A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582694 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral averiguar como a educação corporativa, por meio das universidades corporativas, vem contribuindo como estratégia organizacional para o desenvolvimento de capital intelectual dentro das instituições financeiras. A estratégia organizacional ancorada no proveito da cultura de aprendizagem continuada, utilizada pelas Universidades Corporativas (UC), se baseiam nas premissas de gerar, absorver, aprimorar e disseminar conhecimentos na busca por robustecer o valor intangível da organização. Logo, o fortalecimento do seu Capital Intelectual (CI), foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa em que se fez uso de entrevistas com gestores de instituições financeiras da região nordeste do Brasil. Os resultados mostram que o conceito e prática das ações estratégicas geradas a partir da Educação Corporativa estão bem próximos da literatura, com destaque a algumas dificuldades relacionadas à ordem interna e externa das Universidades Corporativas. A visão estratégica dos negócios possibilita a identificação das lacunas que poderão ser preenchidas pela ação da UC, gerando robustez do CI pertencente a organização, resultando em inovação e agregando valor a empresa. Desta forma, concluiu-se que as universidades corporativas desempenham um papel vital na promoção do desenvolvimento do capital intelectual, sendo um ativo valioso para as organizações, e desempenham um papel fundamental na formulação de estratégias de negócio eficazes para o sucesso das instituições financeiras que as adotam. Este estudo oferece contribuições acadêmicas e gerenciais significativas. As contribuições acadêmicas ajudam a aprimorar o conhecimento sobre a educação corporativa e a promover novas áreas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento do capital intelectual nas organizações. Do ponto de vista gerencial, as contribuições deste estudo fornecem orientação prática para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de educação corporativa, contribuindo para o sucesso das organizações financeiras. Palavras-chave: Estratégia. Educação Corporativa. Universidade Corporativa. Capital Intelectual. |
id |
UFOR_07c7a23cd7293479c71c5252c7936b3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::582694 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectualEducação corporativaEstrategia corporativaEstrategia empresarialEste trabalho teve como objetivo geral averiguar como a educação corporativa, por meio das universidades corporativas, vem contribuindo como estratégia organizacional para o desenvolvimento de capital intelectual dentro das instituições financeiras. A estratégia organizacional ancorada no proveito da cultura de aprendizagem continuada, utilizada pelas Universidades Corporativas (UC), se baseiam nas premissas de gerar, absorver, aprimorar e disseminar conhecimentos na busca por robustecer o valor intangível da organização. Logo, o fortalecimento do seu Capital Intelectual (CI), foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa em que se fez uso de entrevistas com gestores de instituições financeiras da região nordeste do Brasil. Os resultados mostram que o conceito e prática das ações estratégicas geradas a partir da Educação Corporativa estão bem próximos da literatura, com destaque a algumas dificuldades relacionadas à ordem interna e externa das Universidades Corporativas. A visão estratégica dos negócios possibilita a identificação das lacunas que poderão ser preenchidas pela ação da UC, gerando robustez do CI pertencente a organização, resultando em inovação e agregando valor a empresa. Desta forma, concluiu-se que as universidades corporativas desempenham um papel vital na promoção do desenvolvimento do capital intelectual, sendo um ativo valioso para as organizações, e desempenham um papel fundamental na formulação de estratégias de negócio eficazes para o sucesso das instituições financeiras que as adotam. Este estudo oferece contribuições acadêmicas e gerenciais significativas. As contribuições acadêmicas ajudam a aprimorar o conhecimento sobre a educação corporativa e a promover novas áreas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento do capital intelectual nas organizações. Do ponto de vista gerencial, as contribuições deste estudo fornecem orientação prática para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de educação corporativa, contribuindo para o sucesso das organizações financeiras. Palavras-chave: Estratégia. Educação Corporativa. Universidade Corporativa. Capital Intelectual.This study aimed to understand how corporate education, through corporate universities, contributes as an organizational strategy for the development of intellectual capital within financial institutions. The organizational strategy anchored in the use of a culture of continuous learning, as employed by Corporate Universities (CU), is based on the premises of generating, absorbing, enhancing, and disseminating knowledge in the pursuit of strengthening the organization's intangible value. Thus, the strengthening of its Intellectual Capital (IC) was analyzed through qualitative research involving interviews with managers of financial institutions in the northeastern region of Brazil. The results show that the concept and practice of strategic