Densidade populacional em relação aos corredores de transporte público na zona urbana de Teresina - PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27045
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019.
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spelling Santos, André LealAlmeida, Tati deSANTOS, André Leal. Densidade populacional em relação aos corredores de transporte público na zona urbana de Teresina - PI. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27045Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019.Este artigo analisa a distribuição espacial da população em relação à área de abrangência dos corredores de transporte público existentes na zona urbana do município de Teresina-PI, para para compreender como essa distribuição favorece ou não o uso do sistema. Para isso, foram explorados conceitos e valores de densidade populacional relacionados ao desempenho do transporte público, fornecendo parâmetros qualitativos e quantitativos. Em seguida, foi explorado o contexto de transportes de Teresina, a partir do qual foram definidos os corredores de transporte público existentes. A partir desses parâmetros, foram espacializados a densidade populacional em conjunto com a área de abrangência dos corredores de transporte público de média e alta capacidade considerados. Para isso, utilizou-se as bases cartográfica e de dados de população por setor censitário referentes ao censo de 2010 do IBGE, selecionandose os setores pertencentes à zona urbana, com base no mapa de zoneamento de Teresina atualizado em 2015. Os corredores foram vetorizados sobre imagem de satélite, a partir dos quais se aplicou um buffer de 400 metros. A sobreposição entre os dados revela que o conjunto da área do buffer abriga apenas 18% da população da zona urbana, e possui uma densidade populacional média de aproximadamente 50 hab/ha, bem abaixo do necessário para viabilizar sistemas de transporte público de média e alta capacidade, o que demonstra que a distribuição da população não favorece a mobilidade por transporte público.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-01-26T18:34:39Z No. of bitstreams: 1 2019_AndreLealSantos_tcc.pdf: 2806511 bytes, checksum: 76d68d78e516e7f1cd40ff2d9fb02484 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-03-23T21:12:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AndreLealSantos_tcc.pdf: 2806511 bytes, checksum: 76d68d78e516e7f1cd40ff2d9fb02484 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-23T21:12:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AndreLealSantos_tcc.pdf: 2806511 bytes, checksum: 76d68d78e516e7f1cd40ff2d9fb02484 (MD5)This paper analyzes the spatial distribution of the population regarding the coverage area of public transportation corridors in the urban area of Teresina-PI, in order to understand how this distribution favors the use of the system. For this, it was explored concepts and values of population density related to the performance of public transport, providing qualitative and quantitative parameters. Next, it was explored Teresina’s transport context, from which the existing public transport corridors were defined. From these parameters, the 5 population density was spatialized with the area covered by the medium and high capacity public transport corridors considered. It was used the cartographic and population data bases by census tract referring to the IBGE 2010 census, selecting the sectors belonging to the urban zone, based on the Teresina zoning map updated in 2015. The corridors were vectorized on satellite image, from which a buffer of 400 meters was applied. The overlap between the data reveals that the buffer zone as a whole houses only 18% of the urban population, and has an average population density of approximately 50 inhab/ha, well below what is necessary to enable medium and high-level public transport systems capacity, which shows that the distribution of the population in Teresina does not favor mobility by public transport.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. 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