SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Lenilson Pinheiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning.
id UFOR_1b07fb9e68005cb757340240b348b597
oai_identifier_str oai::102490
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagemInternetEducação a distânciaAprendizagemNeste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning.In this paper, we present a social application model in an attempt to improve the teaching / learning using a system developed especially for this purpose, using the programming language C #, with possible access for computers, tablets and mobile phones with Internet access. The methodology adopted is based on the use of a system of questions and answers supplied by the students and managed by the teacher, designed to meet preliminary information through supervised entries features. These features were developed after the study of the major reasons why the current information systems present shortcomings in the transfer of information. For validation of this system, we selected a group of students and teachers, while using the system was generated sufficient data to at the end of a period of time, confront the study time information, time making questions, time answering and notes with the traditional teaching model in classroom and work at home. In addition to these data, each system user responded to a questionnaire on the use of the system and its opinion about use. Keywords: Distance education. Social function of education. E-Learning.Duarte, João Batista FurlanDuarte, João Batista FurlanRibeiro, Júlio WilsonPinheiro, Plácido RogérioViana, Mateus MoscaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaValério, Lenilson Pinheiro2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11680Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94102porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::102490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
title SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
spellingShingle SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
Valério, Lenilson Pinheiro
Internet
Educação a distância
Aprendizagem
title_short SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
title_full SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
title_fullStr SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
title_full_unstemmed SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
title_sort SAA - uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
author Valério, Lenilson Pinheiro
author_facet Valério, Lenilson Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, João Batista Furlan
Duarte, João Batista Furlan
Ribeiro, Júlio Wilson
Pinheiro, Plácido Rogério
Viana, Mateus Mosca
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Lenilson Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Educação a distância
Aprendizagem
topic Internet
Educação a distância
Aprendizagem
description Neste trabalho, apresenta-se um modelo de aplicativo social na tentativa de melhorar o ensino/aprendizado usando um sistema desenvolvido especialmente para este fim, utilizando a linguagem de programação C#, com possibilidade de acesso por computadores, tablets e celulares com acesso à Internet. A metodologia adotada baseia-se no uso de um sistema de perguntas e respostas alimentado pelos próprios alunos e gerenciado pelo professor, desenvolvido para suprir informações de caráter preliminar, através de funcionalidades de cadastros supervisionados. Tais funcionalidades foram desenvolvidas após o estudo dos principais motivos pelos quais os sistemas de informações atuais apresentarem deficiências na transferência de informações. Para validação desse sistema, foi selecionada uma turma de alunos e professores que durante a utilização do sistema geraram dados suficientes para, no final de um período de tempo, confrontar informações de tempo de estudo, realizando perguntas, respondendo e notas com o modelo de ensino tradicional dentro da sala de aula e com trabalhos em casa. Além destes dados, cada usuário do sistema respondeu a um questionário sobre a utilização do sistema e sua visão a respeito da utilização. Palavras-chave: Educação a distância. Função social da educação. E-Learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11680
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408699968159744