Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980 http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258 |
Resumo: | Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina). |
id |
UFOP_f82481cd27fb217b601d3625f10855e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/15980 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.Prospective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra.Educação matemáticaEducação algébrica escolarCurrículoRelatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).We report research on Prospective Mathematics Teacher Education, focusing on how well the kind of algebra knowledge presented in a Teacher Education Program fits the corresponding knowledge required in school teaching practice. We compared the subject-matter knowledge recommended by a prescribed curriculum of a Mathematics Teacher Education Program in Brazil with the algebra knowledge usually required in school teaching practice. Results pointed to a significant gap between the demands of school teaching practice and knowledge prescribed by the examined curriculum. Data analysis indicates a prioritization of strictly academic mathematics by the Teacher Education Program, while school teaching practice demands a more temporally and contextually situated algebra knowledge.2023-01-17T21:35:36Z2023-01-17T21:35:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliano Pereira daMoreira, Plínio Cavalcantiporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-01-17T21:35:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-01-17T21:35:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. Prospective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra. |
title |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
spellingShingle |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. Silva, Juliano Pereira da Educação matemática Educação algébrica escolar Currículo |
title_short |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
title_full |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
title_fullStr |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
title_full_unstemmed |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
title_sort |
Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra. |
author |
Silva, Juliano Pereira da |
author_facet |
Silva, Juliano Pereira da Moreira, Plínio Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Plínio Cavalcanti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliano Pereira da Moreira, Plínio Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação algébrica escolar Currículo |
topic |
Educação matemática Educação algébrica escolar Currículo |
description |
Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-01-17T21:35:36Z 2023-01-17T21:35:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2359-2842 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980 http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258 |
identifier_str_mv |
SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2359-2842 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980 http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002843910569984 |