Uso de realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248338 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. |
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Uso de realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem: revisão integrativaRealidade VirtualTreinamento por simulaçãoEducação em enfermagemTecnologia EducacionalInformática em enfermagemTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.Introdução: Simulações são um processo de educação cognitiva e comportamental que recria uma situação real em ambiente artificial, a fim de promover aprendizagem significativa. Dentre os diferentes tipos de simulações realizadas a partir de computadores, a simulação por realidade virtual recebe destaque por promover a imersão do estudante em ambiente clínico tridimensional realista, de alta interatividade, seguro e controlado. Objetivo: Analisar os resultados disponíveis na literatura sobre o uso da realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada de fevereiro a junho/2023, a partir da busca em 9 bases de dados. O desenvolvimento do estudo seguiu seis etapas: 1) elaboração da pergunta norteadora; 2) busca ou amostragem na literatura; 3) coleta de dados; 4) análise crítica dos estudos incluídos; 5) discussão dos resultados; 6) apresentação da revisão integrativa. Como critérios de inclusão foram definidos: estudos publicados de abril/2019 a abril/2023. Como critérios de inclusão foram definidos: artigos de pesquisas dentro do recorte temporal de Abril de 2019 à Abril de 2023; publicados nos idiomas inglês, espanhol e português; disponíveis em texto completo; e que aplicaram a realidade virtual e avaliaram a aprendizagem de estudantes de enfermagem. Foram excluídos: publicações fora da temática, que não avaliaram a aprendizagem em estudantes de enfermagem; resumo em anais de evento, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, livros, revisão de literatura; artigos sem acesso gratuito; publicações em outros idiomas ou área; e publicações duplicadas. Os resultados são apresentados em quadros e de modo descritivo a partir de duas categorias de análise que emergiram a partir dos resultados. Resultados: Foram encontrados 184 estudos, selecionados 154 conforme título e resumo, dos quais foram excluídos 128, sendo a amostra final de 29 estudos incluídos e analisados. Os países com maior número de publicações foram Coréia do Sul e China. A maior concentração de publicações ocorreu de 2020 a 2022, possivelmente devido a ampliação do uso de recursos informatizados durante a pandemia da Covid-19 Ainda, as tecnologias mais usadas são as simulações de ambiente virtual por meio do Head-MontedDisplays e os Jogos. Os resultados se concentraram na utilização da realidade virtual para treinamento de habilidades técnicas e não técnicas do enfermeiro e segurança do paciente As categorias que emergiram das foram: Impactos do uso da realidade virtual no processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem; e Desafios do uso da realidade virtual como metodologia de ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem. Considerações finais: Os resultados demonstraram que a realidade virtual é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem e seus impactos nesse processo foram significativos. A simulação por realidade virtual responde às necessidades identificadas em relação a implementação de ferramentas educacionais ativas que possibilitam a participação dos estudantes na construção do conhecimento, sua eficácia repercute significativamente na consolidação do enfermeiro em formação. Sua utilização traz consigo desafios a serem ultrapassados, fator que abre espaço para que mais estudos em relação à temática sejam desenvolvidos.Introduction: Simulations are a cognitive and behavioural education process that recreates a real situation in an artificial environment in order to promote meaningful learning. Among the different types of simulations carried out using computers, virtual reality simulation is highlighted for promoting student immersion in a realistic, highly interactive, safe and controlled three-dimensional clinical environment. Objective: To analyse the results available in the literature on the use of virtual reality in the teaching and learning process of nursing students. Method: Integrative literature review, carried out from February to June/2023, based on a search in 9 databases. The development of the study followed six stages: 1) elaboration of the guiding question; 2) search or sampling in the literature; 3) data collection; 4) critical analysis of the included studies; 5) discussion of results; 6) presentation of the integrative review. As inclusion criteria were defined: studies published from April/2019 to April/2023. As inclusion criteria were defined: research articles within the time frame from April 2019 to April 2023; published in English, Spanish and Portuguese; available in full text; and who applied virtual reality and evaluated the learning of nursing students. The following were excluded: publications outside the theme, which did not assess learning in nursing students; summary in event annals, dissertations, theses, course conclusion works, books, literature review; articles without free access; publications in other languages or areas; and duplicate publications. The results are presented in tables and in a descriptive way from two categories of analysis that emerged from the results. Results: 184 studies were found, 154 were selected according to title and abstract, of which 128 were excluded, with a final sample of 29 studies included and analysed. The countries with the highest number of publications were South Korea and China. The highest concentration of publications occurred from 2020 to 2022, possibly due to the increased use of computerized resources during the Covid-19 pandemic. The results focused on the use of virtual reality for training technical and nontechnical skills of nurses and patient safety. The categories that emerged were Impacts of the use of virtual reality on the learning process of nursing students; and Challenges of using virtual reality as a teaching and learning methodology for nursing students. Final considerations: The results showed that virtual reality is an effective methodology in the teaching and learning process in nursing, and its impacts on this process were significant. Virtual reality simulation responds to the needs identified in relation to the implementation of active educational tools that enable the participation of students in the construction of knowledge, its effectiveness has a significant impact on the consolidation of nurses in training. Its use brings with it challenges to be overcome, a factor that opens space for further studies on the subject to be developed.Florianópolis, SC.Alvarez, Ana GrazielaUniversidade Federal de Santa Catarina.Capingana, Isoldina Ngueve Chindemba2023-07-07T18:19:27Z2023-07-07T18:19:27Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248338Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-07T18:19:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248338Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-07T18:19:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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