade. |
author |
Costa, Francisco Wallison Dias |
author_facet |
Costa, Francisco Wallison Dias Santana, Wilder Kleber Fernandes de Soares, Eva Bessa Landim, Vicente de Paulo dos Anjos Silva, Elder Cardoso Fernandes Oliveira, Richardson Lemos de Terto, Amanda Cabral Monteiro Macedo, Heberth Almeida de Milan, Davi Santos, Alessandra Ferreira dos Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Wilder Kleber Fernandes de Soares, Eva Bessa Landim, Vicente de Paulo dos Anjos Silva, Elder Cardoso Fernandes Oliveira, Richardson Lemos de Terto, Amanda Cabral Monteiro Macedo, Heberth Almeida de Milan, Davi Santos, Alessandra Ferreira dos Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco Wallison Dias Santana, Wilder Kleber Fernandes de Soares, Eva Bessa Landim, Vicente de Paulo dos Anjos Silva, Elder Cardoso Fernandes Oliveira, Richardson Lemos de Terto, Amanda Cabral Monteiro Macedo, Heberth Almeida de Milan, Davi Santos, Alessandra Ferreira dos Araújo Júnior, Reginaldo Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Opportunity cost Storage Fuzzy logic Spare parts Accounting |
topic |
Opportunity cost Storage Fuzzy logic Spare parts Accounting |
description |
Refletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-09-19T20:10:34Z 2022-09-19T20:10:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022. 2230-9926 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385 https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021 |
identifier_str_mv |
COSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022. 2230-9926 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385 https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002795707531264 |