O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580 |
Resumo: | A educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora. |
id |
UFOR_2cec3e9cb46339a1e4637c06047ab093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::125580 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreenderEmpreendedorismoA educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora.Entrepreneurship education is the process of developing the ability to recognize opportunities for entrepreneurship, developing skills and knowledge to start a business that will face risks and uncertainties. Thus, due to rising unemployment rates and the better opportunities being offered by rapid globalization and commodification, more and more university students are choosing to start their own businesses. In this sense, the objective of this research was to verify the influence of entrepreneurial education, entrepreneurial passion and creativity in the intention to undertake. Considering the theory of planned behavior (TPB), a theoretical model was developed and tested that integrated cognitive (ie, subjective norms, attitudes towards perceived behavioral control) and emotional (ie, entrepreneurial passion and entrepreneurial creativity) factors, in addition to entrepreneurial education to determine their contributions to entrepreneurship intent. The present study used PLS-SEM as a statistical tool to answer the questions raised and the research objectives provided for in the present study. Data were collected from university students at an institution in the city of Fortaleza-CE. The results showed that entrepreneurial education and passion are antecedents of intention, and entrepreneurial creativity and passion, when mediated by the control of perceived behavior, also influence the intention to undertake. The study contributes to research on perceptors of entrepreneurial intent, reinforcing the roles of education, creativity and entrepreneurial passion as factors that must be considered to improve education programs for entrepreneurship. Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneurial intention. Entrepreneurial education. Entrepreneurial passion. Entrepreneurial creativity.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 18287/21 11/03/2021Sousa Filho, Jose Milton deOliveira, Oderlene Vieira deSousa, Antonia Márcia RodriguesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasPitombeira, Renata Torquato de Araújo2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25476porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:10:43Zoai::125580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:10:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
title |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
spellingShingle |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender Pitombeira, Renata Torquato de Araújo Empreendedorismo |
title_short |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
title_full |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
title_fullStr |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
title_full_unstemmed |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
title_sort |
O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender |
author |
Pitombeira, Renata Torquato de Araújo |
author_facet |
Pitombeira, Renata Torquato de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa Filho, Jose Milton de Oliveira, Oderlene Vieira de Sousa, Antonia Márcia Rodrigues Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitombeira, Renata Torquato de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo |
topic |
Empreendedorismo |
description |
A educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437310638948352 |