Trajetórias acadêmicas:: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5637 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir alguns resultados de uma pesquisa ampla sobre o Ensino Superior em Minas Gerais, que contou com financiamento do CNPq. Preocupamo-nos com a carreira acadêmica. As variáveis que levamos em consideração são as seguintes: área de conhecimento (disciplina), trajetória de formação, produtividade (média de publicações nos últimos dez anos) e a região (do estado) na qual a instituição está localizada. Utilizamos como fonte de dados os currículos Lattes dos professores de diversos tipos de instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais e tentamos desenhar um modelo de carreira acadêmica a partir da agregação dos dados. Observamos alguns resultados semelhantes ao encontrado na literatura sociológica: parece haver uma correlação forte entre o tipo de instituição em que o professor atua e a sua trajetória acadêmica e produtividade. Observamos, também, que há diferenças significativas nas trajetórias acadêmicas relacionadas à s áreas de atuação ou campos de conhecimento. |
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Trajetórias acadêmicas:: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas GeraisCiências SociaisSociologiaEnsino SuperiorCarreira AcadêmicaTrajetórias ProfissionaisPrática AcadêmicaEste artigo pretende discutir alguns resultados de uma pesquisa ampla sobre o Ensino Superior em Minas Gerais, que contou com financiamento do CNPq. Preocupamo-nos com a carreira acadêmica. As variáveis que levamos em consideração são as seguintes: área de conhecimento (disciplina), trajetória de formação, produtividade (média de publicações nos últimos dez anos) e a região (do estado) na qual a instituição está localizada. Utilizamos como fonte de dados os currículos Lattes dos professores de diversos tipos de instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais e tentamos desenhar um modelo de carreira acadêmica a partir da agregação dos dados. Observamos alguns resultados semelhantes ao encontrado na literatura sociológica: parece haver uma correlação forte entre o tipo de instituição em que o professor atua e a sua trajetória acadêmica e produtividade. Observamos, também, que há diferenças significativas nas trajetórias acadêmicas relacionadas à s áreas de atuação ou campos de conhecimento.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5637Sociedade e Estado; Vol. 27 No. 1 (2012): Dossiê: Ciência, Inovação e Sociedade: novas abordagens temáticas; 47-61Sociedade e Estado; Vol. 27 Núm. 1 (2012): Dossiê: Ciência, Inovação e Sociedade: novas abordagens temáticas; 47-61Sociedade e Estado; v. 27 n. 1 (2012): Dossiê: Ciência, Inovação e Sociedade: novas abordagens temáticas; 47-611980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5637/5130Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGripp, Glícia SalvianoTesti, Bruno Moreti2022-04-26T21:38:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5637Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:38:05Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
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