Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667 |
Resumo: | Estudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébrico |
id |
UFGD-9_b15066dccab55fdb1eca7f18cb609cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13667 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em MatemáticaConcepçõesProfessores de MatemáticaÁlgebra escolarConcepções de professoresEstudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébricoFederal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1366710.30612/tangram.v5i2.13667TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 44- 692595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667/8735Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Regina da Silva PinaMendes Pereira da Silva, Janaína Cássia Coelho de Andrade, Ludmila 2022-07-27T15:59:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13667Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-07-27T15:59:47Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
title |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática Neves, Regina da Silva Pina Concepções Professores de Matemática Álgebra escolar Concepções de professores |
title_short |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
title_full |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
title_sort |
Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática |
author |
Neves, Regina da Silva Pina |
author_facet |
Neves, Regina da Silva Pina Mendes Pereira da Silva, Janaína Cássia Coelho de Andrade, Ludmila |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Pereira da Silva, Janaína Cássia Coelho de Andrade, Ludmila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Regina da Silva Pina Mendes Pereira da Silva, Janaína Cássia Coelho de Andrade, Ludmila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Professores de Matemática Álgebra escolar Concepções de professores |
topic |
Concepções Professores de Matemática Álgebra escolar Concepções de professores |
description |
Estudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébrico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667 10.30612/tangram.v5i2.13667 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i2.13667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13667/8735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 44- 69 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480004915200 |