Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Regina da Silva Pina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes Pereira da Silva, Janaína, Cássia Coelho de Andrade, Ludmila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667
Resumo: Estudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébrico
id UFGD-9_b15066dccab55fdb1eca7f18cb609cac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13667
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em MatemáticaConcepçõesProfessores de MatemáticaÁlgebra escolarConcepções de professoresEstudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébricoFederal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1366710.30612/tangram.v5i2.13667TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 44- 692595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667/8735Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Regina da Silva PinaMendes Pereira da Silva, Janaína Cássia Coelho de Andrade, Ludmila 2022-07-27T15:59:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13667Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-07-27T15:59:47Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
title Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
spellingShingle Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
Neves, Regina da Silva Pina
Concepções
Professores de Matemática
Álgebra escolar
Concepções de professores
title_short Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
title_full Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
title_fullStr Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
title_sort Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
author Neves, Regina da Silva Pina
author_facet Neves, Regina da Silva Pina
Mendes Pereira da Silva, Janaína
Cássia Coelho de Andrade, Ludmila
author_role author
author2 Mendes Pereira da Silva, Janaína
Cássia Coelho de Andrade, Ludmila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Regina da Silva Pina
Mendes Pereira da Silva, Janaína
Cássia Coelho de Andrade, Ludmila
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Professores de Matemática
Álgebra escolar
Concepções de professores
topic Concepções
Professores de Matemática
Álgebra escolar
Concepções de professores
description Estudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébrico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667
10.30612/tangram.v5i2.13667
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i2.13667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667/8735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 44- 69
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480004915200