Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliano Pereira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Plínio Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980
http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258
Resumo: Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).
id UFOP_f82481cd27fb217b601d3625f10855e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15980
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.Prospective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra.Educação matemáticaEducação algébrica escolarCurrículoRelatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).We report research on Prospective Mathematics Teacher Education, focusing on how well the kind of algebra knowledge presented in a Teacher Education Program fits the corresponding knowledge required in school teaching practice. We compared the subject-matter knowledge recommended by a prescribed curriculum of a Mathematics Teacher Education Program in Brazil with the algebra knowledge usually required in school teaching practice. Results pointed to a significant gap between the demands of school teaching practice and knowledge prescribed by the examined curriculum. Data analysis indicates a prioritization of strictly academic mathematics by the Teacher Education Program, while school teaching practice demands a more temporally and contextually situated algebra knowledge.2023-01-17T21:35:36Z2023-01-17T21:35:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliano Pereira daMoreira, Plínio Cavalcantiporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-01-17T21:35:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-01-17T21:35:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
Prospective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra.
title Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
spellingShingle Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
Silva, Juliano Pereira da
Educação matemática
Educação algébrica escolar
Currículo
title_short Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
title_full Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
title_fullStr Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
title_full_unstemmed Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
title_sort Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.
author Silva, Juliano Pereira da
author_facet Silva, Juliano Pereira da
Moreira, Plínio Cavalcanti
author_role author
author2 Moreira, Plínio Cavalcanti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliano Pereira da
Moreira, Plínio Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação algébrica escolar
Currículo
topic Educação matemática
Educação algébrica escolar
Currículo
description Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-17T21:35:36Z
2023-01-17T21:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2359-2842
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980
http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258
identifier_str_mv SILVA, J. P. da.; MOREIRA, P. C. Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar: o caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/download/13258/9348/>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2359-2842
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980
http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002843910569984