Infância e deficiência visual: investigando processos de resiliência familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129233 |
Resumo: | A tese buscou compreender processos de resiliência familiar vivenciados por famílias de crianças com deficiência visual (DV), por meio da análise dos fatores de risco e proteção. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, visou analisar os processos de resiliência de famílias de criança com DV, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do questionário sociodemográfico, de caracterização do sistema familiar e da criança com deficiência a 10 familiares de crianças com DV. A análise temática das entrevistas gerou três grandes temas: a) impacto do diagnóstico nas famílias; b) desafios vivenciados pelas famílias diante da deficiência visual do/a filho/a (limitada rede de apoio, baixa renda familiar, sobrecarga materna, realização das atividades de vida diária e preconceito); e c) adaptação e processos-chave de resiliência familiar (sistema de crenças, padrões organizacionais e processos comunicacionais). O Estudo 2, com enfoque quantitativo e correlacional buscou identificar fatores de risco, fatores de proteção e indicadores de resiliência familiar na vida de famílias com filhos com deficiência visual, a partir da coleta online com uma amostra de 29 familiares de crianças com DV. Análises estatísticas descritivas e inferenciais no SPSS revelaram um alto percentual de eventos estressores, assim como no impacto médio dos eventos. Além disso, mostraram um grau de suporte social satisfatório, bem como a correlação do suporte social com o indicador geral de resiliência familiar. Este indicador apresentou maiores médias nos itens relativos ao sistema de crenças e padrões organizacionais, quando comparados aos processos comunicacionais. Em conjunto, os resultados sublinham a dimensão processual da resiliência, bem como sua dimensão intrinsecamente relacional, antes que individual. Além disso, adverte-se sobre o quanto é impossível entender a resiliência sem incluir o macrocontexto e a forma como as pessoas com deficiência e suas famílias têm sido vistas pela sociedade e, sobretudo, amparadas em termos de políticas públicas e programas sociais. Palavras-chave: deficiência visual; família; resiliência familiar; inclusão. |
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Infância e deficiência visual: investigando processos de resiliência familiarDesenvolvimento psicológico - processo de resiliênciaCrianças - Deficiência visualA tese buscou compreender processos de resiliência familiar vivenciados por famílias de crianças com deficiência visual (DV), por meio da análise dos fatores de risco e proteção. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, visou analisar os processos de resiliência de famílias de criança com DV, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do questionário sociodemográfico, de caracterização do sistema familiar e da criança com deficiência a 10 familiares de crianças com DV. A análise temática das entrevistas gerou três grandes temas: a) impacto do diagnóstico nas famílias; b) desafios vivenciados pelas famílias diante da deficiência visual do/a filho/a (limitada rede de apoio, baixa renda familiar, sobrecarga materna, realização das atividades de vida diária e preconceito); e c) adaptação e processos-chave de resiliência familiar (sistema de crenças, padrões organizacionais e processos comunicacionais). O Estudo 2, com enfoque quantitativo e correlacional buscou identificar fatores de risco, fatores de proteção e indicadores de resiliência familiar na vida de famílias com filhos com deficiência visual, a partir da coleta online com uma amostra de 29 familiares de crianças com DV. Análises estatísticas descritivas e inferenciais no SPSS revelaram um alto percentual de eventos estressores, assim como no impacto médio dos eventos. Além disso, mostraram um grau de suporte social satisfatório, bem como a correlação do suporte social com o indicador geral de resiliência familiar. Este indicador apresentou maiores médias nos itens relativos ao sistema de crenças e padrões organizacionais, quando comparados aos processos comunicacionais. Em conjunto, os resultados sublinham a dimensão processual da resiliência, bem como sua dimensão intrinsecamente relacional, antes que individual. Além disso, adverte-se sobre o quanto é impossível entender a resiliência sem incluir o macrocontexto e a forma como as pessoas com deficiência e suas famílias têm sido vistas pela sociedade e, sobretudo, amparadas em termos de políticas públicas e programas sociais. Palavras-chave: deficiência visual; família; resiliência familiar; inclusão.The Dissertation sought to understand family resilience processes experienced by families of children with visual impairment (VI), through the analysis of risk and protection factors. To this end, two studies were carried out. Study 