SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning. |
id |
UFOR_1b07fb9e68005cb757340240b348b597 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::102490 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagemInternetEducação a distânciaAprendizagemNeste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning.In this paper, we present a social application model in an attempt to improve the teaching / learning using a system developed especially for this purpose, using the programming language C #, with possible access for computers, tablets and mobile phones with Internet access. The methodology adopted is based on the use of a system of questions and answers supplied by the students and managed by the teacher, designed to meet preliminary information through supervised entries features. These features were developed after the study of the major reasons why the current information systems present shortcomings in the transfer of information. For validation of this system, we selected a group of students and teachers, while using the system was generated sufficient data to at the end of a period of time, confront the study time information, time making questions, time answering and notes with the traditional teaching model in classroom and work at home. In addition to these data, each system user responded to a questionnaire on the use of the system and its opinion about use. Keywords: Distance education. Social function of education. E-Learning.Duarte, João Batista FurlanDuarte, João Batista FurlanRibeiro, Júlio WilsonPinheiro, Plácido RogérioViana, Mateus MoscaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaValério, Lenilson Pinheiro2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11680Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94102porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::102490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
title |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
spellingShingle |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem Valério, Lenilson Pinheiro Internet Educação a distância Aprendizagem |
title_short |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
title_full |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
title_fullStr |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
title_sort |
SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem |
author |
Valério, Lenilson Pinheiro |
author_facet |
Valério, Lenilson Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, João Batista Furlan Duarte, João Batista Furlan Ribeiro, Júlio Wilson Pinheiro, Plácido Rogério Viana, Mateus Mosca Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valério, Lenilson Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Educação a distância Aprendizagem |
topic |
Internet Educação a distância Aprendizagem |
description |
Neste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11680 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408699968159744 |