A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Anelise Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.
id UFOP_eca3f975cf2bdb634f5e22d8d641909a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5343
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.Ensino reflexivoFormação inicialTrabalho colaborativoEste artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.2015-05-14T19:47:30Z2015-05-14T19:47:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015.0103-7250http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709Os trabalhos publicados na Signótica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Signótica <http://revistas.ufg.br/sig/about>. Acesso em: 01 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Anelise Fonsecaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-22T15:48:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5343Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-22T15:48:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
title A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
spellingShingle A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
Dutra, Anelise Fonseca
Ensino reflexivo
Formação inicial
Trabalho colaborativo
title_short A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
title_full A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
title_fullStr A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
title_full_unstemmed A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
title_sort A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
author Dutra, Anelise Fonseca
author_facet Dutra, Anelise Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Anelise Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino reflexivo
Formação inicial
Trabalho colaborativo
topic Ensino reflexivo
Formação inicial
Trabalho colaborativo
description Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-05-14T19:47:30Z
2015-05-14T19:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015.
0103-7250
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709
identifier_str_mv DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015.
0103-7250
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002830597849088