Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Naomi [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barcelar, Jenis [UNESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251418
Resumo: Esta pesquisa apresenta nossas experiências didáticas como arte-educadoras no escopo do ensino não formal, atravessadas pela compreensão e investigação do conceito de Afeto na filosofia, na educação e nas artes visuais. Partimos da hipótese de que o afeto e a prática artística são agentes de revolução política e social, com reverberações coletivas e individuais. A partir de duas oficinas, Caminhos Possíveis: Intervenções em Fotografias e Caminhos Possíveis: Intervenções em Livros, a pesquisa investiga as potencialidades poéticas e afetivas da fotografia, da escrita e do livro, como suporte para intervenções e criações artísticas e como agentes dessas mudanças, tocando as subjetividades individuais, bem como produzindo efeitos que podem se expandir para o coletivo. Seguimos então, com um olhar sensível para o ensino-aprendizado, estimuladas por perguntas acerca das percepções e das relações que nos atravessam, a fim de olhar para novas perspectivas didáticas.
id UNSP_fcfd28ebe500fcd3d91659d138ef26aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251418
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artísticaBetween the imaginary and the poetic: affection as a possible path in art educationArte - Estudo e ensinoArte na educaçãoEducadorasAfeto (Psicologia)Esta pesquisa apresenta nossas experiências didáticas como arte-educadoras no escopo do ensino não formal, atravessadas pela compreensão e investigação do conceito de Afeto na filosofia, na educação e nas artes visuais. Partimos da hipótese de que o afeto e a prática artística são agentes de revolução política e social, com reverberações coletivas e individuais. A partir de duas oficinas, Caminhos Possíveis: Intervenções em Fotografias e Caminhos Possíveis: Intervenções em Livros, a pesquisa investiga as potencialidades poéticas e afetivas da fotografia, da escrita e do livro, como suporte para intervenções e criações artísticas e como agentes dessas mudanças, tocando as subjetividades individuais, bem como produzindo efeitos que podem se expandir para o coletivo. Seguimos então, com um olhar sensível para o ensino-aprendizado, estimuladas por perguntas acerca das percepções e das relações que nos atravessam, a fim de olhar para novas perspectivas didáticas.This research presents our didactic experiences as art educators within the scope of non-formal education, guided by an understanding and investigation of the concept of Affection in philosophy, education, and visual arts. We start from the hypothesis that affection and artistic practice are agents of political and social revolution, with collective and individual reverberations. Through two workshops, "Possible Paths: Interventions in Photography" and "Possible Paths: Interventions in Books," the research explores the poetic and affective potential of photography, writing, and books as mediums for artistic interventions and creations, as well as agents of these changes, touching individual subjectivities while producing effects that can extend to the collective. We proceed with a sensitive approach to teaching and learning, driven by questions about the perceptions and relationships that intersect with us, in order to explore new didactic perspectives.Questa ricerca presenta le nostre esperienze didattiche come educatori artistici nel contesto dell'insegnamento non formale, guidate dalla comprensione e dall'indagine del concetto di Affetto nella filosofia, nell'educazione e nelle arti visive. Partiamo dall'ipotesi che l'affetto e la pratica artistica siano agenti di rivoluzione politica e sociale, con riverberi collettivi e individuali. Attraverso due laboratori, "Possibili Percorsi: Interventi nella Fotografia" e "Possibili Percorsi: Interventi nei Libri", la ricerca esplora il potenziale poetico e affettivo della fotografia, della scrittura e dei libri come mezzi per interventi artistici e creazioni, nonché agenti di questi cambiamenti, toccando le soggettività individuali mentre producono effetti che possono estendersi al collettivo. Proseguiamo con un approccio sensibile all'insegnamento e all'apprendimento, guidati da domande sulle percezioni e sulle relazioni che ci attraversano, al fine di esplorare nuove prospettive didattiche.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pedrosa, Renata [UNESP]Instituto de ArtesLustosa, Naomi [UNESP]Barcelar, Jenis [UNESP]2023-11-22T16:24:16Z2023-11-22T16:24:16Z2023-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLUSTOSA, Naomi; BARCELAR, Jenis. Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:06:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:32.087521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
Between the imaginary and the poetic: affection as a possible path in art education
title Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
spellingShingle Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
Lustosa, Naomi [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educadoras
Afeto (Psicologia)
title_short Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
title_full Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
title_fullStr Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
title_full_unstemmed Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
title_sort Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística
author Lustosa, Naomi [UNESP]
author_facet Lustosa, Naomi [UNESP]
Barcelar, Jenis [UNESP]
author_role author
author2 Barcelar, Jenis [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrosa, Renata [UNESP]
Instituto de Artes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa, Naomi [UNESP]
Barcelar, Jenis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educadoras
Afeto (Psicologia)
topic Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educadoras
Afeto (Psicologia)
description Esta pesquisa apresenta nossas experiências didáticas como arte-educadoras no escopo do ensino não formal, atravessadas pela compreensão e investigação do conceito de Afeto na filosofia, na educação e nas artes visuais. Partimos da hipótese de que o afeto e a prática artística são agentes de revolução política e social, com reverberações coletivas e individuais. A partir de duas oficinas, Caminhos Possíveis: Intervenções em Fotografias e Caminhos Possíveis: Intervenções em Livros, a pesquisa investiga as potencialidades poéticas e afetivas da fotografia, da escrita e do livro, como suporte para intervenções e criações artísticas e como agentes dessas mudanças, tocando as subjetividades individuais, bem como produzindo efeitos que podem se expandir para o coletivo. Seguimos então, com um olhar sensível para o ensino-aprendizado, estimuladas por perguntas acerca das percepções e das relações que nos atravessam, a fim de olhar para novas perspectivas didáticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22T16:24:16Z
2023-11-22T16:24:16Z
2023-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUSTOSA, Naomi; BARCELAR, Jenis. Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251418
identifier_str_mv LUSTOSA, Naomi; BARCELAR, Jenis. Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724839694336