Construção e validação do vídeo cordel "ô pé arretado" como tecnologia educativa para o pé diabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Railisse Freitas Do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128951
Resumo: O presente estudo tem o intuito de favorecer a mudança de comportamento em relação ao processo saúde-doença da pessoa com diabetes, de promover o controle dos fatores de risco para o pé diabético e contribuir para a adoção de estilo de vida saudável por meio do uso de uma tecnologia educativa e cultural como um vídeo-cordel. Para isso, teve-se como objetivo principal construir e validar um roteiro de vídeo-cordel como tecnologia educacional para a promoção da saúde e prevenção de agravos ao paciente com pé diabético. Estudo metodológico, com abordagem predominantemente quantitativo, com etapas: 1) ¿Compreendendo o Conteúdo; Revisão Narrativa¿; 2) ¿Construção e Teste-piloto do VídeoCordel ¿Ô pé arretado¿¿; 3) ¿Validação de Conteúdo e Aparência do roteiro para o VídeoCordel ¿Ô pé arretado¿ 4) Usabilidade do Vídeo-Cordel ¿Ô pé arretado¿ junto aos usuários da Atenção Primária em Saúde. A pesquisa foi formada por dois grupos de participantes: Grupo A: composto por 8 Acadêmicos de Enfermagem o Grupo B: composto por 6 experts nas temáticas: Diabetes Mellitus, Complicações associadas a DM como o pé diabético, APS, Estudos de Validação e Tecnologias em Saúde e cordelistas, captados por conveniência, através da técnica bola de neve. Com aprovação do CEP sob Parecer nº 5.175.955. Como resultados evidenciou-se: 1) A identificação do conteúdo se deu por meio de uma revisão narrativa com 20 evidências com destaque para: intervenções para o autocuidado, mudança de comportamento, melhoria da qualidade do estilo de vida, adesão terapêutica e utilização de estratégias para a prevenção de complicações. 2) Para a construção teve-se encontros virtuais com a cordelista para a elaboração da 1ª versão, após ajustes das pesquisadoras elaborou-se a 2ª versão, e logo após um teste- piloto para a validação do conteúdo com 8 acadêmicas de Enfermagem de modo a avaliar a viabilidade semântica e com 100% de concordância na simplicidade, clareza e relevância do conteúdo. Após a concordância semântica do texto-cordel pelos acadêmicos de Enfermagem foi possível elaborar o Roteiro do Vídeo-Cordel para então seguir na etapa de validação com painel de juízes. 3) Na etapa de validação com painel de juízes técnicos verificou-se 100% (6) de concordância na simplicidade, clareza e relevância do conteúdo e um CVCT de 1,0 do roteiro do vídeocordel. Além de 100% (3) de concordância por parte dos juízes da prática clínica quanto a simplicidade, clareza e relevância do conteúdo e aparência do vídeo-cordel com concordância de adequação do material educativo para o autocuidado na prevenção do pé diabético como complicações da doença. 4) Contatou-se quanto a usabilidade que trata-se de um material eficiente, que traz eficácia e satisfação aos usuários com média de 96,8 na pontuação, considerado excelente para o seu uso na prática clínica. Conclui-se que o roteiro e o vídeo-cordel foram considerados válidos quanto ao conteúdo e à aparência, de fácil compreensão, simples, claro e relevante, bem como adequado para a proposta de educação em saúde junto a pessoa que vive com diabetes no seu autocuidado e na prevenção do pé diabético, além de excelente quanto a sua usabilidade na prática clínica. Descritores: Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Educação em Saúde; Estudos de Validação.
