Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Sandra Augusta, Neves, Flora de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.
id UFOP_f70538b8d25a5fd2054464612b46715a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7163
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.Tutoring in Distance Education, language and communication : analysis of posts on a forum for tutor training.Linguagem e interaçãoLanguage and interactionEste trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.This paper aims to analyze the participation of 135 tutors in a virtual forum for discussions on Language and Communication in Distance Education during the First Virtual Forum of Tutors of the Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD of the Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP held in February 2010. The study sought to identify, by analysis of 200 posts made, what issues are considered relevant to these professionals, regarding: 1) the role of technology as their work mediator, 2) the instrumental aspect of language and communication; 3) the importance of the mastership of language and communication resources for their professional practice, and 4) the different forms of linguistic interaction in distance education. Through quantitative analysis by categorizing the posts on the forum, was identified that 26% of insertions comment on the necessary skills and competencies for the performance of different roles in the network of distance education, followed by references to various forms of linguistic interaction in distance education (23%) references to the relationship between language and learning (17.5%) and comments on the structural and technological developments of distance education (13.5%). Were also identified that nearly 30% of the tutors posts were not aware or did not contribute to the topics discussed in the VLE (5% of posts are out of the theme and 24.5% were considered empty talk). It was concluded that there was agreement on the part of the tutors on the points chosen for discussion and addressed in the VLE, with no greater incidence of any of them over others. Also a brief qualitative analysis, in which some important points were raised, was made.2017-02-01T11:48:25Z2017-02-01T11:48:25Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, H. T.; MELO, S. A.; NEVES, F. de M. Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, p. 35-53, 2012. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428>. Acesso em: 01 fev. 2017.23177756http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428Corrêa, Hércules TolêdoMelo, Sandra AugustaNeves, Flora de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2017-02-01T11:48:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332017-02-01T11:48:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
Tutoring in Distance Education, language and communication : analysis of posts on a forum for tutor training.
title Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
spellingShingle Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
Corrêa, Hércules Tolêdo
Linguagem e interação
Language and interaction
title_short Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
title_full Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
title_fullStr Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
title_full_unstemmed Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
title_sort Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Melo, Sandra Augusta
Neves, Flora de Melo
author_role author
author2 Melo, Sandra Augusta
Neves, Flora de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Melo, Sandra Augusta
Neves, Flora de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e interação
Language and interaction
topic Linguagem e interação
Language and interaction
description Este trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-02-01T11:48:25Z
2017-02-01T11:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, H. T.; MELO, S. A.; NEVES, F. de M. Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, p. 35-53, 2012. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428>. Acesso em: 01 fev. 2017.
23177756
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428
identifier_str_mv CORRÊA, H. T.; MELO, S. A.; NEVES, F. de M. Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, p. 35-53, 2012. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428>. Acesso em: 01 fev. 2017.
23177756
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002852399841280