Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Israel José dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Bruno César Franca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13311
https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460
Resumo: Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.
id UFOP_eda2b1f71f13fcf60a332ffb554f508c
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13311
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Felipe, Israel José dos SantosFerreira, Bruno César Franca2021-06-29T17:25:37Z2021-06-29T17:25:37Z2020FELIPE, I. J. dos S., FERREIRA, B. C. F. Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 31, n. 84, p. 560-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcf/a/nKCqyCZXMNbQPzMxCwfww3q/abstract/?lang=en>. Acesso em: 24 maio 2021.1808-057Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13311https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.Given that equity crowdfunding has grown significantly in Brazil and that this market has been frequently sought by startups as an alternative to scarce credit, this study investigated the elements that determine the success of their financing campaigns. The article fills the gap related to the absence of studies analyzing the probability and time of success of startup financing. In Brazil, the research on this is still in its infancy and there has been little discussion regarding what can determine the success of this type of financing. The findings presented here provide managerial contributions for different stakeholders, ranging from platform managers and entrepreneurs to the ordinary citizen, who ultimately acts as an inducer of change in society, without the need for financial intermediaries. The discussion around the elements that influence the success of startup financing has revealed that the characteristics of the venture profile have been able to determine the success of the financing. This information applied to the dynamic of resource allocation in this market can generate more financial efficiency for private agents as an investment performance parameter and, for public agents, as an input for monitoring. The logistic regression with marginal effects and a dummy for time fixed effects were used. The time of success analysis was carried out via survival models. The sample covers 99 startup financing campaigns from 2014 to 2017. The study identified that the financial goal, the venture category, advisor participation, the campaign duration, and the type of equity offered to the investor positively affect both the probability and speed of success of the startup financing. Its contribution lies in the use of these findings to formulate strategies geared toward estimating success, which enable an appropriate allocation of financial resources.Este é um artigo de acesso aberto, licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessStartup financingFundraisingFintechsDeterminantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.Determinants of the success of equity crowdfunding campaigns.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALARTIGO_DeterminantsSucessEquity.pdfARTIGO_DeterminantsSucessEquity.pdfapplication/pdf808679http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13311/1/ARTIGO_DeterminantsSucessEquity.pdf2a6e7a2ff0f7e5804fb153d96e890eb0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13311/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/133112021-06-29 13:25:37.952oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-06-29T17:25:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Determinants of the success of equity crowdfunding campaigns.
title Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
spellingShingle Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
Felipe, Israel José dos Santos
Startup financing
Fundraising
Fintechs
title_short Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
title_full Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
title_fullStr Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
title_full_unstemmed Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
title_sort Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding.
author Felipe, Israel José dos Santos
author_facet Felipe, Israel José dos Santos
Ferreira, Bruno César Franca
author_role author
author2 Ferreira, Bruno César Franca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Israel José dos Santos
Ferreira, Bruno César Franca
dc.subject.por.fl_str_mv Startup financing
Fundraising
Fintechs
topic Startup financing
Fundraising
Fintechs
description Tendo em vista que o equity crowdfunding cresceu significativamente no Brasil e que tal mercado tem sido frequentemente procurado pelas startups como alternativa à escassez de crédito, este trabalho investigou os elementos que determinam o sucesso de suas campanhas de financiamento. Este artigo preenche a lacuna relacionada à ausência de trabalhos que analisaram a probabilidade e o tempo de sucesso do financiamento de startups. No Brasil, as pesquisas a esse respeito ainda são iniciais e pouco tem sido discutido sobre o que pode determinar o sucesso desse tipo de financiamento. Os achados aqui apresentados fornecem contribuições gerenciais para diferentes stakeholders, desde gestores de plataformas e empreendedores, até o cidadão comum, que em última análise atua como indutor de mudança na sociedade, sem a necessidade de intermediários financeiros. A discussão em torno dos elementos que influenciam o sucesso do financiamento de startups revelou que as características do perfil dos empreendimentos foram capazes de determinar o sucesso do financiamento. Tais informações aplicadas à dinâmica de alocação de recursos nesse mercado podem gerar mais eficiência financeira para agentes privados como parâmetro de desempenho de investimento e, para agentes públicos, como insumos para fiscalização. Utilizaram-se a regressão logística com efeitos marginais e dummy para efeitos fixos no tempo. A análise do tempo de sucesso foi realizada via modelos de sobrevivência. A amostra compreende 99 campanhas de financiamento de startups de 2014 a 2017. Este estudo identificou que a meta financeira, a categoria do empreendimento, a participação de advisor, a duração da campanha e o tipo de participação oferecida ao investidor afetam positivamente tanto a probabilidade quanto a velocidade do sucesso do financiamento das startups. Sua contribuição reside no uso desses achados para formulação de estratégias orientadas para a estimativa do sucesso, as quais permitem a alocação adequada de recursos financeiros.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T17:25:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-29T17:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIPE, I. J. dos S., FERREIRA, B. C. F. Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 31, n. 84, p. 560-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcf/a/nKCqyCZXMNbQPzMxCwfww3q/abstract/?lang=en>. Acesso em: 24 maio 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13311
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1808-057X
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460
identifier_str_mv FELIPE, I. J. dos S., FERREIRA, B. C. F. Determinantes do sucesso de campanhas de equity crowdfunding. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 31, n. 84, p. 560-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcf/a/nKCqyCZXMNbQPzMxCwfww3q/abstract/?lang=en>. Acesso em: 24 maio 2021.
1808-057X
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13311
https://doi.org/10.1590/1808-057x202010460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13311/1/ARTIGO_DeterminantsSucessEquity.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13311/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a6e7a2ff0f7e5804fb153d96e890eb0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685761835139072