Do caos à obra: desvelando afetos nos processos criativos de artistas visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Francisca Paula Viana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/122730
Resumo: Os afetos têm sido estudados nos processos criativos juntamente com outros processos mentais, como os cognitivos. Embora já haja estudos conclusivos sobre os aspectos cognitivos dos processos criativos, não há resultados conclusivos no que concerne aos afetos. Assim, lançou-se a partir da pergunta disparadora "quais os afetos que influenciam os processos criativos de artistas visuais fortalezenses?" a proposta de estudar a influência dos afetos nos processos criativos, com o objetivo geral de identificar os afetos vivenciados em processos criativos. O percurso metodológico se deu a partir do enfoque qualitativo de viés etnográfico. De modo a atender aos objetivos, a pesquisa foi dividida em um Estudo com dois momentos. O Estudo 1 teve o objetivo de apreender o contexto no qual se inserem os artistas visuais fortalezenses, registrar uma descrição breve dos seus processos criativos e identificar os afetos listados como vivenciados durante os processos. O Estudo de caso ocorreu a partir de demarcadores da etnografia e teve o objetivo de trazer uma compreensão mais ampla dos fenômenos observados no primeiro momento do Estudo 1. Foram definidos como participantes desta pesquisa artistas visuais fortalezenses. A coleta de dados no Estudo 1 se deu a partir de perguntas disparadoras organizadas através do recurso Google Formulários e a coleta de dados no Estudo de caso se deu a partir da observação participante, da entrevista e do diário de campo. A análise do material obtido teve finalidade de classificar os dados através de códigos numéricos ou linguísticos, com sistematização em unidades temáticas. O Estudo 1 valeu-se do uso do software SPSS e o software Iramuteq, enquanto que o Estudo de caso utilizou o software Iramuteq para as entrevistas e a análise dos relatos etnográfico. Dentre os resultados, foi possível verificar que os processos criativos descritos pelos (as) artistas visuais são entendidos como meios de produção e de trabalho, através dos quais se transmite uma mensagem. Palavras-chave: Criatividade; Processos criativos; Afetos; Artistas visuais.
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O Estudo 1 teve o objetivo de apreender o contexto no qual se inserem os artistas visuais fortalezenses, registrar uma descrição breve dos seus processos criativos e identificar os afetos listados como vivenciados durante os processos. O Estudo de caso ocorreu a partir de demarcadores da etnografia e teve o objetivo de trazer uma compreensão mais ampla dos fenômenos observados no primeiro momento do Estudo 1. Foram definidos como participantes desta pesquisa artistas visuais fortalezenses. A coleta de dados no Estudo 1 se deu a partir de perguntas disparadoras organizadas através do recurso Google Formulários e a coleta de dados no Estudo de caso se deu a partir da observação participante, da entrevista e do diário de campo. A análise do material obtido teve finalidade de classificar os dados através de códigos numéricos ou linguísticos, com sistematização em unidades temáticas. O Estudo 1 valeu-se do uso do software SPSS e o software Iramuteq, enquanto que o Estudo de caso utilizou o software Iramuteq para as entrevistas e a análise dos relatos etnográfico. Dentre os resultados, foi possível verificar que os processos criativos descritos pelos (as) artistas visuais são entendidos como meios de produção e de trabalho, através dos quais se transmite uma mensagem. Palavras-chave: Criatividade; Processos criativos; Afetos; Artistas visuais.Affects have been studied in creative processes along with other mental processes, such as cognitive processes. Although there are already conclusive studies on the cognitive aspects of creative processes, studies on affect in this matter present inconclusive results. Thus, it was launched through the question "what are the affects that influence Fortaleza's visual artists creative processes?" a proposal to study about the influence of affections in the creative processes, with the general objective of identifying the affects experienced in the processes. The methodological course was based on the qualitative approach of ethnographic view. In order to meet the objectives, the research was divided into two studies. Study 1 had the objective of apprehending the context in which Fortaleza's visual artists are inserted, recording a brief description of their creative processes and identifying the affections listed as experienced during the processes. The Case Study was based on ethnographic markers and aimed to bring a broader understanding of the phenomena observed in the first moment of Study 1. It was defined as participants in this study visual artists from Fortaleza, Ceará, Brazil. Data collection in Study 1 was based on triggering questions organized through the Google Forms and data collection in Case study was based on participant observation, interview, and field diary. Data analysis was carried out in Study 1, seeking to classify the data through numerical or linguistic codes, systematizing in thematic units using SPSS software and Iramuteq software. In Case study, with the same objectives of Study 1, the Iramuteq software was used for the interviews and the analysis of the ethnographic reports. Among the results, it was possible to verify that the creative processes described by the visual artists are understood as means of production and work, through which a message is transmitted. Keywords: creativity, creative processes, affects visual artists.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 141899/19Martins, José Clerton de OliveiraMartins, José Clerton de OliveiraFerreira, Karla Patricia MartinsSolari, Pablo MañiéUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaMendes, Francisca Paula Viana2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/122730https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23405porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T22:13:32Zoai::122730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T22:13:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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