Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Liliane do Nascimento de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4157
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
id UNB-2_e5f86d84e80dc9f20505f03499ab2221
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4157
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Paiva, Liliane do Nascimento deMoreira, Marina FigueiredoPAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4157Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.Nas últimas décadas, a Universidade de Brasília tem expandido sua atuação, não apenas nos pilares ensino e pesquisa, mas também em extensão. O crescimento desse pilar teve como consequência a reestruturação da extensão dentro da Universidade de Brasília e a criação de um sistema que possibilitasse serviços mais eficazes dentro da administração pública, o sistema de extensão - SIEx. Após uma reestruturação, o SIEx passou a ser utilizado oficialmente na Universidade de Brasília no ano de 2012 para cadastramento de propostas. Com a apresentação desse novo serviço, naturalmente se constituiu a necessidade de medir a percepção da qualidade do Sistema de Extensão – SIEx sob a visão de seus usuários. Para realizar essa análise, foi utilizada a ferramenta SERVQUAL, um instrumento de mensuração de qualidade em serviços. Para análise da percepção dos usuários em relação ao serviço SIEx, o instrumento SERVQUAL foi adaptado e aplicado aos principais usuários do sistema. Foram enviados 150 questionários e obteve-se um retorno de 36. Como resultado, foi possível identificar que a qualidade percebida por esses 36 usuários em relação ao serviço SIEx é inferior às suas expectativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn recent decades, the University of Brasília has expanded its presence not only in the pillars teaching and research, but also in scope. The growth of this pillar has led to a restructuring of the extension within the University of Brasília and the creation of a system that would enable more effective services within the public administration, the extension system - SIEx. After restructuring, the SIEx started to be used officially in the University of Brasilia in 2012 for registration of tenders. With the introduction of this new service, naturally constituted the need to measure the perceived quality of Extension System - SIEx under the vision of its users. To perform this analysis, we used the SERVQUAL tool, an instrument for measuring service quality. To analyze the users' perception regarding service SIEx, the SERVQUAL instrument was adapted and applied to the main users of the system. 150 were sent questionnaires and was obtained as a return 36. As a result, we found that the quality perceived by these 36 users to the service SIEx is lower their expectations.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-29T00:16:28Z No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-03T10:26:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-03T10:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Qualidade nos serviçosServiço público - qualidadeExtensão universitáriaUniversidade de Brasília (UnB)Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIExinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-12-03T10:26:35Z2012-12-03T10:26:35Z2012-12-03T10:26:35Z2012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdfapplication/pdf605616http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/1/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf70291237c75c562feb548ae42b385f06MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/5/license.txt5bedbe52468bf175a2ae740c3793582bMD55TEXT2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txttext/plain80288http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/6/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt9560563417845c8b52f0af5b0c0891efMD5610483/41572012-12-03 23:55:30.078oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-12-04T01:55:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
title Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
spellingShingle Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
Paiva, Liliane do Nascimento de
Qualidade nos serviços
Serviço público - qualidade
Extensão universitária
Universidade de Brasília (UnB)
title_short Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
title_full Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
title_fullStr Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
title_full_unstemmed Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
title_sort Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
author Paiva, Liliane do Nascimento de
author_facet Paiva, Liliane do Nascimento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Liliane do Nascimento de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
contributor_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Qualidade nos serviços
Serviço público - qualidade
Extensão universitária
Universidade de Brasília (UnB)
topic Qualidade nos serviços
Serviço público - qualidade
Extensão universitária
Universidade de Brasília (UnB)
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-03T10:26:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-03T10:26:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-03T10:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4157
identifier_str_mv PAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/1/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/6/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70291237c75c562feb548ae42b385f06
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
5bedbe52468bf175a2ae740c3793582b
9560563417845c8b52f0af5b0c0891ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907769927925760