Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Val, Alexandre Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mesquita, Leonardo Mendes, Rocha, Vinícius de Abreu, Cano Prais, Hugo Alejandro, Ribeiro, Gustavo Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12137
https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190140
Resumo: Estudantes e profissionais de saúde se mostram embaraçados ao se depararem com questões relativas às sexualidades de seus pacientes. Diante disso, não é incomum o estabelecimento de uma relação superficial, erros no diagnóstico e a impossibilidade de condução do tratamento. Pesquisas indicam que essa dificuldade decorre de uma formação inadequada dos profissionais, especialmente no que diz respeito ao cuidado de grupos vulneráveis, cujas experiências extrapolam os marcos heteronormativos hegemônicos que delimitam o campo sexual. No Brasil, poucos estudos buscaram compreender como esse assunto é tratado no ensino médico. Esta investigação se debruçou sobre essa questão e teve como objetivo conhecer, na perspectiva de estudantes de uma escola federal de Medicina, como os aspectos relacionados às sexualidades e aos gêneros são abordados em suas graduações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 estudantes do último ano do curso. As falas foram gravadas, transcritas e examinadas por meio da análise de conteúdo. O diálogo entre as categorias empíricas que se sedimentaram ao longo da investigação e a literatura revelaram dificuldades dos alunos em lidar com um tema que não pode ser completamente apreendido por um saber técnico e operacional. A ideia de que não se fala sobre o assunto no curso de Medicina contribui para velar o fato de que se fala (e se fala muito) sobre tais questões. A abordagem, no entanto, se dá por um viés organicista, que contribui para a manutenção da crença em categorias binárias, naturalizadas e essencializadas, que reforçam as normas que regulam o campo da sexualidade. Apostando no protagonismo de todos aqueles envolvidos no ensino médico, discute-se, finalmente, a necessidade de alterações qualitativas no currículo que possibilitem a construção de novas formas de conhecimento e de atuação. Formas que, valorizando experiências, saberes e práticas pedagógicas diversas, possam romper com as dicotomias e com as hierarquias hegemônicas, transformando positivamente a realidade social.
id UFOP_f0a92cc2b1565a65cb9b2be08963201c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12137
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.I’ve never been told about that! : the teaching of sexualities from the perspective of undergraduates at a federal medical school.Estudantes e profissionais de saúde se mostram embaraçados ao se depararem com questões relativas às sexualidades de seus pacientes. Diante disso, não é incomum o estabelecimento de uma relação superficial, erros no diagnóstico e a impossibilidade de condução do tratamento. Pesquisas indicam que essa dificuldade decorre de uma formação inadequada dos profissionais, especialmente no que diz respeito ao cuidado de grupos vulneráveis, cujas experiências extrapolam os marcos heteronormativos hegemônicos que delimitam o campo sexual. No Brasil, poucos estudos buscaram compreender como esse assunto é tratado no ensino médico. Esta investigação se debruçou sobre essa questão e teve como objetivo conhecer, na perspectiva de estudantes de uma escola federal de Medicina, como os aspectos relacionados às sexualidades e aos gêneros são abordados em suas graduações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 estudantes do último ano do curso. As falas foram gravadas, transcritas e examinadas por meio da análise de conteúdo. O diálogo entre as categorias empíricas que se sedimentaram ao longo da investigação e a literatura revelaram dificuldades dos alunos em lidar com um tema que não pode ser completamente apreendido por um saber técnico e operacional. A ideia de que não se fala sobre o assunto no curso de Medicina contribui para velar o fato de que se fala (e se fala muito) sobre tais questões. A abordagem, no entanto, se dá por um viés organicista, que contribui para a manutenção da crença em categorias binárias, naturalizadas e essencializadas, que reforçam as normas que regulam o campo da sexualidade. Apostando no protagonismo de todos aqueles envolvidos no ensino médico, discute-se, finalmente, a necessidade de alterações qualitativas no currículo que possibilitem a construção de novas formas de conhecimento e de atuação. Formas que, valorizando experiências, saberes e práticas pedagógicas diversas, possam romper com as dicotomias e com as hierarquias hegemônicas, transformando positivamente a realidade social.Health undergraduates and professionals feel embarrassment when facing issues concerning the sexuality of their patients. As a result, it is not uncommon to see the establishment of a superficial relationship, errors in diagnoses and the impossibility of giving treatment. Studies show that this difficulty is due to inadequate education of these professionals, especially regarding vulnerable groups whose experiences lie beyond the hegemonic heteronormativity which delimits the sexual field. In Brazil, there is limited research which aims to comprehend how this subject has been tackled in medical school. This investigation examined this issue and its main objective was to understand, from the perspectives of undergraduates at a federal medical school, how aspects regarding sexuality and gender are approached in the course. This is a qualitative research involving semi-structured interviews conducted with fifteen students in their final year of the course. The interviews were recorded, transcribed and examined based on content analysis. The subjects of the formal curriculum were also been analyzed, separating the titles of the classes which involved exclusively biological aspects from those which involved psychosocial aspects. Each one of these groups has been considered in relation to the total of content of the curriculum in order to assist us with the analysis of the interviews. The dialogue