Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Bettina Steren dos, Guedes, Josevânia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.
id UNIT-2_bcb80be5b96a5382e81df1385a6f18d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1452
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneasFormação inicialPrática reflexivaProcessos motivacionaisEsta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teórico, de cunho bibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/145210.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 159-1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452/890Nascimento, Marilene Batista da CruzSantos, Bettina Steren dosGuedes, Josevânia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1452Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:52.081419Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
title Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
spellingShingle Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Formação inicial
Prática reflexiva
Processos motivacionais
title_short Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
title_full Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
title_fullStr Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
title_full_unstemmed Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
title_sort Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas
author Nascimento, Marilene Batista da Cruz
author_facet Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Santos, Bettina Steren dos
Guedes, Josevânia Teixeira
author_role author
author2 Santos, Bettina Steren dos
Guedes, Josevânia Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Santos, Bettina Steren dos
Guedes, Josevânia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Prática reflexiva
Processos motivacionais
topic Formação inicial
Prática reflexiva
Processos motivacionais
description Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo teórico, de cunho bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452
10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1452/890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 159-168
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612783767552