Aderência ao exercício físico na perspectiva da Teoria Cognitivo Comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Zuleika Araújo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128850
Resumo: A inatividade física caracteriza-se por expressar níveis insuficientes de exercício corporal, frequentemente associada a problemas de saúde, considerada como um dos principais fatores de risco para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas. Esta tese objetivou verificar o alcance da teoria Cognitivo Comportamental na melhora da aderência ao exercício físico, por meio da reestruturação cognitiva e mudanças comportamentais, em indivíduos que têm interesse, mas sentem dificuldade em criar o hábito. Para contemplação do objetivo geral, foram traçados os objetivos específicos que, respectivamente, foram elaborar, implementar e avaliar o impacto do programa de aderência ao exercício físico sobre o comportamento dos participantes, baseado da teoria Cognitivo Comportamental. Ademais, compreender, a partir dos discursos dos participantes, as principais dificuldades de aderência ao exercício físico, assim como, os principais motivadores para aderência ao exercício físico. Metodologicamente, recorreu-se ao multimétodo, em sua coleta de dados, o que possibilitou análises qualitativas e quantitativas. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritivo, de natureza quase experimental. Contou-se com amostra não probabilística por conveniência, foram 13 participantes entre homens e mulheres que estiveram presentes nos cinco encontros no formato online. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística inferencial descritiva, com apoio do Excel, e os dados qualitativos foram compreendidos por via da análise Temática. Os resultados quantitativos do grupo apontaram para melhora de frequência de treino após a implementação do programa. Observou-se que a média semanal de treino dos participantes antes do programa girava em torno de 1,8 levando em consideração a média semanal do úlitmo mês e que após o programa a média semanal do mês de implementação subiu para 2,8 vezes. Constatou-se para além do grupo, que os indivíduos obtiveram melhora na frequência de treino entre a pré e a pósintervenção, apontando a importância de se considerar resultados individuais; mesmo que o processo de intervenção tenha ocorrido em grupo. Após uma análise qualitativa dos relatos dos participantes evidenciou-se motivadores e dificultadores da aderência ao exercício físico em cinco categorias: cansaço, criação do hábito, satisfação, socialização e estética. Observou-se satisfação na percepção dos participantes da pesquisa, com implementação do programa de aderência ao exercício físico. Ao final da pesquisa, infere-se que a teoria cognitivo comportamental pode apontar possibilidades a serem percorridas quanto a melhora na aderência ao exercício para indivíduos que tem o interesse em adquirir o novo hábito. Palavras-Chave: Atividade Física. Aderência. Teoria Cognitivo Comportamental. Hábito.
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Ademais, compreender, a partir dos discursos dos participantes, as principais dificuldades de aderência ao exercício físico, assim como, os principais motivadores para aderência ao exercício físico. Metodologicamente, recorreu-se ao multimétodo, em sua coleta de dados, o que possibilitou análises qualitativas e quantitativas. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritivo, de natureza quase experimental. Contou-se com amostra não probabilística por conveniência, foram 13 participantes entre homens e mulheres que estiveram presentes nos cinco encontros no formato online. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística inferencial descritiva, com apoio do Excel, e os dados qualitativos foram compreendidos por via da análise Temática. Os resultados quantitativos do grupo apontaram para melhora de frequência de treino após a implementação do programa. Observou-se que a média semanal de treino dos participantes antes do programa girava em torno de 1,8 levando em consideração a média semanal do úlitmo mês e que após o programa a média semanal do mês de implementação subiu para 2,8 vezes. Constatou-se para além do grupo, que os indivíduos obtiveram melhora na frequência de treino entre a pré e a pósintervenção, apontando a importância de se considerar resultados individuais; mesmo que o processo de intervenção tenha ocorrido em grupo. Após uma análise qualitativa dos relatos dos participantes evidenciou-se motivadores e dificultadores da aderência ao exercício físico em cinco categorias: cansaço, criação do hábito, satisfação, socialização e estética. Observou-se satisfação na percepção dos participantes da pesquisa, com implementação do programa de aderência ao exercício físico. Ao final da pesquisa, infere-se que a teoria cognitivo comportamental pode apontar possibilidades a serem percorridas quanto a melhora na aderência ao exercício para indivíduos que tem o interesse em adquirir o novo hábito. Palavras-Chave: Atividade Física. Aderência. Teoria Cognitivo Comportamental. Hábito.Physical inactivity is characterized by expressing insufficient levels of body exercise, often associated with health problems, considered as one of the main risk factors for the onset and worsening of chronic diseases. This thesis aimed to verify the reach of the Cognitive Behavioral theory in improving adherence to physical exercise, through cognitive restructuring and behavioral changes, in individuals who are interested but have difficulty in creating the habit. To contemplate the general objective, the specific objectives were outlined, which were, respectively, to design, implement, and evaluate the impact of the adherence to physical exercise program on the behavior of the participants, based on the Cognitive Behavioral theory. Furthermore, to understand, from the participants' speeches, the main difficulties in adhering to physical exercise, as well as the main motivators for adhering to physical exercise. Methodologically, multimethodology was used in data collection, which enabled qualitative and quantitative analyses. The research was exploratory-descriptive, of a quasi-experimental nature. It counted on a non-probabilistic sample of 13 participants, men and women, who attended the five online meetings. The quantitative data were analyzed by means of inferential descriptive statistics, with the support of Excel, and the qualitative data were understood by means of Thematic analysis. The quantitative results of the group pointed to an improvement in training frequency after the implementation of the program. It was observed that the weekly average of training of the participants before the program was around 1.8 taking into account the weekly average of the last month, and that after the program the weekly average of the month of implementation rose to 2.8 times. It was verified beyond the group, that the individuals obtained improvement in the training frequency between the pre and postintervention, pointing out the importance of considering individual results; even if the intervention process occurred in a group. After a qualitative analysis of the participants' reports, we evidenced motivators and hindrances to adherence to physical exercise in five categories: tiredness, habit formation, satisfaction, socialization, and esthetics. Satisfaction was observed in the perception of the research participants, with the implementation of the adherence to physical exercise program. At the end of the research, it is inferred that the cognitive behavioral theory can point out possibilities to be pursued regarding the improvement in adherence to exercise for individuals who have the interest in acquiring the new habit. Keywords: Physical Activity. Adherence. Cognitive Behavioral Theory. Habit.Tese enviada com autorização e certificação via CI 78740/22 em 07/11/2022Martins, José Clerton de OliveiraMatos, Tereza Gláucia RochaBrasileiro, Fabiana Neiva VelosoMaciel, Marcos GonçalvesToni, Caroline Guisantes de SalvoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSouza, Zuleika Araújo de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128850https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27562porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T08:25:59Zoai::128850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-24T08:25:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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