Responsabilidade social no escritório de prática jurídica de uma universidade: qualidade e satisfação na ótica dos usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129845 |
Resumo: | O estudo trata sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Universitária (RSU) praticada como atividade de extensão na Universidade de Fortaleza ¿ Unifor, através de seu Escritório de Prática Jurídica (EPJ), abordando a importância da participação de todas as partes interessadas na formação do Capital Social e do Capital Humano, ao explicar o atendimento realizado que viabiliza o acesso à justiça e a ampliação da cidadania, em parceria com a Defensoria Pública. Tem o objetivo de investigar a percepção dos usuários a respeito do atendimento jurídico recebido, no tocante à qualidade do serviço e à satisfação sentida, com a influência da dimensão de Responsabilidade Social do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ¿ SINAES. Ressalte-se que a ótica dos atendidos, que residem no entorno da referida Instituição de Ensino Superior (IES), sobre a atividade praticada, é fonte de informação importante para a melhoria da gestão e dos processos do atendimento. Ademais, o SINAES determina nacionalmente parâmetros a serem seguidos pelas universidades no ensino fornecido, podendo ter influência sobre a percepção dessas pessoas, o que provoca a presente investigação, no âmbito da Responsabilidade Social. A abordagem é quantitativa, através de pesquisa explicativa e descritiva, de levantamento transversal, sendo aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por 150 usuários do serviço, por meio da ferramenta Google Forms, utilizando parâmetros propostos pela escala SERVQUAL, moderados pela variável SINAES. Os resultados demonstram que a hipótese de relação direta e positiva entre a qualidade do serviço e a satisfação do usuário foi validada. A hipótese que sugere o papel moderador do SINAES na relação entre qualidade do serviço e satisfação do usuário também foi validada, portanto o efeito moderador nesta pesquisa é significante e grande. As implicações práticas do estudo permitem indicar que o atendimento dos usuários do serviço de prática de Responsabilidade Social são percebidos como de qualidade, gerando satisfação, e o SINAES influencia nessa percepção, o que aponta sugestões para a universidade continuar seguindo as orientações de atuação e organização de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, trazendo ainda a reflexão sobre a importância desse tipo de atendimento jurídico para o desenvolvimento sustentável local, ao considerar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16 da Organização das Nações Unidas (ONU) ¿ Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Palavras-chave: Responsabilidade Social. Qualidade e satisfação. SINAES. Extensão universitária. |
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Ressalte-se que a ótica dos atendidos, que residem no entorno da referida Instituição de Ensino Superior (IES), sobre a atividade praticada, é fonte de informação importante para a melhoria da gestão e dos processos do atendimento. Ademais, o SINAES determina nacionalmente parâmetros a serem seguidos pelas universidades no ensino fornecido, podendo ter influência sobre a percepção dessas pessoas, o que provoca a presente investigação, no âmbito da Responsabilidade Social. A abordagem é quantitativa, através de pesquisa explicativa e descritiva, de levantamento transversal, sendo aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por 150 usuários do serviço, por meio da ferramenta Google Forms, utilizando parâmetros propostos pela escala SERVQUAL, moderados pela variável SINAES. Os resultados demonstram que a hipótese de relação direta e positiva entre a qualidade do serviço e a satisfação do usuário foi validada. A hipótese que sugere o papel moderador do SINAES na relação entre qualidade do serviço e satisfação do usuário também foi validada, portanto o efeito moderador nesta pesquisa é significante e grande. As implicações práticas do estudo permitem indicar que o atendimento dos usuários do serviço de prática de Responsabilidade Social são percebidos como de qualidade, gerando satisfação, e o SINAES influencia nessa percepção, o que aponta sugestões para a universidade continuar seguindo as orientações de atuação e organização de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, trazendo ainda a reflexão sobre a importância desse tipo de atendimento jurídico para o desenvolvimento sustentável local, ao considerar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16 da Organização das Nações Unidas (ONU) ¿ Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Palavras-chave: Responsabilidade Social. Qualidade e satisfação. SINAES. Extensão universitária.The study deals with Corporate Social Responsibility (CSR) and University Social Responsibility (RSU) practiced as an extension activity at the University of Fortaleza, through its Office of Legal Practice (EPJ), addressing the importance of the participation of all interested parties in the formation of the Social and Human Capital and explaining the assistance provided that enables access to Justice and the expansion of citizenship, in partnership with the Public Defender's Office. It has the objective of investigating the users’ perception regarding the legal assistance received, regarding the quality of the service and the satisfaction felt, with the influence of the Social Responsibility dimension of SINAES – National System for the Evaluation of Higher Education. It should be noted that the perspective of those assisted, who live in the vicinity of the Higher Education Institution (HEI), about the activity practiced, is an important source of information for improving management and service processes. In addition, SINAES nationally determines parameters to be followed by universities in the teaching provided, thus being able to influence the perception of these people, which provokes the present investigation, in the scope of social responsibility. A quantitative approach was carried out, through explanatory and descriptive research, a cross-sectional survey, using a questionnaire as a data collection instrument, answered by 150 users of the service, using the Google Forms tool, using parameters proposed by the SERVQUAL scale and moderated by the SINAES variable. The results demonstrate that the hypothesis of a direct and positive relationship between service quality and user satisfaction has been validated. Furthermore, the hypothesis that suggests the moderating role of SINAES in the relationship between service quality and user satisfaction was also validated, therefore, the moderating effect in this research is significant and large. The practical implications of the study indicate that the service users of the Social Responsibility practice service are perceived as of quality, generating satisfaction, and SINAES influences this perception, which points to suggestions for the university to continue following the guidelines for action and organization according to the National Higher Education Assessment System, also bringing reflection on the importance of this type of legal assistance for local sustainable development, considering the Sustainable Development Goal (SDG) number 16 of the United Nations (UN). Keywords: Social Responsibility. Quality and satisfaction. SINAES. University extension.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 33445/23 em 10/05/2023Pompeu, Randal MartinsForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteHolanda, Marcus MauriciusMedeiros , Haroldo de SáUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFeitoza, Silvana Matos2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129845https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28014porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:33:36Zoai::129845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T14:33:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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