Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97349 |
Resumo: | A chegada do recém-nascido prematuro ao domicílio exige cuidados maternos especiais, justificado pela maior fragilidade orgânica da criança e emocional da mãe. Sabe-se da importância da informação sobre os cuidados diários com o prematuro para que haja qualidade na transição do hospital para o domicílio, por meio da educação em saúde. Objetivou-se avaliar os efeitos da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Trata-se de um estudo de intervenção educacional, com abordagem predominantemente quantitativa, com 150 mães de recém-nascido prematuro internado na unidade de neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza, localizado em Fortaleza-Ce. A coleta de dados ocorreu em três etapas realizado no período de março a setembro de 2012. Foram incluídas na pesquisa 150 mães de recém-nascido prematuro, as quais foram divididas didaticamente em grupo oral (GO), grupo escrito (GE) e grupo oral e escrito (GOE), de acordo com a forma de passar as informações educacionais sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Na primeira, aplicou-se três instrumentos, com o intuito de caracterizar a amostra por meio de dados sociodemográficos, história gestacional, dados neonatais, informações recebidas pelos profissionais da neonatologia, e o questionário de conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerado como pré-teste. Na segunda etapa, foi oferecido a intervenção educativa, por meio da informação oral no GO, ou escrita com a entrega de uma cartilha no GE ou aplicando a intervenção oral e escrita no GOE. A terceira etapa da pesquisa ocorreu quinze dias após a intervenção educativa e foi aplicado pela segunda vez o questionário sobre o conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerando-o como pós-teste. Os aspectos éticos foram preservados baseados na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, tendo sido aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza, sob protocolo nº de nº 140307/12. Os resultados evidenciaram similaridades intragrupos (GO-GE-GOE) relacionado ao grupo etário (p=0,577), escolaridade (p=0,995), renda familiar (p=0,705), condições de saneamento (p=0,499), município de residência (p= 0,992). Ao analisar os percentuais dos grupos, fazendo uma comparação antes e depois da intervenção educativa referente aos cuidados diários com o bebê, verifica-se que o GOE apresentou melhor efeito da intervenção, ou seja, melhor porcentagem em conhecimento adequado nas seguintes variáveis: controle da temperatura do recém-nascido prematuro (antes 18% e depois 59%), banho de sol (antes 70% e depois 86%), cuidados com a roupa do bebê (antes 28% e depois 84%), visita de parentes e amigos (antes 88% e depois 98%), follow-up (antes 26% e depois 96%), retirada de leite materno (antes 0% depois 80%), local que deve ser armazenado o leite materno após ordenha (antes 0% depois 74%), cuidados durante a amamentação (antes 0% depois 70%), sinais que indicam satisfação do bebê após amamentação (antes 2% depois 74%). Conclui-se que a implementação de uma intervenção educativa mostrou-se mais eficaz quando aplicada ambas as formas - oral e escrita, evidenciando a necessidade não apenas da entrega da cartilha, mas também do envolvimento dos profissionais da neonatologia nesse processo. |
id |
UFOR_27a9966c874dfb989bf8466cb461344e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::97349 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuroPromoção da saúdeBebês prematurosFamília - Aspectos sociaisA chegada do recém-nascido prematuro ao domicílio exige cuidados maternos especiais, justificado pela maior fragilidade orgânica da criança e emocional da mãe. Sabe-se da importância da informação sobre os cuidados diários com o prematuro para que haja qualidade na transição do hospital para o domicílio, por meio da educação em saúde. Objetivou-se avaliar os efeitos da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Trata-se de um estudo de intervenção educacional, com abordagem predominantemente quantitativa, com 150 mães de recém-nascido prematuro internado na unidade de neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza, localizado em Fortaleza-Ce. A coleta de dados ocorreu em três etapas realizado no período de março a setembro de 2012. Foram incluídas na pesquisa 150 mães de recém-nascido prematuro, as quais foram divididas didaticamente em grupo oral (GO), grupo escrito (GE) e grupo oral e escrito (GOE), de acordo com a forma de passar as informações educacionais sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Na primeira, aplicou-se três instrumentos, com o intuito de caracterizar a amostra por meio de dados sociodemográficos, história gestacional, dados neonatais, informações recebidas pelos profissionais da neonatologia, e o questionário de conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerado como pré-teste. Na segunda etapa, foi oferecido a intervenção educativa, por meio da informação oral no GO, ou escrita com a entrega de uma cartilha no GE ou aplicando a