Construção e validação de cordel como tecnologia educativa para prevenção e cuidado do pé diabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Thais Milene
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129875
Resumo: No diabetes, as taxas elevadas de glicemia potencializam o risco de desenvolver complicações microvasculares e macrovasculares, sendo a mais comum, o pé diabético responsável por 40% a 70% das amputações de membros inferiores. Assim estratégias de educação em saúde são de grande importância, sendo o cordel uma tecnologia educativa, importante veículo de intermediação do conhecimento sobre medidas de autocuidado para prevenção, para o fortalecimento de saberes, valorização das identidades regionais e práticas dos familiares e pessoas com a doença. Objetivou-se construir e validar um cordel como tecnologia educativa para prevenção e cuidado do pé diabético. Um estudo metodológico foi realizado por plataforma online, através de formulário construído com auxílio do Google Forms, e envio de convite e materiais para validação pelos juízes por meio digital. Para construí o cordel foram realizadas as seguintes etapas: revisão integrativa e bibliográfica; escolha do conteúdo para compor as histórias do cenário do cordel e convite aos juízes para validação de conteúdo e aparência da tecnologia educativa. Os juízes que se enquadraram nos critérios de seleção foram convidados a participar do estudo através do envio de e-mail e mensagem pelo WhatsApp. Houve cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) assumindo-se concordância mínima de 0.80. Também foi aplicado o teste binomial para confirmação da concordância do IVC. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), aprovado sob o nº 5.100.589. A etapa da validação de conteúdo houve participação de 23 juízes (Enfermeiros) que responderam o instrumento enviado pela pesquisadora, de acordo com critérios estabelecidos por Jasper. Ao se avaliar o IVC dos itens do instrumento de validação de conteúdo e aparência do cordel, identificou-se que todos foram considerados validados, com IVC>0,80 e p>0,05. Ao avaliar o IVC dos itens do instrumento de validação pelo instrumento de clareza e relevância identificou-se que todos foram considerados validados, com IVC>0,98 e p>0,072. Todo o instrumento teve IVC=0,96 e p=0,133. O cordel construído e validado na presente pesquisa pode ser considerado de boa confiabilidade e fidedignidade, uma vez que, em todos os itens :conteúdo, linguagem, ilustrações gráficas, motivação, adequação cultural, obteve IVC acima de 0,90, bem como IVC total de 0,96. A avaliação dos juízes confirmou esse resultado, demonstrando que a tecnologia era inovadora, possuía linguagem de fácil compreensão e era relevante para assistência aos pacientes com diabetes. As limitações deste estudo foram não realização de validação clínica da tecnologia com o público-alvo e a validação do áudio cordel entre juízes e pessoas com diabetes. Recomenda-se para estudos futuros a validação do cordel escrito com os pacientes com diabetes, bem como adaptação e validação do cordel para pessoas com deficiência auditiva (áudio cordel) e visual (libras). Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Pé Diabético. Educação em Saúde.
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Um estudo metodológico foi realizado por plataforma online, através de formulário construído com auxílio do Google Forms, e envio de convite e materiais para validação pelos juízes por meio digital. Para construí o cordel foram realizadas as seguintes etapas: revisão integrativa e bibliográfica; escolha do conteúdo para compor as histórias do cenário do cordel e convite aos juízes para validação de conteúdo e aparência da tecnologia educativa. Os juízes que se enquadraram nos critérios de seleção foram convidados a participar do estudo através do envio de e-mail e mensagem pelo WhatsApp. Houve cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) assumindo-se concordância mínima de 0.80. Também foi aplicado o teste binomial para confirmação da concordância do IVC. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), aprovado sob o nº 5.100.589. A etapa da validação de conteúdo houve participação de 23 juízes (Enfermeiros) que responderam o instrumento enviado pela pesquisadora, de acordo com critérios estabelecidos por Jasper. Ao se avaliar o IVC dos itens do instrumento de validação de conteúdo e aparência do cordel, identificou-se que todos foram considerados validados, com IVC>0,80 e p>0,05. Ao avaliar o IVC dos itens do instrumento de validação pelo instrumento de clareza e relevância identificou-se que todos foram considerados validados, com IVC>0,98 e p>0,072. Todo o instrumento teve IVC=0,96 e p=0,133. O cordel construído e validado na presente pesquisa pode ser considerado de boa confiabilidade e fidedignidade, uma vez que, em todos os itens :conteúdo, linguagem, ilustrações gráficas, motivação, adequação cultural, obteve IVC acima de 0,90, bem como IVC total de 0,96. A avaliação dos juízes confirmou esse resultado, demonstrando que a tecnologia era inovadora, possuía linguagem de fácil compreensão e era relevante para assistência aos pacientes com diabetes. As limitações deste estudo foram não realização de validação clínica da tecnologia com o público-alvo e a validação do áudio cordel entre juízes e pessoas com diabetes. Recomenda-se para estudos futuros a validação do cordel escrito com os pacientes com diabetes, bem como adaptação e validação do cordel para pessoas com deficiência auditiva (áudio cordel) e visual (libras). Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Pé Diabético. Educação em Saúde.In diabetes, high blood glucose levels increase the risk of developing microvascular and macrovascular complications, the most common of which is the diabetic foot, responsible for 40% to 70% of lower limb amputations. Thus, health education strategies are of great importance, and the cordel is an educational technology, an important vehicle for intermediation of knowledge about self-care measures for prevention, for strengthening knowledge, appreciation of regional identities and practices of family members and people with the disease.The objective was to build and validate a cordel as educational technology for prevention and care of diabetic foot. A methodological study was carried out by online platform, through a form built with the help of Google Forms, sending the invitation and materials for validation to the judges by digital means. Data collection was performed through the following steps: literature review; invitation to the judges to validate the content and appearance of the Cordel. The judges who met the selection criteria were invited to participate in the study by sending an e-mail and a WhatsApp message. The Content Validity Index (CVI) was calculated assuming a minimum agreement of 0.80. The binomial test was also applied to confirm the agreement of the CVI. This project was submitted to the Ethics Committee of the University of Fortaleza (UNIFOR) and was approved under CAAE: 60517516.9.0000.5052. In the content validation stage there was participation of 23 judges (Nurses) who answered the instrument sent by the researcher, according to criteria established by Jasper. When evaluating the CVI of the items of the content and appearance validation instrument, we found that all were consideredvalidated, with CVI>0.80 and p>0.05. When evaluating the CVI of the items of the validation instrument by the clarity and relevance instrument it was identified that all were considered validated, with CVI>0.98 and p>0.072. The whole instrument had CVI=0.96 and p=0.133. The cordel built and validated in this research can be considered reliable and trustworthy, since in all items: content, language, graphic illustrations, motivation, cultural adequacy, it obtained a CVI above 0.90, as well as a total CVI of 0.96. The judges' evaluation confirmed this result, demonstrating that the technology was innovative, had an easy-to-understand language, and was relevant to the care of patients with diabetes. The limitations of this study were the lack of clinical validation of the technology with the target audience and the validation of the audio string among judges and people with diabetes. It is recommended for future studies the validation of the written cordel with patients with diabetes, as well as the adaptation and validation of the cordel for people with hearing ("audio cordel") and visual (libras) disabilities. Keywords: Diabetes Mellitus. Diabetic Foot. Health EducationA dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 36872/23 em 23/05/2023Queiroz, Danielle TeixeiraSouza, Sarah Maria FeitozaMaia, Aika Barros BarbosaRolim, Karla Maria CarneiroUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemRocha, Thais Milene2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129875https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28026porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T13:39:50Zoai::129875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T13:39:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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