Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108841 |
Resumo: | Este estudo investigou a utilização da bicicleta como meio de transporte nos deslocamentos cotidianos, com o objetivo de compreender o que levou os usuários a optarem por utilizá-la como modal prioritário. Fundamentou-se nos aportes teóricos da Psicologia Ambiental pois, entende-se que as relações estabelecidas no contexto urbano constituem um cenário complexo e são bidirecionais, onde a pessoa afeta o ambiente e, é concomitantemente afetada por ele. Os dados resultaram de 12 entrevistas com ciclistas urbanos em Fortaleza, e foram tratados por meio de Análise de Conteúdo, após classificação feita pelo programa IRAMUTEQ. Encontrou-se que a principal motivação foi evitar o uso do carro e do ônibus, sobretudo por questões relativas ao desgaste no trânsito com engarrafamentos, perda de tempo e prejuízos para a saúde física e mental. A bicicleta foi percebida como um veículo ágil, prático, econômico e versátil, pois permite realizar deslocamentos em tempos mais curtos, possui baixo custo de aquisição e manutenção, além de permitir paradas a qualquer hora e lugar. Ademais, os entrevistados destacaram os benefícios da prática de exercícios, da perda de peso, da disposição para o trabalho e o prazer em sentirem-se livres ao pedalar. No entanto, como desvantagens apontaram o calor e o sol intenso em determinadas horas do dia, a imprudência dos motoristas, o desrespeito aos ciclistas e o preconceito em relação à bicicleta, classificada como transporte de `pobre¿, por ser um veículo tradicionalmente utilizado pelas classes operárias. Por outro lado, este modal apresentou-se como transformador das relações na cidade, já que o contato e a percepção do ambiente são capazes de promover maior identificação e vinculação dos indivíduos com o lugar. Esses sentimentos, possibilitaram aos ciclistas, ampliar suas vivências, traduzindo-as em um maior senso de segurança e tranquilidade, ao sentirem-se mais integrados, apropriados e felizes ao usufruírem a cidade. Palavras-chave: cidade; bicicleta; Psicologia Ambiental; mobilidade; acessibilidade. |
id |
UFOR_0786c888fa8bddf974d1e2e586bd9a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::108841 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianasI prefer to go by bike : a study about daily mobility experiencesPsicologia ambientalMobilidade urbanaTráfego de bicicletasAcessibilidadeEste estudo investigou a utilização da bicicleta como meio de transporte nos deslocamentos cotidianos, com o objetivo de compreender o que levou os usuários a optarem por utilizá-la como modal prioritário. Fundamentou-se nos aportes teóricos da Psicologia Ambiental pois, entende-se que as relações estabelecidas no contexto urbano constituem um cenário complexo e são bidirecionais, onde a pessoa afeta o ambiente e, é concomitantemente afetada por ele. Os dados resultaram de 12 entrevistas com ciclistas urbanos em Fortaleza, e foram tratados por meio de Análise de Conteúdo, após classificação feita pelo programa IRAMUTEQ. Encontrou-se que a principal motivação foi evitar o uso do carro e do ônibus, sobretudo por questões relativas ao desgaste no trânsito com engarrafamentos, perda de tempo e prejuízos para a saúde física e mental. A bicicleta foi percebida como um veículo ágil, prático, econômico e versátil, pois permite realizar deslocamentos em tempos mais curtos, possui baixo custo de aquisição e manutenção, além de permitir paradas a qualquer hora e lugar. Ademais, os entrevistados destacaram os benefícios da prática de exercícios, da perda de peso, da disposição para o trabalho e o prazer em sentirem-se livres ao pedalar. No entanto, como desvantagens apontaram o calor e o sol intenso em determinadas horas do dia, a imprudência dos motoristas, o desrespeito aos ciclistas e o preconceito em relação à bicicleta, classificada como transporte de `pobre¿, por ser um veículo tradicionalmente utilizado pelas classes operárias. Por outro lado, este modal apresentou-se como transformador das relações na cidade, já que o contato e a percepção do ambiente são capazes de promover maior identificação e vinculação dos indivíduos com o lugar. Esses sentimentos, possibilitaram aos ciclistas, ampliar suas vivências, traduzindo-as em um maior senso de segurança e tranquilidade, ao sentirem-se mais integrados, apropriados e felizes ao usufruírem a cidade. Palavras-chave: cidade; bicicleta; Psicologia Ambiental; mobilidade; acessibilidade.This study investigated the use of bicycle in daily mobility, with the goal of understanding what led users to opt for it as a priority modal. It was based on the theoretical frameworks of Environmental Psychology that understands the relationship between the person and the environment as bidirectional, where the person affects the environment, and it´s also affected by it. The data, collected by 12 interviews with urban cyclists in Fortaleza - Ceará - Brazil, were treated by Content Analysis, being, afterwards, classified by IRAMUTEQ program. The results demonstrated that the main motivation was to avoid the use of cars or buses, especially because of traffic jams, waste of time and damage to physical and mental health. The