O Currículo Nacional do Ensino Básico e a Prática Letiva dos Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5284 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se alguns dos resultados de um trabalho de investigação sobre a prática lectiva dos professores de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico de acordo com as orientações curriculares expressas no Currículo Nacional do Ensino Básico. Procurou-se, com enquadramento teórico, caracterizar o conhecimento profissional do professor de Matemática, o seu desenvolvimento profissional, abordou-se o conceito de currículo e pretendeu-se, também, apresentar algumas perspectivas do desenvolvimento curricular, em particular sobre as actuais orientações curriculares em Portugal. Entendeu-se, ainda, pertinente proceder a uma análise do desempenho dos alunos portugueses em avaliações externas, como o programa PISA, provas de aferição e exames nacionais. O estudo seguiu uma metodologia de investigação enquadrada num paradigma interpretativo, seguindo um design de estudo de caso. Verificou-se que duas das professoras participantes conhecem bem o Currículo Nacional do Ensino Básico, sendo este um instrumento de orientação para a sua prática lectiva e, de modo geral, as suas práticas vão ao encontro das referidas orientações curriculares. Contudo, uma das professoras participantes revela algum afastamento das intenções do documento, continuando a sua prática lectiva a ser guiada pelas orientações curriculares anteriores.-------------------------------------------------------------------------------- In this article we present some of the results of an investigation work about the teaching practice of the Mathematics teachers in 3rd cycle of basic education in Portugal, according to the curricular guidelines expressed in the national curriculum for basic education. It has been sought, from a theoretical framing, characterize both the professional knowledge of the mathematics professor and its performance. We also deal with the concept of curriculum and we pretend, also, to provide some perspectives of the curriculum development on the current curriculum guidelines in Portugal. It has been relevant for this to analyse the Portuguese students learning in external evaluations, such as the PISA program, control tests and national exams. The study has followed a research methodology framed in an interpretive paradigm according to a design of the study of the case. We have verified that two of the teachers participants knew well the national curriculum for basic education, being this a guidance instrument for their teaching practices, and how, in a general way, they adjust to the above mentioned curriculum guidelines. However, one of the participant teachers reveals some distance with the intentions of the document, as it retains a teaching practice guided by previous curricular guidance. |
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