Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores. |
id |
UNIT-2_bcb80be5b96a5382e81df1385a6f18d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1452 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneasFormação inicialPrática reflexivaProcessos motivacionaisEsta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teórico, de cunho bibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/145210.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 159-1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452/890Nascimento, Marilene Batista da CruzSantos, Bettina Steren dosGuedes, Josevânia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1452Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:52.081419Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
title |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
spellingShingle |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas Nascimento, Marilene Batista da Cruz Formação inicial Prática reflexiva Processos motivacionais |
title_short |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
title_full |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
title_fullStr |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
title_sort |
Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas |
author |
Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
author_facet |
Nascimento, Marilene Batista da Cruz Santos, Bettina Steren dos Guedes, Josevânia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bettina Steren dos Guedes, Josevânia Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Marilene Batista da Cruz Santos, Bettina Steren dos Guedes, Josevânia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Prática reflexiva Processos motivacionais |
topic |
Formação inicial Prática reflexiva Processos motivacionais |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo teórico, de cunho bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452 10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452/890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 159-168 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2014v2n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612783767552 |