Modelos relacionais e sua predominância sobre diferentes gerações de liderança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127145 |
Resumo: | A liderança é um conceito com diferentes e antigas definições; envolve estilos, características de personalidade, redes de relacionamentos. Mas como líderes de diferentes gerações se relacionam com seus liderados? No caminho inverso a outras pesquisas, que abordam as relações entre líderes atuando com subordinados de gerações diversas, o presente estudo procura identificar, entre líderes de diferentes gerações, conforme suas interações no ambiente da Indústria Farmacêutica, comportamentos vinculados à Teoria dos Modelos Relacionais, a qual mostra que comportamentos dos indivíduos assumem significado social no contexto das relações e está definida em quatro modelos: Compartilhamento Comunitário, Ranking de Autoridade, Correspondência de Igualdade e Precificação de Mercado. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa visando compreender os modelos relacionais de cada geração de líderes e descritiva como forma de observar as características de cada modelo por geração, analisando também as relações sob a ótica de líderes e liderados. Os resultados demonstraram que o modelo relacional predominante entre as diferentes gerações de líderes da Indústria Farmacêutica foi o de Correspondência de Igualdade (CI), mas outros podem se manifestar, dependendo da característica central, foco das interações entre Gerentes Baby Boomers ou Geração X com seus Representantes de Vendas. O estudo contribui para seu campo científico quando derruba a suposição de que os gestores interagem seguindo uma hierarquia assimétrica, em uma organização linear, como no modelo Ranking de Autoridade (RA). Palavras-chave: Modelos relacionais. Estilos de liderança. Liderança e gerações. |
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Modelos relacionais e sua predominância sobre diferentes gerações de liderançaLiderança (Administração)Administração de empresasA liderança é um conceito com diferentes e antigas definições; envolve estilos, características de personalidade, redes de relacionamentos. Mas como líderes de diferentes gerações se relacionam com seus liderados? No caminho inverso a outras pesquisas, que abordam as relações entre líderes atuando com subordinados de gerações diversas, o presente estudo procura identificar, entre líderes de diferentes gerações, conforme suas interações no ambiente da Indústria Farmacêutica, comportamentos vinculados à Teoria dos Modelos Relacionais, a qual mostra que comportamentos dos indivíduos assumem significado social no contexto das relações e está definida em quatro modelos: Compartilhamento Comunitário, Ranking de Autoridade, Correspondência de Igualdade e Precificação de Mercado. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa visando compreender os modelos relacionais de cada geração de líderes e descritiva como forma de observar as características de cada modelo por geração, analisando também as relações sob a ótica de líderes e liderados. Os resultados demonstraram que o modelo relacional predominante entre as diferentes gerações de líderes da Indústria Farmacêutica foi o de Correspondência de Igualdade (CI), mas outros podem se manifestar, dependendo da característica central, foco das interações entre Gerentes Baby Boomers ou Geração X com seus Representantes de Vendas. O estudo contribui para seu campo científico quando derruba a suposição de que os gestores interagem seguindo uma hierarquia assimétrica, em uma organização linear, como no modelo Ranking de Autoridade (RA). Palavras-chave: Modelos relacionais. Estilos de liderança. Liderança e gerações.Leadership is a concept with different and old definitions; it involves styles, personality characteristics, relationship networks. But how do leaders from different generations relate to their followers? In the opposite way to other researches, which address the relationships between leaders working with subordinates of different generations, this study seeks to identify, among leaders of different generations, according to their interactions in the Pharmaceutical Industry, behaviors linked to the Theory of Relational Models, the which shows that the behavior of individuals assumes social meaning in the context of relationships and is defined in four models: Community Sharing, Authority Ranking, Equality Correspondence and Market Pricing. The research presents a qualitative approach aiming to understand the relational models of each generation of leaders and descriptive as a way to observe the characteristics of each model per generation, also analyzing the relationships from the perspective of leaders and led. The results showed that the predominant relational model among the different generations of Pharmaceutical Industry leaders was the Equality Matching (CI), but others can manifest themselves, depending on the central characteristic, focus of interactions between Baby Boomers or Generation X managers with their sales representatives. The study contributes to its scientific field when it overturns the assumption that managers interact following an asymmetric hierarchy, in a linear organization, as in the Ranking of Authority (RA) model. Keywords: Relational models. Leadership styles. Leadership and generations.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 80865/21 em 30/11/2021Mascena, Keysa Manuela Cunha deDuarte, Marcia de FreitasStocker, FabricioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasViana, Cristiane Maria Galvão2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127145https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26460porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::127145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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