intervenção oral e escrita no GOE. A terceira etapa da pesquisa ocorreu quinze dias após a intervenção educativa e foi aplicado pela segunda vez o questionário sobre o conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerando-o como pós-teste. Os aspectos éticos foram preservados baseados na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, tendo sido aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza, sob protocolo nº de nº 140307/12. Os resultados evidenciaram similaridades intragrupos (GO-GE-GOE) relacionado ao grupo etário (p=0,577), escolaridade (p=0,995), renda familiar (p=0,705), condições de saneamento (p=0,499), município de residência (p= 0,992). Ao analisar os percentuais dos grupos, fazendo uma comparação antes e depois da intervenção educativa referente aos cuidados diários com o bebê, verifica-se que o GOE apresentou melhor efeito da intervenção, ou seja, melhor porcentagem em conhecimento adequado nas seguintes variáveis: controle da temperatura do recém-nascido prematuro (antes 18% e depois 59%), banho de sol (antes 70% e depois 86%), cuidados com a roupa do bebê (antes 28% e depois 84%), visita de parentes e amigos (antes 88% e depois 98%), follow-up (antes 26% e depois 96%), retirada de leite materno (antes 0% depois 80%), local que deve ser armazenado o leite materno após ordenha (antes 0% depois 74%), cuidados durante a amamentação (antes 0% depois 70%), sinais que indicam satisfação do bebê após amamentação (antes 2% depois 74%). Conclui-se que a implementação de uma intervenção educativa mostrou-se mais eficaz quando aplicada ambas as formas - oral e escrita, evidenciando a necessidade não apenas da entrega da cartilha, mas também do envolvimento dos profissionais da neonatologia nesse processo.The arrival of the premature newborn at home requires special maternal care, justified by the increased fragility of organic and emotional child's mother. We know the importance of information on the daily care early so there is quality in the transition from hospital to home, through health education. This study aimed to evaluate the effects of oral and written information as an educational intervention on knowledge of mothers about the care of premature newborns. This is a study of educational intervention with predominantly quantitative approach, with 150 mothers of premature newborns admitted to the neonatal unit of the General Hospital of Fortaleza, located in Fortaleza-Ce. The data collection was conducted in three stages from March to September 2012. Were included in the study 150 mothers of preterm infants, which were divided didactically in oral group (GO) writing group (GE) and group oral and written (GOE), according to the form of passing information about the educational care of the premature newborn. At first, we applied three instruments, in order to characterize the sample by sociodemographic data, obstetric history, neonatal data, information received by professionals in neonatology, and maternal questionnaire on knowledge about the care of the premature newborn at home , aimed at pre-test. In the second stage, the educational intervention was offered through the GO information in oral or written with the delivery of a primer or applying the GE intervention in oral and written GOE. The third stage of the research took place fifteen days after the educational intervention was applied and the second time the questionnaire on maternal knowledge about the care of preterm infants at home, aiming to posttest. The ethical aspects were preserved based ma resolution 196/96 of the National Health Council, and was approved by the Ethics Committee and Research General Hospital of Fortaleza. Results showed similarities within groups (GO-GE-GOE) related to age (p = 0.577), education (p = 0.995), household income (p = 0.705), sanitation (p = 0.499), municipality of residence ( p = 0.992). To analyze the percentage of groups, doing a comparison before and after the educational intervention concerning the daily care for the baby, it appears that the GOE had a better effect of the intervention, ie better percentage on adequate knowledge in the following variables: control temperature preterm (18% before and 59% after), sunbathing (70% before and 86% after), care baby clothes (28% before and 84% after), visiting friends and relatives (88 % before and 98% after), follow-up (26% before and 96% after), removal of milk (0% before and 80% after), site which should be stored breast milk after milking (before after% 74% 0 ), care during breastfeeding (0% before and 70% after), signs that indicate satisfaction after breastfeeding baby (before 2% then 74%). It is concluded that the implementation of an educational intervention was more effective when applied both form - oral and written. Highlighting the need not only the delivery of the booklet, but also the involvement of professionals in neonatology in the process.Frota, Mirna AlbuquerqueFrota, Mirna AlbuquerquePinheiro, Patricia Neyva da CostaLima, Elisângela TeixeiraMatsue, Regina YoshieUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMartins, Elis Mayre da Costa Silveira2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97349https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9532Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 90079porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::97349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
