O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitombeira, Renata Torquato de Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580
Resumo: A educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora.
id UFOR_2cec3e9cb46339a1e4637c06047ab093
oai_identifier_str oai::125580
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreenderEmpreendedorismoA educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora.Entrepreneurship education is the process of developing the ability to recognize opportunities for entrepreneurship, developing skills and knowledge to start a business that will face risks and uncertainties. Thus, due to rising unemployment rates and the better opportunities being offered by rapid globalization and commodification, more and more university students are choosing to start their own businesses. In this sense, the objective of this research was to verify the influence of entrepreneurial education, entrepreneurial passion and creativity in the intention to undertake. Considering the theory of planned behavior (TPB), a theoretical model was developed and tested that integrated cognitive (ie, subjective norms, attitudes towards perceived behavioral control) and emotional (ie, entrepreneurial passion and entrepreneurial creativity) factors, in addition to entrepreneurial education to determine their contributions to entrepreneurship intent. The present study used PLS-SEM as a statistical tool to answer the questions raised and the research objectives provided for in the present study. Data were collected from university students at an institution in the city of Fortaleza-CE. The results showed that entrepreneurial education and passion are antecedents of intention, and entrepreneurial creativity and passion, when mediated by the control of perceived behavior, also influence the intention to undertake. The study contributes to research on perceptors of entrepreneurial intent, reinforcing the roles of education, creativity and entrepreneurial passion as factors that must be considered to improve education programs for entrepreneurship. Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneurial intention. Entrepreneurial education. Entrepreneurial passion. Entrepreneurial creativity.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 18287/21 11/03/2021Sousa Filho, Jose Milton deOliveira, Oderlene Vieira deSousa, Antonia Márcia RodriguesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasPitombeira, Renata Torquato de Araújo2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25476porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:10:43Zoai::125580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:10:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
title O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
spellingShingle O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
Pitombeira, Renata Torquato de Araújo
Empreendedorismo
title_short O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
title_full O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
title_fullStr O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
title_full_unstemmed O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
title_sort O efeito da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender
author Pitombeira, Renata Torquato de Araújo
author_facet Pitombeira, Renata Torquato de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Filho, Jose Milton de
Oliveira, Oderlene Vieira de
Sousa, Antonia Márcia Rodrigues
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitombeira, Renata Torquato de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
topic Empreendedorismo
description A educação para o empreendedorismo é o processo de desenvolver a capacidade de reconhecer oportunidades para empreender, e as habilidades e os conhecimento para começar um negócio que enfrentará riscos e incertezas. Assim, em função de crescentes taxas de desemprego e as melhores oportunidades sendo oferecidas pela rápida globalização e mercantilização, cada vez mais estudantes universitários estão optando por iniciarem seus próprios negócios. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da educação empreendedora, da paixão empreendedora e da criatividade na intenção de empreender. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), um modelo teórico foi desenvolvido e testado que integrou fatores cognitivos, ou seja, normas subjetivas, atitudes em relação ao controle comportamental percebido; e emocionais, ou seja, paixão empreendedora e criatividade empreendedora; além da educação empreendedora para determinar suas contribuições para a intenção em empreender. O presente estudo utilizou o PLS-SEM como uma ferramenta estatística para responder às questões levantadas e aos objetivos de pesquisa previstos no presente estudo. Os dados foram coletados de estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados demonstraram que a educação e a paixão empreendedoras são antecedentes da intenção, e a criatividade e a paixão empreendedora, quando mediadas pelo controle do comportamento percebido também influenciam a intenção de empreender. O estudo contribui para a pesquisa sobre preditores da intenção empreendedora, reforçando os papéis da educação, da criatividade e da paixão empreendedoras como fatores que devem ser considerados para melhorar os programas de educação para o empreendedorismo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Paixão Empreendedora. Criatividade Empreendedora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408708886298624