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Estudo metodológico, com abordagem predominantemente quantitativo, com etapas: 1) ¿Compreendendo o Conteúdo; Revisão Narrativa¿; 2) ¿Construção e Teste-piloto do VídeoCordel ¿Ô pé arretado¿¿; 3) ¿Validação de Conteúdo e Aparência do roteiro para o VídeoCordel ¿Ô pé arretado¿ 4) Usabilidade do Vídeo-Cordel ¿Ô pé arretado¿ junto aos usuários da Atenção Primária em Saúde. A pesquisa foi formada por dois grupos de participantes: Grupo A: composto por 8 Acadêmicos de Enfermagem o Grupo B: composto por 6 experts nas temáticas: Diabetes Mellitus, Complicações associadas a DM como o pé diabético, APS, Estudos de Validação e Tecnologias em Saúde e cordelistas, captados por conveniência, através da técnica bola de neve. Com aprovação do CEP sob Parecer nº 5.175.955. Como resultados evidenciou-se: 1) A identificação do conteúdo se deu por meio de uma revisão narrativa com 20 evidências com destaque para: intervenções para o autocuidado, mudança de comportamento, melhoria da qualidade do estilo de vida, adesão terapêutica e utilização de estratégias para a prevenção de complicações. 2) Para a construção teve-se encontros virtuais com a cordelista para a elaboração da 1ª versão, após ajustes das pesquisadoras elaborou-se a 2ª versão, e logo após um teste- piloto para a validação do conteúdo com 8 acadêmicas de Enfermagem de modo a avaliar a viabilidade semântica e com 100% de concordância na simplicidade, clareza e relevância do conteúdo. Após a concordância semântica do texto-cordel pelos acadêmicos de Enfermagem foi possível elaborar o Roteiro do Vídeo-Cordel para então seguir na etapa de validação com painel de juízes. 3) Na etapa de validação com painel de juízes técnicos verificou-se 100% (6) de concordância na simplicidade, clareza e relevância do conteúdo e um CVCT de 1,0 do roteiro do vídeocordel. Além de 100% (3) de concordância por parte dos juízes da prática clínica quanto a simplicidade, clareza e relevância do conteúdo e aparência do vídeo-cordel com concordância de adequação do material educativo para o autocuidado na prevenção do pé diabético como complicações da doença. 4) Contatou-se quanto a usabilidade que trata-se de um material eficiente, que traz eficácia e satisfação aos usuários com média de 96,8 na pontuação, considerado excelente para o seu uso na prática clínica. Conclui-se que o roteiro e o vídeo-cordel foram considerados válidos quanto ao conteúdo e à aparência, de fácil compreensão, simples, claro e relevante, bem como adequado para a proposta de educação em saúde junto a pessoa que vive com diabetes no seu autocuidado e na prevenção do pé diabético, além de excelente quanto a sua usabilidade na prática clínica. Descritores: Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Educação em Saúde; Estudos de Validação.The present study aims to promote behavior change concerning the health-disease process of people with diabetes, to promote the control of risk factors for the diabetic foot, and to contribute to the adoption of a healthy lifestyle through the use of educational and cultural technology such as a video-cordel. For this, the main objective was to build and validate a video-cordel script as an educational technology for health promotion and disease prevention for patients with diabetic foot. The methodological study, with a predominantly quantitative approach, with steps: 1) ¿Understanding the Content; Narrative Review¿; 2) ¿Construction and pilot test of the Video-Cordel ¿Ô pé arretado¿; 3) ¿Validation of Content and Appearance of the script for the Video-cordel ¿Ô pé arretado¿ 4) Usability of the Video-cordel ¿Ô pé arretado¿ with users of Primary Health Care. The research was formed by two groups of participants: Group A: composed of 8 Nursing Students; Group B: composed of 6 experts in the themes: Diabetes Mellitus, Complications associated with DM such as diabetic foot, APS, Validation Studies and Health Technologies and cordelistas, captured for convenience, through the snowball technique. With the approval of the CEP under Opinion No. 5,175,955. As a result, it was evidenced: 1) The identification of the content through a narrative review with 20 evidences, highlighting: interventions for self-care, behavior change, improvement of the quality of life, therapeutic adherence, and use of strategies for the prevention of complications. 2) For the construction, there were virtual meetings with the cordelista for the elaboration of the 1st version, after adjustments by the researchers, the 2nd version was elaborated, and soon after a pilot test for the validation of the content with 8 Nursing students in a way to assess the semantic feasibility and with 100% agreement on the simplicity, clarity, and relevance of the content. After the semantic agreement of the cordel-text by the Nursing students, it was possible to prepare the Video-cordel script to proceed to the validation stage with a judges panel. 3) In the validation stage with a panel of technical judges, there was 100% (6) agreement on the simplicity, clarity, and relevance of the content and a CVCT of 1.0 of the video-cordel script. In addition to 100% (3) agreement by judges for the clinical practice regarding the simplicity, clarity, and relevance of the content and appearance of the video-cordel, with agreement on the adequacy of the educational material for self-care in the prevention of diabetic foot as complications of the disease. 4) Regarding usability, it was found that it is an efficient material, which brings effectiveness and satisfaction to users with an average of 96.8 points, considered excellent for its use in clinical practice. It is concluded that the script and the video-cordel were considered valid in terms of content and appearance, easy to understand, simple, clear, and relevant, as well as adequate for the proposal of health education for people living with diabetes in their self-care and prevention of diabetic foot, in addition to being excellent in terms of usability in clinical practice. Descriptors: Diabetes Mellitus; Diabetic foot; Complications of Diabetes; Health education; Validation StudyDissertação enviada com autorização e certificação via CI 82059/22 em 21/11/2022Magalhães, Fernanda JorgeMenezes, Luciana Catunda GomesDiogenes, Lea Maria Moura BarrosoMendonca, Francisco Antonio da CruzUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemNascimento, Maria Railisse Freitas Do2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128951https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27663porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T11:19:13Zoai::128951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T11:19:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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