actions generated through Corporate Education align closely with the literature, with particular emphasis on some difficulties related to the internal and external aspects of Corporate Universities. The strategic vision of the business enables the identification of gaps that can be filled by CU action, resulting in the robustness of the organization's IC, leading to innovation and adding value to the company. Therefore, it was concluded that corporate universities play a vital role in promoting the development of intellectual capital, serving as a valuable asset for organizations and playing a fundamental role in formulating effective business strategies for the success of adopting financial institutions. This study provides significant academic and managerial contributions. Academic contributions help enhance knowledge about corporate education and promote new areas of research related to intellectual capital development in organizations. From a managerial perspective, the contributions of this study provide practical guidance for the development and improvement of corporate education programs, contributing to the success of financial organizations. Keywords: Strategy. Corporative Education. Corporate University. Intellectual CapitalA Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 1837/24 em 12/01/2024.Oliveira, Oderlene Vieira deSouza, Lucas Lopes Ferreira deMatos, Fátima Regina NeyUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasPatrício, Sylmara Giselle Holanda Ferreira2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf90f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582694https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32886porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T18:53:31Zoai::582694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-12T18:53:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
title |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
spellingShingle |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual Patrício, Sylmara Giselle Holanda Ferreira Educação corporativa Estrategia corporativa Estrategia empresarial |
title_short |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
title_full |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
title_fullStr |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
title_full_unstemmed |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
title_sort |
A educação corporativa como estratégia para o desenvolvimento de capital intelectual |
author |
Patrício, Sylmara Giselle Holanda Ferreira |
author_facet |
Patrício, Sylmara Giselle Holanda Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Oderlene Vieira de Souza, Lucas Lopes Ferreira de Matos, Fátima Regina Ney Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Sylmara Giselle Holanda Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação corporativa Estrategia corporativa Estrategia empresarial |
topic |
Educação corporativa Estrategia corporativa Estrategia empresarial |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral averiguar como a educação corporativa, por meio das universidades corporativas, vem contribuindo como estratégia organizacional para o desenvolvimento de capital intelectual dentro das instituições financeiras. A estratégia organizacional ancorada no proveito da cultura de aprendizagem continuada, utilizada pelas Universidades Corporativas (UC), se baseiam nas premissas de gerar, absorver, aprimorar e disseminar conhecimentos na busca por robustecer o valor intangível da organização. Logo, o fortalecimento do seu Capital Intelectual (CI), foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa em que se fez uso de entrevistas com gestores de instituições financeiras da região nordeste do Brasil. Os resultados mostram que o conceito e prática das ações estratégicas geradas a partir da Educação Corporativa estão bem próximos da literatura, com destaque a algumas dificuldades relacionadas à ordem interna e externa das Universidades Corporativas. A visão estratégica dos negócios possibilita a identificação das lacunas que poderão ser preenchidas pela ação da UC, gerando robustez do CI pertencente a organização, resultando em inovação e agregando valor a empresa. Desta forma, concluiu-se que as universidades corporativas desempenham um papel vital na promoção do desenvolvimento do capital intelectual, sendo um ativo valioso para as organizações, e desempenham um papel fundamental na formulação de estratégias de negócio eficazes para o sucesso das instituições financeiras que as adotam. Este estudo oferece contribuições acadêmicas e gerenciais significativas. As contribuições acadêmicas ajudam a aprimorar o conhecimento sobre a educação corporativa e a promover novas áreas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento do capital intelectual nas organizações. Do ponto de vista gerencial, as contribuições deste estudo fornecem orientação prática para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de educação corporativa, contribuindo para o sucesso das organizações financeiras. Palavras-chave: Estratégia. Educação Corporativa. Universidade Corporativa. Capital Intelectual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582694 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 90f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408714208870400 |