Avaliação do ensino em cuidados paliativos na residência médica de pediatria no Estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129363 |
Resumo: | Introdução: Cuidado Paliativo Pediátrico (CPP) é uma área de atuação relativamente nova, cuja demanda vem aumentando progressivamente, especialmente no Brasil. Apesar disso, uma parcela relevante desses pacientes padecem sem receber controle adequado de seus sintomas. Falhas na capacitação do profissional de saúde podem contribuir para esse problema. Objetivo: Avaliar, através das percepções do médico residente em pediatria, a qualidade do ensino em CPP ao longo da sua formação. Métodos: Estudo transversal realizado por meio da aplicação do Questionário de Cuidados Paliativos Pediátricos (QCPP) aos médicos residentes de pediatria e especialidades de três Hospitais públicos da rede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Rede SESA) vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE) que dispõem de programas de residência médica no período de 01/09/21 A 30/09/21. Resultados: A taxa de resposta para o instrumento foi de 68 dos 123 residentes (55%). De um modo geral, os residentes se julgaram capazes de definir os cuidados paliativos e explicar sua importância às famílias. Também não veem a especialidade como uma desistência e nem a consideram sinônimo de morte do paciente. E, quando necessário, sentem-se confortáveis em explicar para a família o processo fisiológico do morrer. Com relação ao tempo destinado ao ensino de CPP, tanto na graduação quanto na residência médica, os profissionais consideraram as horas reduzidas. Para aqueles que cursavam alguma subespecialidade, o número por eles sinalizado foi de ¿zero horas¿ em 82,40%. Conclusão: Pode-se inferir que as principais falhas no processo de ensino-aprendizado dos residentes de pediatria da ESPCE estavam relacionadas à quantidade de horas destinadas ao ensino, aos treinamentos de habilidades de comunicação (através da participação em conferências familiares) e à orientação sobre a prática de suspensão de medidas invasivas. Foi observado que menos tempo reservado a esse aprendizado relacionou-se a menores conhecimentos e, consequentemente, maiores barreiras à utilização dos cuidados paliativos. De um modo geral, aqueles que se declararam aptos a cuidar de crianças portadoras de condições ameaçadoras à vida haviam recebido algum ensinamento em CPP. Palavras-chave: Cuidados paliativos; Pediatria; Saúde da Criança; Educação Médica; Residência Médica. |
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Avaliação do ensino em cuidados paliativos na residência médica de pediatria no Estado do CearáCuidados paliativosPediatriaResidência médicaIntrodução: Cuidado Paliativo Pediátrico (CPP) é uma área de atuação relativamente nova, cuja demanda vem aumentando progressivamente, especialmente no Brasil. Apesar disso, uma parcela relevante desses pacientes padecem sem receber controle adequado de seus sintomas. Falhas na capacitação do profissional de saúde podem contribuir para esse problema. Objetivo: Avaliar, através das percepções do médico residente em pediatria, a qualidade do ensino em CPP ao longo da sua formação. Métodos: Estudo transversal realizado por meio da aplicação do Questionário de Cuidados Paliativos Pediátricos (QCPP) aos médicos residentes de pediatria e especialidades de três Hospitais públicos da rede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Rede SESA) vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE) que dispõem de programas de residência médica no período de 01/09/21 A 30/09/21. Resultados: A taxa de resposta para o instrumento foi de 68 dos 123 residentes (55%). De um modo geral, os residentes se julgaram capazes de definir os cuidados paliativos e explicar sua importância às famílias. Também não veem a especialidade como uma desistência e nem a consideram sinônimo de morte do paciente. E, quando necessário, sentem-se confortáveis em explicar para a família o processo fisiológico do morrer. Com relação ao tempo destinado ao ensino de CPP, tanto na graduação quanto na residência médica, os profissionais consideraram as horas reduzidas. Para aqueles que cursavam alguma subespecialidade, o número por eles sinalizado foi de ¿zero horas¿ em 82,40%. Conclusão: Pode-se inferir que as principais falhas no processo de ensino-aprendizado dos residentes de pediatria da ESPCE estavam relacionadas à quantidade de horas destinadas ao ensino, aos treinamentos de habilidades de comunicação (através da participação em conferências familiares) e à orientação sobre a prática de suspensão de medidas invasivas. Foi observado que menos tempo reservado a esse aprendizado relacionou-se a menores conhecimentos e, consequentemente, maiores barreiras à utilização dos cuidados paliativos. De um modo geral, aqueles que se declararam aptos a cuidar de crianças portadoras de condições ameaçadoras à vida haviam recebido algum ensinamento em CPP. Palavras-chave: Cuidados paliativos; Pediatria; Saúde da Criança; Educação Médica; Residência Médica.Introduction: Pediatric Palliative Care (PPC) is a relatively new area of activity, whose demand has been progressively increasing, especially in Brazil. Despite this, a relevant portion of these patients suffer without receiving adequate control of their symptoms. Failures in the training of health professionals can contribute to this problem. Objective: The present study aims to evaluate, through the perceptions of the pediatric resident physician, the quality of PPC education throughout their training. Methods: A cross-sectional study was carried out, through the application of the Pediatric Palliative Care Questionnaire (PPCQ) to pediatric residents and specialties of three public hospitals of the network of the Secretary of Health of the State of Ceará (Rede SESA) linked to the School of Health State of Ceará (ESPCE) that have medical residency programs from 09/01/21 to 09/30/21. Results: The response rate for the instrument was 68 out of 123 residents (55%). In general, residents felt able to define palliative care and explain its importance to families. They also do not see the specialty as giving up, nor do they consider it synonymous with the death of the patient. And, when necessary, they feel comfortable explaining the physiological process of dying to the family. Regarding the time devoted to teaching PPC, both in undergraduate and medical residency, the professionals considered the hours reduced. For those who attended some subspecialty, the number they signaled was ¿zero hours¿ in 82.40%. Conclusion: It can be inferred that the main flaws in the teaching-learning process of pediatric residents at ESPCE were related to the number of hours devoted to teaching, communication skills training (through participation in family conferences) and guidance on practice. suspension of invasive measures. It was observed that less time reserved for this learning was related to less knowledge and, consequently, greater barriers to the use of palliative care. In general, those who declared themselves able to care for children with life-threatening conditions had received some training in PPC. Keywords: Palliative care; Pediatrics; Child Health; Medical Education; Medical Residency.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 6156/23 em 01/02/2023Silva Júnior, Geraldo Bezerra daBessa, Olivia Andrea de Alencar CostaRabelo Júnior, Carlos NobreSá, Henrique Luis do Carmo eUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasFiuza, Marcia Degobi Souza2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf89f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129363https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27898porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T16:53:41Zoai::129363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-17T16:53:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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