A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343 https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. |
id |
UFOP_eca3f975cf2bdb634f5e22d8d641909a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/5343 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.Ensino reflexivoFormação inicialTrabalho colaborativoEste artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.2015-05-14T19:47:30Z2015-05-14T19:47:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015.0103-7250http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709Os trabalhos publicados na Signótica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Signótica <http://revistas.ufg.br/sig/about>. Acesso em: 01 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Anelise Fonsecaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-22T15:48:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-22T15:48:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
title |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
spellingShingle |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. Dutra, Anelise Fonseca Ensino reflexivo Formação inicial Trabalho colaborativo |
title_short |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
title_full |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
title_fullStr |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
title_full_unstemmed |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
title_sort |
A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo. |
author |
Dutra, Anelise Fonseca |
author_facet |
Dutra, Anelise Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Anelise Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino reflexivo Formação inicial Trabalho colaborativo |
topic |
Ensino reflexivo Formação inicial Trabalho colaborativo |
description |
Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-05-14T19:47:30Z 2015-05-14T19:47:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015. 0103-7250 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343 https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709 |
identifier_str_mv |
DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015. 0103-7250 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343 https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002830597849088 |