between the empirical categories and the bibliography shows the difficulty undergraduates feel in dealing with a theme that cannot be completely apprehended by technical and operational knowledge. The idea that the theme is not discussed in medical school contributes to hiding the fact that such a topic is, in reality, widely discussed. However, the approach used is organicist, contributing to the maintenance of binary, naturalized, essentialist categories which reinforce the norms that regulate the field of sexuality. Advocating the pivotal role that all individuals involved in medical education play, we finally discuss the need for qualitative changes in the curriculum which would enable us to build new forms of knowledge and performance. By valuing experiences, expertise and diverse pedagogical practices, these new forms can rupture the hegemonic dichotomies and hierarchies in order to positively transform social reality.2020-04-30T14:02:37Z2020-04-30T14:02:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVAL, A. C. et al. Nunca me falaram sobre Isso!: o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma Escola Federal de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 108-118, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100 55022019000500108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 fev. 2020.1981-5271http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12137https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190140This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessVal, Alexandre CostaMesquita, Leonardo MendesRocha, Vinícius de AbreuCano Prais, Hugo AlejandroRibeiro, Gustavo Meirellesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-04-30T14:31:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-04-30T14:31:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
I’ve never been told about that! : the teaching of sexualities from the perspective of undergraduates at a federal medical school.
title Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
spellingShingle Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
Val, Alexandre Costa
title_short Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
title_full Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
title_fullStr Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
title_full_unstemmed Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
title_sort Nunca me falaram sobre Isso! : o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma escola federal de medicina.
author Val, Alexandre Costa
author_facet Val, Alexandre Costa
Mesquita, Leonardo Mendes
Rocha, Vinícius de Abreu
Cano Prais, Hugo Alejandro
Ribeiro, Gustavo Meirelles
author_role author
author2 Mesquita, Leonardo Mendes
Rocha, Vinícius de Abreu
Cano Prais, Hugo Alejandro
Ribeiro, Gustavo Meirelles
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Val, Alexandre Costa
Mesquita, Leonardo Mendes
Rocha, Vinícius de Abreu
Cano Prais, Hugo Alejandro
Ribeiro, Gustavo Meirelles
description Estudantes e profissionais de saúde se mostram embaraçados ao se depararem com questões relativas às sexualidades de seus pacientes. Diante disso, não é incomum o estabelecimento de uma relação superficial, erros no diagnóstico e a impossibilidade de condução do tratamento. Pesquisas indicam que essa dificuldade decorre de uma formação inadequada dos profissionais, especialmente no que diz respeito ao cuidado de grupos vulneráveis, cujas experiências extrapolam os marcos heteronormativos hegemônicos que delimitam o campo sexual. No Brasil, poucos estudos buscaram compreender como esse assunto é tratado no ensino médico. Esta investigação se debruçou sobre essa questão e teve como objetivo conhecer, na perspectiva de estudantes de uma escola federal de Medicina, como os aspectos relacionados às sexualidades e aos gêneros são abordados em suas graduações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 estudantes do último ano do curso. As falas foram gravadas, transcritas e examinadas por meio da análise de conteúdo. O diálogo entre as categorias empíricas que se sedimentaram ao longo da investigação e a literatura revelaram dificuldades dos alunos em lidar com um tema que não pode ser completamente apreendido por um saber técnico e operacional. A ideia de que não se fala sobre o assunto no curso de Medicina contribui para velar o fato de que se fala (e se fala muito) sobre tais questões. A abordagem, no entanto, se dá por um viés organicista, que contribui para a manutenção da crença em categorias binárias, naturalizadas e essencializadas, que reforçam as normas que regulam o campo da sexualidade. Apostando no protagonismo de todos aqueles envolvidos no ensino médico, discute-se, finalmente, a necessidade de alterações qualitativas no currículo que possibilitem a construção de novas formas de conhecimento e de atuação. Formas que, valorizando experiências, saberes e práticas pedagógicas diversas, possam romper com as dicotomias e com as hierarquias hegemônicas, transformando positivamente a realidade social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-30T14:02:37Z
2020-04-30T14:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VAL, A. C. et al. Nunca me falaram sobre Isso!: o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma Escola Federal de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 108-118, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100 55022019000500108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 fev. 2020.
1981-5271
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12137
https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190140
identifier_str_mv VAL, A. C. et al. Nunca me falaram sobre Isso!: o ensino das sexualidades na perspectiva de estudantes de uma Escola Federal de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 108-118, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100 55022019000500108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 fev. 2020.
1981-5271
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12137
https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002826708680704