Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105126 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho, nós descrevemos a utilização da classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones. A solução proposta possui um módulo de monitoramento inteligente da realização dos exercícios físicos feitos pela criança, onde o smartphone é utilizado como sensor dos movimentos executados no exercício físico e um sistema baseado em conhecimento produzido por aprendizagem automática verifica a qualidade do mesmo. Neste trabalho descreveremos a metodologia usada para construir essa base de conhecimento e detalharemos a estratégia de aprendizado de máquina que permitiu treinar o aplicativo a identificar quando um exercício físico está sendo feito corretamente por uma criança. Os resultados, em termos de acurácia na identificação de movimentos corretos pelo exergame usando a base de conhecimento, são igualmente analisados para, por fim, mostrarmos os detalhes de implementação do aplicativo embarcado e entendermos o impacto da classificação do exercício na motivação para execução dos mesmos. Palavras-chave: Exergames, Reconhecimento de atividades humanas, Gaming Behavior, Classificação. |
id |
UFOR_2600f306d11b88870cd8388a3ddd6694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::105126 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphonesClassification for evaluating children?s physical exercises in mobile exergamesAprendizado computacionalExercícios físicosJogos eletrônicosInteligência artificialResumo: Neste trabalho, nós descrevemos a utilização da classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones. A solução proposta possui um módulo de monitoramento inteligente da realização dos exercícios físicos feitos pela criança, onde o smartphone é utilizado como sensor dos movimentos executados no exercício físico e um sistema baseado em conhecimento produzido por aprendizagem automática verifica a qualidade do mesmo. Neste trabalho descreveremos a metodologia usada para construir essa base de conhecimento e detalharemos a estratégia de aprendizado de máquina que permitiu treinar o aplicativo a identificar quando um exercício físico está sendo feito corretamente por uma criança. Os resultados, em termos de acurácia na identificação de movimentos corretos pelo exergame usando a base de conhecimento, são igualmente analisados para, por fim, mostrarmos os detalhes de implementação do aplicativo embarcado e entendermos o impacto da classificação do exercício na motivação para execução dos mesmos. Palavras-chave: Exergames, Reconhecimento de atividades humanas, Gaming Behavior, Classificação.In the present work, we describe the use of automatic classification to evaluate children's exercise when engaging exergames on smartphones. The proposed solution has an intelligent monitoring module of the child's physical exercises, where the smartphone is used as a sensor of movements in the exercise and a system based on knowledge produced by machine learning checks its quality. In this paper we describe the methodology used to build this knowledge base, and in detail the machine learning strategy that allowed training the application to identify when an exercise is being done properly by the child. The results, in terms of accuracy in identifying correct moves by the exergame using the knowledge base, are also analyzed to finally show the implementation details of the embedded application and understand the impact of exercise classification on the performance motivation. Keywords: Exergames, Human Activity Recognition, Gaming Behavior, Classification.Furtado, João José Vasco PeixotoVasconcelos Filho, Jose Eurico deFurtado, João José Vasco PeixotoVasconcelos Filho, Jose Eurico deOliveira, Francisco Carlos de Mattos BritoMachado, Vinícius PonteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaCarvalho, Lucas de Moura2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105126https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13313Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96295porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::105126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones Classification for evaluating children?s physical exercises in mobile exergames |
title |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
spellingShingle |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones Carvalho, Lucas de Moura Aprendizado computacional Exercícios físicos Jogos eletrônicos Inteligência artificial |
title_short |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
title_full |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
title_fullStr |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
title_full_unstemmed |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
title_sort |
Classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones |
author |
Carvalho, Lucas de Moura |
author_facet |
Carvalho, Lucas de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, João José Vasco Peixoto Vasconcelos Filho, Jose Eurico de Furtado, João José Vasco Peixoto Vasconcelos Filho, Jose Eurico de Oliveira, Francisco Carlos de Mattos Brito Machado, Vinícius Ponte Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lucas de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado computacional Exercícios físicos Jogos eletrônicos Inteligência artificial |
topic |
Aprendizado computacional Exercícios físicos Jogos eletrônicos Inteligência artificial |
description |
Resumo: Neste trabalho, nós descrevemos a utilização da classificação automática para avaliar exercícios físicos feitos por crianças quando participam de exergames em smartphones. A solução proposta possui um módulo de monitoramento inteligente da realização dos exercícios físicos feitos pela criança, onde o smartphone é utilizado como sensor dos movimentos executados no exercício físico e um sistema baseado em conhecimento produzido por aprendizagem automática verifica a qualidade do mesmo. Neste trabalho descreveremos a metodologia usada para construir essa base de conhecimento e detalharemos a estratégia de aprendizado de máquina que permitiu treinar o aplicativo a identificar quando um exercício físico está sendo feito corretamente por uma criança. Os resultados, em termos de acurácia na identificação de movimentos corretos pelo exergame usando a base de conhecimento, são igualmente analisados para, por fim, mostrarmos os detalhes de implementação do aplicativo embarcado e entendermos o impacto da classificação do exercício na motivação para execução dos mesmos. Palavras-chave: Exergames, Reconhecimento de atividades humanas, Gaming Behavior, Classificação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105126 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13313 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408701036658688 |