1, with a qualitative, descriptive, and exploratory approach, aimed to analyze the resilience processes of families of children with VI, based on semi-structured interviews and the application of the sociodemographic questionnaire, characterizing the family system and children with disabilities to 10 families members of children with VI. The thematic analysis of the interviews generated three major themes: a) the impact of the diagnosis on families; b) challenges experienced by families in the face of their child's visual impairment (limited support network, low family income, maternal overload, carrying out activities of daily living and prejudice); and c) adaptation and key family resilience processes (belief system, organizational patterns, and communication processes). Study 2, with a quantitative and correlational focus, sought to identify risk factors, protective factors, and indicators of family resilience in the lives of families with children with visual impairments, based on an online collection with a sample of 29 family members of children with VI. Descriptive and inferential statistical analyzes in SPSS revealed a high percentage of stressful events, as well as the average impact of events. In addition, they showed a satisfactory degree of social support and a correlation between social support with the general indicator of family resilience. This indicator presented higher averages in the items related to the belief system and organizational standards when compared to communication processes. Taken together, the results underline the procedural dimension of resilience, and its intrinsically relational rather than the individual dimension. In addition, it warns about how impossible it is to understand resilience without including the macro context and how people with disabilities and their families have been seen by society and, above all, supported in terms of public policies and social programs. Keywords: Visual impairment; family; family resilience; inclusion.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 7608/23 em 02/02/2023Morais, Normanda Araújo dePessoa, Alex Sandro GomesNunes, Mykaella Cristina AntunesLira, Aline Nogueira deRooke, Mayse ItagibaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPereira, Diana Claudia Portal2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129233https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27832porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:23:56Zoai::129233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:23:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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A tese buscou compreender processos de resiliência familiar vivenciados por famílias de crianças com deficiência visual (DV), por meio da análise dos fatores de risco e proteção. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, com enfoque qualitativo, descritivo e exploratório, visou analisar os processos de resiliência de famílias de criança com DV, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do questionário sociodemográfico, de caracterização do sistema familiar e da criança com deficiência a 10 familiares de crianças com DV. A análise temática das entrevistas gerou três grandes temas: a) impacto do diagnóstico nas famílias; b) desafios vivenciados pelas famílias diante da deficiência visual do/a filho/a (limitada rede de apoio, baixa renda familiar, sobrecarga materna, realização das atividades de vida diária e preconceito); e c) adaptação e processos-chave de resiliência familiar (sistema de crenças, padrões organizacionais e processos comunicacionais). O Estudo 2, com enfoque quantitativo e correlacional buscou identificar fatores de risco, fatores de proteção e indicadores de resiliência familiar na vida de famílias com filhos com deficiência visual, a partir da coleta online com uma amostra de 29 familiares de crianças com DV. Análises estatísticas descritivas e inferenciais no SPSS revelaram um alto percentual de eventos estressores, assim como no impacto médio dos eventos. Além disso, mostraram um grau de suporte social satisfatório, bem como a correlação do suporte social com o indicador geral de resiliência familiar. Este indicador apresentou maiores médias nos itens relativos ao sistema de crenças e padrões organizacionais, quando comparados aos processos comunicacionais. Em conjunto, os resultados sublinham a dimensão processual da resiliência, bem como sua dimensão intrinsecamente relacional, antes que individual. Além disso, adverte-se sobre o quanto é impossível entender a resiliência sem incluir o macrocontexto e a forma como as pessoas com deficiência e suas famílias têm sido vistas pela sociedade e, sobretudo, amparadas em termos de políticas públicas e programas sociais. Palavras-chave: deficiência visual; família; resiliência familiar; inclusão. |
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