Dispositivos visuais como apoio para terapia assistencial da enfermagem aos pacientes atendidos na emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Barbarah Nogueira Rebouças
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129282
Resumo: A realidade virtual (RV) está sendo utilizada como uma técnica adjunta não farmacológica, que promove relaxamento e distração e pode modificar cognições e comportamentos que influenciam na ansiedade e na dor. Objetivou-se validar conteúdo para dispositivo visual de imersão em realidade virtual, como apoio para terapia assistencial de enfermagem aos pacientes atendidos na emergência. Trata-se, de uma pesquisa metodológica para validação de dispositivo visual (tipo óculos virtuais), como apoio para terapia assistencial aos pacientes atendidos na emergência. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa; levantamento bibliográfico mediante revisão integrativa; curadoria de vídeos e validação de conteúdo por expertises na área. O levantamento bibliográfico foi mediante uma revisão integrativa estruturada para subsidiar as evidências encontradas na literatura sobre o uso da RV. Os principais resultados observados indicaram que, a RV promoveu a distração da percepção álgica e diminuição da ansiedade em diversos cenários. Mediante a curadoria de vídeos foi eleita para imersão virtual, o vídeo que promove a sensação de estar mergulhando no fundo do mar. A validade de conteúdo do vídeo selecionado foi analisada em quatro domínios: Objetivos, Conceito de ideia, Estrutura e apresentação e Relevância. Os domínios Estrutura e Apresentação e Relevância apresentaram IVC = 1,00; o domínio Objetivos teve IVC = 0,97 e o Relevância, IVC = 0,94. Desta forma, o IVC total foi de 0,98, o que garante a validade do conteúdo para imersão virtual. Na análise binomial, todos os itens apresentaram p>0,05, indicando a concordância entre os juízes e constatando a validação do vídeo para ser utilizado na imersão virtual. O conteúdo do vídeo foi validado e recomendado para utilização em dispositivo visual de imersão em realidade virtual como apoio para terapia assistencial de enfermagem aos pacientes atendidos na emergência. Palavras-chave: Enfermagem. Emergência. Realidade Virtual.
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O levantamento bibliográfico foi mediante uma revisão integrativa estruturada para subsidiar as evidências encontradas na literatura sobre o uso da RV. Os principais resultados observados indicaram que, a RV promoveu a distração da percepção álgica e diminuição da ansiedade em diversos cenários. Mediante a curadoria de vídeos foi eleita para imersão virtual, o vídeo que promove a sensação de estar mergulhando no fundo do mar. A validade de conteúdo do vídeo selecionado foi analisada em quatro domínios: Objetivos, Conceito de ideia, Estrutura e apresentação e Relevância. Os domínios Estrutura e Apresentação e Relevância apresentaram IVC = 1,00; o domínio Objetivos teve IVC = 0,97 e o Relevância, IVC = 0,94. Desta forma, o IVC total foi de 0,98, o que garante a validade do conteúdo para imersão virtual. Na análise binomial, todos os itens apresentaram p>0,05, indicando a concordância entre os juízes e constatando a validação do vídeo para ser utilizado na imersão virtual. O conteúdo do vídeo foi validado e recomendado para utilização em dispositivo visual de imersão em realidade virtual como apoio para terapia assistencial de enfermagem aos pacientes atendidos na emergência. Palavras-chave: Enfermagem. Emergência. Realidade Virtual.Virtual reality (VR) is being used as a non-pharmacological adjunct technique, which promotes relaxation and distraction and can modify cognitions and behaviors that influence anxiety and pain. The objective was to validate content for a visual immersion device in virtual reality as a support for nursing care therapy for patients treated in the emergency room. This is methodological research for the validation of a visual device (like virtual glasses) as a support for assistance therapy for patients seen in the emergency room. The study was developed in four stages: 1- project submission to the Research Ethics Committee; 2- bibliographic survey through integrative review; 3- video curation and 4- content validation by experts in the area. The bibliographic survey was carried out through an integrative review structured to support the evidence found in the literature on the use of VR. The main results observed indicated that VR promoted the distraction of pain perception and decreased anxiety in different scenarios. Through the curatorship of videos, the video that promotes the sensation of diving to the bottom of the sea was chosen for virtual immersion. The content validity of the selected video was analyzed in four domains: Objectives, Concept of idea, Structure and presentation and Relevance. The Structure and presentation and Relevance domains presented CVI = 1.00; the Objectives domain had a CVI = 0.97 and the Relevance domain had a CVI = 0.94. Thus, the total CVI was 0.98, which guarantees the validity of the content for virtual immersion. In the binomial analysis, all items had p>0.05, indicating agreement between the judges and confirming the validation of the video to be used in virtual immersion. The video content was validated and recommended for use in a virtual reality immersion visual device as support for nursing care therapy for patients treated in the emergency room. Keywords: Nursing. Emergency. Virtual reality.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 12063/23 em 16/02/2023No dia 22/12/2023, através da CI 12063/23 foi solicitado a mudança de arquivo da Dissertação no Minio e a correção dos dados de descrição bibliográfica.Studart, Rita Mônica BorgesSilva, Anna Paula Sousa daBonfim, Isabela MeloUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemParente, Barbarah Nogueira Rebouças2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf64f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129282https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32566porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T17:16:06Zoai::129282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-17T17:16:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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