Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leon, Rodrigo Ponce de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos.
id UFOR_020883b9b89299302f816d093c41f1bc
oai_identifier_str oai::118015
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadoresPlanejamento urbanoTransportes urbanosEste trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos.This paper aims to analyze the implementation of passenger transportation corridors, taking into account the areas under their influence. It considers accessibility concepts, which consist of the possibility of access to a place or set of places. It means not only enabling persons with disabilities or persons with reduced mobility to participate in activities that include the use of products, services and information, but also the inclusion and extension of these facilities by all plots in a given population, aiming at their adaptation and locomotion, by eliminating the barriers. They are associated with population density and household income parameters, attempting to reveal correlations between these and their spatial proximity to the boarding and landing stations. For this, research run in search of theoretical basis sat on contemporary guidelines of urban planning, consonant with principles of sustainability. From the collection and use of census data, numeric indicators result in a comparative process between different localities and times. Finally, the method fits in the case of the South Line of Metrofor, in Fortaleza. It is concluded that the method developed allow a schedule of results in a format that is easy to read and understand, making it an effective tool for urban planning and management.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 154102/18Albuquerque, Carla Camila GiraoAlbuquerque, Carla Camila GiraoLopes, André SoaresCavalcante, Antonio Paulo de HollandaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da CidadeLeon, Rodrigo Ponce de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21003porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T10:37:54Zoai::118015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-10-31T10:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
title Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
spellingShingle Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
Leon, Rodrigo Ponce de
Planejamento urbano
Transportes urbanos
title_short Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
title_full Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
title_fullStr Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
title_full_unstemmed Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
title_sort Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
author Leon, Rodrigo Ponce de
author_facet Leon, Rodrigo Ponce de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Carla Camila Girao
Albuquerque, Carla Camila Girao
Lopes, André Soares
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da Cidade
dc.contributor.author.fl_str_mv Leon, Rodrigo Ponce de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento urbano
Transportes urbanos
topic Planejamento urbano
Transportes urbanos
description Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437305994805248