Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos. |
id |
UFOR_020883b9b89299302f816d093c41f1bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::118015 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadoresPlanejamento urbanoTransportes urbanosEste trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos.This paper aims to analyze the implementation of passenger transportation corridors, taking into account the areas under their influence. It considers accessibility concepts, which consist of the possibility of access to a place or set of places. It means not only enabling persons with disabilities or persons with reduced mobility to participate in activities that include the use of products, services and information, but also the inclusion and extension of these facilities by all plots in a given population, aiming at their adaptation and locomotion, by eliminating the barriers. They are associated with population density and household income parameters, attempting to reveal correlations between these and their spatial proximity to the boarding and landing stations. For this, research run in search of theoretical basis sat on contemporary guidelines of urban planning, consonant with principles of sustainability. From the collection and use of census data, numeric indicators result in a comparative process between different localities and times. Finally, the method fits in the case of the South Line of Metrofor, in Fortaleza. It is concluded that the method developed allow a schedule of results in a format that is easy to read and understand, making it an effective tool for urban planning and management.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 154102/18Albuquerque, Carla Camila GiraoAlbuquerque, Carla Camila GiraoLopes, André SoaresCavalcante, Antonio Paulo de HollandaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da CidadeLeon, Rodrigo Ponce de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21003porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T10:37:54Zoai::118015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-10-31T10:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
title |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
spellingShingle |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores Leon, Rodrigo Ponce de Planejamento urbano Transportes urbanos |
title_short |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
title_full |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
title_fullStr |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
title_full_unstemmed |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
title_sort |
Influência de corredores de transporte sobre a socioeconomia urbana: elaboração e aplicação de indicadores |
author |
Leon, Rodrigo Ponce de |
author_facet |
Leon, Rodrigo Ponce de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Carla Camila Girao Albuquerque, Carla Camila Girao Lopes, André Soares Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da Cidade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leon, Rodrigo Ponce de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento urbano Transportes urbanos |
topic |
Planejamento urbano Transportes urbanos |
description |
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo analítico do fenômeno decorrente da implantação de corredores de transporte de passageiros, em áreas sob sua influência. Considera os conceitos de acessibilidade, que abrangem a possibilidade de acesso a um local ou conjunto de locais. Significa não apenas possibilitar que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informações, mas também a inclusão de todas as parcelas de uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Associam-se a parâmetros de adensamento populacional e renda familiar, buscando formar correlações entre estes e sua proximidade com as estações de embarque e desembarque. Para tanto, pesquisas realizadas em busca de fundamentação teórica assentaram em diretrizes contemporâneas de planejamento urbano, em consonância com princípios de sustentabilidade. A partir da coleta e uso de dados censitários, geramse indicadores numéricos que resultam em um processo comparativo entre diferentes localidades e épocas. Por fim, dá-se a apropriação do método no caso da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza. Conclui-se que o método elaborado permite a apresentação de resultados em formato de fácil leitura e compreensão, o que o torna uma ferramenta eficaz para o planejamento e gerenciamento urbanos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437305994805248 |