Validação clínica de óculos para imersão em realidade virtual durante o cateterismo venoso periférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiro, Jaiana Aline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589198
Resumo: O processo de punção venosa é um procedimento que se caracteriza pela colocação de um dispositivo no interior do vaso venoso, apesar dos inúmeros benefícios é capaz de desencadear crises de ansiedade e medo nos pacientes. Objetivou-se realizar a validação clínica da utilização do dispositivo do tipo óculos para imersão virtual com a prática de punção venosa periférica. Trata-se de um estudo metodológico de validação clínica, com abordagem qualitativa, realizada mediante a intervenção da utilização de óculos para imersão em realidade virtual durante o cateterismo venoso periférico utilizando para promoção da saúde dos pacientes atendidos no centro de infusão oncológico. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2023 a abril de 2024 em um hospital público localizado na cidade de Fortaleza. Foram selecionados nove pacientes de maneira aleatória que se encontrava em tratamento quimioterápico no centro de infusão. Cada paciente foi avaliado utilizando os óculos para imersão virtual em quatro encontros. Os critérios de inclusão foram pacientes em tratamento quimioterápico venoso com idade superior a 18 anos. Foram excluídos pacientes com cateter totalmente implantado. A intervenção aplicada foi à técnica de colocar um óculo para imersão virtual nos pacientes no momento da punção venosa periférica para quimioterapia. Os dados foram analisados por meio do software IRAMUTEQ. Obteve-se a Classificação Hierárquica Descendente para aferir os dados do dendrograma em função das classes geradas, desconsiderando as palavras com X² < 3,80 (p < 0,05). Posteriormente, foi realizada a Análise Fatorial por Correspondência e gerado a nuvem de palavras e o a similitude das palavras. O conteúdo analisado foi categorizado em quatro classes: Classe 1 - Expressão de bem estar com a utilização da tecnologia de imersão virtual, com 10 ST (28,57%); Classe 2 – Utilização inicial dos óculos virtual, com 7 ST (20%); Classe 3 – Experiência da imersão em realidade virtual para minimizar estresse e dor na punção venosa, com 11 ST (31,43%); e Classe 4 – Recomendação da tecnologia pelos pacientes que utilizaram os óculos virtual, com 7 ST (20%). O dendrograma permitiu a visualização das relações entre as classes e as principais palavras de cada uma. Foi realizada a validação clínica da utilização do dispositivo do tipo óculos para imersão virtual com a prática de punção venosa periférica e foi constatado que a intervenção foi capaz de proporcionar novas experiências com implicações positivas ao nível cognitivo promovendo emoções positivas, diminuindo o stress, ansiedade e dor relacionados a punção venosa periférica. Descritores: Enfermagem; Realidade Virtual; Tecnologia
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Foram selecionados nove pacientes de maneira aleatória que se encontrava em tratamento quimioterápico no centro de infusão. Cada paciente foi avaliado utilizando os óculos para imersão virtual em quatro encontros. Os critérios de inclusão foram pacientes em tratamento quimioterápico venoso com idade superior a 18 anos. Foram excluídos pacientes com cateter totalmente implantado. A intervenção aplicada foi à técnica de colocar um óculo para imersão virtual nos pacientes no momento da punção venosa periférica para quimioterapia. Os dados foram analisados por meio do software IRAMUTEQ. Obteve-se a Classificação Hierárquica Descendente para aferir os dados do dendrograma em função das classes geradas, desconsiderando as palavras com X² < 3,80 (p < 0,05). Posteriormente, foi realizada a Análise Fatorial por Correspondência e gerado a nuvem de palavras e o a similitude das palavras. O conteúdo analisado foi categorizado em quatro classes: Classe 1 - Expressão de bem estar com a utilização da tecnologia de imersão virtual, com 10 ST (28,57%); Classe 2 – Utilização inicial dos óculos virtual, com 7 ST (20%); Classe 3 – Experiência da imersão em realidade virtual para minimizar estresse e dor na punção venosa, com 11 ST (31,43%); e Classe 4 – Recomendação da tecnologia pelos pacientes que utilizaram os óculos virtual, com 7 ST (20%). O dendrograma permitiu a visualização das relações entre as classes e as principais palavras de cada uma. Foi realizada a validação clínica da utilização do dispositivo do tipo óculos para imersão virtual com a prática de punção venosa periférica e foi constatado que a intervenção foi capaz de proporcionar novas experiências com implicações positivas ao nível cognitivo promovendo emoções positivas, diminuindo o stress, ansiedade e dor relacionados a punção venosa periférica. Descritores: Enfermagem; Realidade Virtual; TecnologiaThe venipuncture process is a procedure characterized by the placement of a device inside the venous vessel, despite the numerous benefits, it is capable of triggering attacks of anxiety and fear in patients. The objective was to carry out clinical validation of the use of a glasses-type device for virtual immersion with the practice of peripheral venipuncture. This is a methodological study of clinical validation, with a qualitative approach, carried out through the intervention of using glasses for immersion in virtual reality during peripheral venous catheterization used to promote the health of patients treated at the oncology infusion center. The research was carried out from November 2023 to April 2024 in a public hospital located in the city of Fortaleza. Nine patients were selected at random who were undergoing chemotherapy treatment at the infusion center. Each patient was evaluated using virtual immersion glasses in four meetings. The inclusion criteria were patients undergoing intravenous chemotherapy treatment aged over 18 years. Patients with a fully implanted catheter were excluded. The intervention applied was the technique of placing an oculus for virtual immersion in patients at the time of peripheral venipuncture for chemotherapy. The data were analyzed using the IRAMUTEQ software. The Descending Hierarchical Classification was obtained to measure the dendrogram data according to the generated classes, disregarding words with X² < 3.80 (p < 0.05). Subsequently, Correspondence Factor Analysis was carried out and the word cloud and word similarity were generated. The analyzed content was categorized into four classes: Class 1 - Expression of well-being using virtual immersion technology, with 10 ST (28.57%); Class 2 – Initial use of virtual glasses, with 7 ST (20%); Class 3 – Virtual reality immersion experience to minimize stress and pain during venipuncture, with 11 ST (31.43%); and Class 4 – Recommendation of the technology by patients who used the virtual glasses, with 7 ST (20%). The dendrogram allowed visualization of the relationships between classes and the main words of each one. Clinical validation of the use of the glasses- type device for virtual immersion was carried out with the practice of peripheral venipuncture and it was found that the intervention was capable of providing new experiences with positive implications at the cognitive level, promoting positive emotions, reducing stress, anxiety and pain related to peripheral venipuncture. Descriptors: Nursing; Virtual reality; Technology.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 45921/24 em 19/07/2024.Studart, Rita Mônica BorgesProbo, Debora Rodrigues GuerraBonfim, Isabela MeloUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemMedeiro, Jaiana Aline2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf40f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589198https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/36819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T09:29:07Zoai::589198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-09-09T09:29:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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