bike was perceived as a fast, convenient, economical and versatile vehicle, because it allows moving in shorter times, it has low cost of purchase and maintenance, as well as it allows stops at any time or place. In addition, the interviewees expressed the benefits of this practice: weight loss, the willingness to work and pleasure of feeling free to ride. However, they pointed out the heat and the sun intense during certain hours of the day as an unfavorable condition. The recklessness of drivers, the disregard for cyclists and the prejudice toward the bike ¿ classified as 'poor people transport¿, because it has been a vehicle mainly used by the working classes ¿ were also pointed as disadvantages. On the other hand, this modal promotes relationships in the city: the contact and the perception of the environment gather identification and link the users with the place. All of these feelings expand the experiences of the cyclists, giving them peace of mind and a better sense of security, as they feel more integrated to enjoy the city. Keywords: city; bicycle; Environmental Psychology; mobility; acessibility.Cavalcante, SylviaCavalcante, SylviaMartins, José Clerton de OliveiraGünther, HartmutFerreira, Karla Patricia MartinsUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalCruz, Renata Rôla Monteiro da2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108841https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16168Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 99787porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:40:27Zoai::108841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:40:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas I prefer to go by bike : a study about daily mobility experiences |
title |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
spellingShingle |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas Cruz, Renata Rôla Monteiro da Psicologia ambiental Mobilidade urbana Tráfego de bicicletas Acessibilidade |
title_short |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
title_full |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
title_fullStr |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
title_full_unstemmed |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
title_sort |
Prefiro ir de bicicleta: um estudo sobre mobilidade a partir de experiências cotidianas |
author |
Cruz, Renata Rôla Monteiro da |
author_facet |
Cruz, Renata Rôla Monteiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Sylvia Cavalcante, Sylvia Martins, José Clerton de Oliveira Günther, Hartmut Ferreira, Karla Patricia Martins Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Renata Rôla Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia ambiental Mobilidade urbana Tráfego de bicicletas Acessibilidade |
topic |
Psicologia ambiental Mobilidade urbana Tráfego de bicicletas Acessibilidade |
description |
Este estudo investigou a utilização da bicicleta como meio de transporte nos deslocamentos cotidianos, com o objetivo de compreender o que levou os usuários a optarem por utilizá-la como modal prioritário. Fundamentou-se nos aportes teóricos da Psicologia Ambiental pois, entende-se que as relações estabelecidas no contexto urbano constituem um cenário complexo e são bidirecionais, onde a pessoa afeta o ambiente e, é concomitantemente afetada por ele. Os dados resultaram de 12 entrevistas com ciclistas urbanos em Fortaleza, e foram tratados por meio de Análise de Conteúdo, após classificação feita pelo programa IRAMUTEQ. Encontrou-se que a principal motivação foi evitar o uso do carro e do ônibus, sobretudo por questões relativas ao desgaste no trânsito com engarrafamentos, perda de tempo e prejuízos para a saúde física e mental. A bicicleta foi percebida como um veículo ágil, prático, econômico e versátil, pois permite realizar deslocamentos em tempos mais curtos, possui baixo custo de aquisição e manutenção, além de permitir paradas a qualquer hora e lugar. Ademais, os entrevistados destacaram os benefícios da prática de exercícios, da perda de peso, da disposição para o trabalho e o prazer em sentirem-se livres ao pedalar. No entanto, como desvantagens apontaram o calor e o sol intenso em determinadas horas do dia, a imprudência dos motoristas, o desrespeito aos ciclistas e o preconceito em relação à bicicleta, classificada como transporte de `pobre¿, por ser um veículo tradicionalmente utilizado pelas classes operárias. Por outro lado, este modal apresentou-se como transformador das relações na cidade, já que o contato e a percepção do ambiente são capazes de promover maior identificação e vinculação dos indivíduos com o lugar. Esses sentimentos, possibilitaram aos ciclistas, ampliar suas vivências, traduzindo-as em um maior senso de segurança e tranquilidade, ao sentirem-se mais integrados, apropriados e felizes ao usufruírem a cidade. Palavras-chave: cidade; bicicleta; Psicologia Ambiental; mobilidade; acessibilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108841 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16168 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 99787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408701844062208 |