title |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
spellingShingle |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro Martins, Elis Mayre da Costa Silveira Promoção da saúde Bebês prematuros Família - Aspectos sociais |
title_short |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
title_full |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
title_fullStr |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
title_full_unstemmed |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
title_sort |
Avaliação da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro |
author |
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira |
author_facet |
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Frota, Mirna Albuquerque Frota, Mirna Albuquerque Pinheiro, Patricia Neyva da Costa Lima, Elisângela Teixeira Matsue, Regina Yoshie Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elis Mayre da Costa Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde Bebês prematuros Família - Aspectos sociais |
topic |
Promoção da saúde Bebês prematuros Família - Aspectos sociais |
description |
A chegada do recém-nascido prematuro ao domicílio exige cuidados maternos especiais, justificado pela maior fragilidade orgânica da criança e emocional da mãe. Sabe-se da importância da informação sobre os cuidados diários com o prematuro para que haja qualidade na transição do hospital para o domicílio, por meio da educação em saúde. Objetivou-se avaliar os efeitos da informação oral e escrita como intervenção educativa no conhecimento da mãe sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Trata-se de um estudo de intervenção educacional, com abordagem predominantemente quantitativa, com 150 mães de recém-nascido prematuro internado na unidade de neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza, localizado em Fortaleza-Ce. A coleta de dados ocorreu em três etapas realizado no período de março a setembro de 2012. Foram incluídas na pesquisa 150 mães de recém-nascido prematuro, as quais foram divididas didaticamente em grupo oral (GO), grupo escrito (GE) e grupo oral e escrito (GOE), de acordo com a forma de passar as informações educacionais sobre o cuidado do recém-nascido prematuro. Na primeira, aplicou-se três instrumentos, com o intuito de caracterizar a amostra por meio de dados sociodemográficos, história gestacional, dados neonatais, informações recebidas pelos profissionais da neonatologia, e o questionário de conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerado como pré-teste. Na segunda etapa, foi oferecido a intervenção educativa, por meio da informação oral no GO, ou escrita com a entrega de uma cartilha no GE ou aplicando a intervenção oral e escrita no GOE. A terceira etapa da pesquisa ocorreu quinze dias após a intervenção educativa e foi aplicado pela segunda vez o questionário sobre o conhecimento materno sobre o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio, considerando-o como pós-teste. Os aspectos éticos foram preservados baseados na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, tendo sido aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza, sob protocolo nº de nº 140307/12. Os resultados evidenciaram similaridades intragrupos (GO-GE-GOE) relacionado ao grupo etário (p=0,577), escolaridade (p=0,995), renda familiar (p=0,705), condições de saneamento (p=0,499), município de residência (p= 0,992). Ao analisar os percentuais dos grupos, fazendo uma comparação antes e depois da intervenção educativa referente aos cuidados diários com o bebê, verifica-se que o GOE apresentou melhor efeito da intervenção, ou seja, melhor porcentagem em conhecimento adequado nas seguintes variáveis: controle da temperatura do recém-nascido prematuro (antes 18% e depois 59%), banho de sol (antes 70% e depois 86%), cuidados com a roupa do bebê (antes 28% e depois 84%), visita de parentes e amigos (antes 88% e depois 98%), follow-up (antes 26% e depois 96%), retirada de leite materno (antes 0% depois 80%), local que deve ser armazenado o leite materno após ordenha (antes 0% depois 74%), cuidados durante a amamentação (antes 0% depois 70%), sinais que indicam satisfação do bebê após amamentação (antes 2% depois 74%). Conclui-se que a implementação de uma intervenção educativa mostrou-se mais eficaz quando aplicada ambas as formas - oral e escrita, evidenciando a necessidade não apenas da entrega da cartilha, mas também do envolvimento dos profissionais da neonatologia nesse processo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97349 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9532 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 90079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437296735879168 |