Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4157 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012. |
id |
UNB-2_e5f86d84e80dc9f20505f03499ab2221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4157 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Paiva, Liliane do Nascimento deMoreira, Marina FigueiredoPAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4157Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.Nas últimas décadas, a Universidade de Brasília tem expandido sua atuação, não apenas nos pilares ensino e pesquisa, mas também em extensão. O crescimento desse pilar teve como consequência a reestruturação da extensão dentro da Universidade de Brasília e a criação de um sistema que possibilitasse serviços mais eficazes dentro da administração pública, o sistema de extensão - SIEx. Após uma reestruturação, o SIEx passou a ser utilizado oficialmente na Universidade de Brasília no ano de 2012 para cadastramento de propostas. Com a apresentação desse novo serviço, naturalmente se constituiu a necessidade de medir a percepção da qualidade do Sistema de Extensão – SIEx sob a visão de seus usuários. Para realizar essa análise, foi utilizada a ferramenta SERVQUAL, um instrumento de mensuração de qualidade em serviços. Para análise da percepção dos usuários em relação ao serviço SIEx, o instrumento SERVQUAL foi adaptado e aplicado aos principais usuários do sistema. Foram enviados 150 questionários e obteve-se um retorno de 36. Como resultado, foi possível identificar que a qualidade percebida por esses 36 usuários em relação ao serviço SIEx é inferior às suas expectativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn recent decades, the University of Brasília has expanded its presence not only in the pillars teaching and research, but also in scope. The growth of this pillar has led to a restructuring of the extension within the University of Brasília and the creation of a system that would enable more effective services within the public administration, the extension system - SIEx. After restructuring, the SIEx started to be used officially in the University of Brasilia in 2012 for registration of tenders. With the introduction of this new service, naturally constituted the need to measure the perceived quality of Extension System - SIEx under the vision of its users. To perform this analysis, we used the SERVQUAL tool, an instrument for measuring service quality. To analyze the users' perception regarding service SIEx, the SERVQUAL instrument was adapted and applied to the main users of the system. 150 were sent questionnaires and was obtained as a return 36. As a result, we found that the quality perceived by these 36 users to the service SIEx is lower their expectations.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-29T00:16:28Z No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-03T10:26:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-03T10:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf: 605616 bytes, checksum: 70291237c75c562feb548ae42b385f06 (MD5)Qualidade nos serviçosServiço público - qualidadeExtensão universitáriaUniversidade de Brasília (UnB)Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIExinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-12-03T10:26:35Z2012-12-03T10:26:35Z2012-12-03T10:26:35Z2012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdfapplication/pdf605616http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/1/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf70291237c75c562feb548ae42b385f06MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/5/license.txt5bedbe52468bf175a2ae740c3793582bMD55TEXT2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txttext/plain80288http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/6/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt9560563417845c8b52f0af5b0c0891efMD5610483/41572012-12-03 23:55:30.078oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-12-04T01:55:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
title |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
spellingShingle |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx Paiva, Liliane do Nascimento de Qualidade nos serviços Serviço público - qualidade Extensão universitária Universidade de Brasília (UnB) |
title_short |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
title_full |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
title_fullStr |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
title_full_unstemmed |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
title_sort |
Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília : a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx |
author |
Paiva, Liliane do Nascimento de |
author_facet |
Paiva, Liliane do Nascimento de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Liliane do Nascimento de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Marina Figueiredo |
contributor_str_mv |
Moreira, Marina Figueiredo |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Qualidade nos serviços Serviço público - qualidade Extensão universitária Universidade de Brasília (UnB) |
topic |
Qualidade nos serviços Serviço público - qualidade Extensão universitária Universidade de Brasília (UnB) |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-03T10:26:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-03T10:26:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-03T10:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4157 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Liliane do Nascimento de. Análise da qualidade em serviços na Universidade de Brasília: a percepção dos usuários do Sistema de Extensão - SIEx. 2012. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/1/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4157/6/2012_LilianedoNascimentodePaiva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70291237c75c562feb548ae42b385f06 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 5bedbe52468bf175a2ae740c3793582b 9560563417845c8b52f0af5b0c0891ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907769927925760 |