Formação matemática do professor da educação básica : das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Plínio Cavalcanti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15847
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13262
Resumo: Contamos uma história abreviada das ideias que influenciaram os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil desde 1930, e também daquelas que influenciaram as visões teóricas alternativas que foram se desenvolvendo ao longo desse período. Como parte importante dessa história de ideias, mencionamos três conceitos que se desenvolvem a partir de estudos publicados entre 1975 e 1987: o de Recontextualização (Bernstein), o de Transposição Didática (Chevallard) e o de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman). Sob o olhar segundo o qual construímos este texto, tais conceitos são fundamentais porque inspiraram, direta ou indiretamente, uma série de trabalhos que contribuíram para aprofundar a compreensão da natureza específica do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar. Tal compreensão, ancorada também em estudos empíricos, levou, eventualmente, à construção de modelos teóricos que destacam, cada um sob sua perspectiva, as características essenciais do saber matemático relevante para a docência escolar.
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