O medo do fracasso e a paixão empreendedora e suas influências na intenção de empreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssyca Lages de Carvalho Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582479
Resumo: Baseando-se na teoria do comportamento planejado, o principal objetivo deste estudo transversal foi identificar as diferenças relacionadas aos construtos paixão empreendedora (modelo 1) e medo do fracasso (modelo 2) como antecedentes da teoria do comportamento planejado neste estudo, representados pelas variáveis atitude empreendedora, controle do comportamento percebido e intenção empreendedora. Esta pesquisa contou com a participação de 486 alunos universitários matriculados em cursos de gestão e está dividida em duas etapas: na primeira, metade dos participantes foram divididos em dois grupos, o grupo 1 foi dividido em participantes que apenas responderam o questionário e participantes para quais foram solicitados assistir um pequeno vídeo que representa duas situações, para ao primeiro grupo, foi apresentada um vídeo sobre o sucesso de um empreendedor na realização do seu negócio, outro grupo de alunos assistiu um vídeo demonstrado o fracasso de um empreendedor. Os videos foram disponibilidazados juntamente com o questionário. Para comparar os grupos, foi utilizada a Anova de um fator. Os resultados indicaram que os vídeos influenciaram nas respostas dos discentes. Para os modelos 1 e 2, foram sugeridas hipóteses que foram verificadas com uso de equações estruturais analisadas pelo Smart PLS Sem. Os resultados apontaram todas as relações do modelo 1 foram significativas , ou seja, as relações entre paixão empreendedora e atitude empreendedora; paixão empreendedora e intenção empreendedora e paixão empreendedora e controle do comportamento percebido foram suportadas. Com relação ao modelo 2, apenas a relação entre medo do fracasso e intenção empreendedora foi significativo, resultado que comprova que quanto maior o medo do fracasso, menor a intenção empreendedora. Ficou evidenciado que ocorre diferenças entre os dois constructos, paixão e medo do fracasso, quando influenciado por um fator externo, o vídeo. Este trabalho trás contribuições importantes, como a utilização de construtos que antecedem à Teoria do Comportamento Planejado, expandindo sua capacidade de prever a intenção em torna-se um empreendedor. Palavras-chave: Medo do fracasso. Paixão empreendedora. Intenção empreendedora. Teoria do Comportamento Planejado.
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Esta pesquisa contou com a participação de 486 alunos universitários matriculados em cursos de gestão e está dividida em duas etapas: na primeira, metade dos participantes foram divididos em dois grupos, o grupo 1 foi dividido em participantes que apenas responderam o questionário e participantes para quais foram solicitados assistir um pequeno vídeo que representa duas situações, para ao primeiro grupo, foi apresentada um vídeo sobre o sucesso de um empreendedor na realização do seu negócio, outro grupo de alunos assistiu um vídeo demonstrado o fracasso de um empreendedor. Os videos foram disponibilidazados juntamente com o questionário. Para comparar os grupos, foi utilizada a Anova de um fator. Os resultados indicaram que os vídeos influenciaram nas respostas dos discentes. Para os modelos 1 e 2, foram sugeridas hipóteses que foram verificadas com uso de equações estruturais analisadas pelo Smart PLS Sem. Os resultados apontaram todas as relações do modelo 1 foram significativas , ou seja, as relações entre paixão empreendedora e atitude empreendedora; paixão empreendedora e intenção empreendedora e paixão empreendedora e controle do comportamento percebido foram suportadas. Com relação ao modelo 2, apenas a relação entre medo do fracasso e intenção empreendedora foi significativo, resultado que comprova que quanto maior o medo do fracasso, menor a intenção empreendedora. Ficou evidenciado que ocorre diferenças entre os dois constructos, paixão e medo do fracasso, quando influenciado por um fator externo, o vídeo. Este trabalho trás contribuições importantes, como a utilização de construtos que antecedem à Teoria do Comportamento Planejado, expandindo sua capacidade de prever a intenção em torna-se um empreendedor. Palavras-chave: Medo do fracasso. Paixão empreendedora. Intenção empreendedora. Teoria do Comportamento Planejado.Based on the theory of planned behavior, the main objective of this cross-sectional study was to identify the differences related to the constructs entrepreneurial passion (model 1) and fear of failure (model 2) as antecedents of the theory of planned behavior, in this study represented by the variables of entrepreneurial attitude, perceived behavior control and entrepreneurial intention. This research involved the participation of 486 university students enrolled in management courses and is divided into two stages: in the first, half of the participants were divided into two groups, group 1 was divided into participants who only answered the questionnaire and participants for whom they were asked to watch a short video that represents two situations, the first group was shown a video about the success of an entrepreneur in carrying out his business, another group of students watched a video demonstrating the failure of an entrepreneur. The videos were made available along with the questionnaire. To compare the groups, the one-way ANOVA was used. The results indicated that the videos influenced the students' responses. For models 1 and 2, hypotheses were suggested and verified using structural equations verified by Smart PLS Sem. The results were relevant for all relationships in model 1, that is, the relationships between entrepreneurial passion and entrepreneurial attitude; entrepreneurial passion and entrepreneurial intention and entrepreneurial passion and perceived behavior control were supported. Regarding model 2, only the relationship between fear of failure and entrepreneurial intention was significant, a result that proves that the greater the fear of failure, the lower the entrepreneurial intention. It was evidenced that the two constructs (entrepreneurial passion and fear of failure) with the other constructs and influenced by an external factor, in this case the video, there are differences in the relationships between the constructs. This work brings important contributions such as the use of constructions that precede the Theory of Planned Behavior expanding its ability to predict the intention to become an entrepreneur. Keywords: Fear of failure. Entrepreneurial passion. Entrepreneurial intent. Theory of Planned BehaviorA Tese foi enviada com autorização e certificação via CI 87916/23 em 07/12/2023Sousa Filho, Jose Milton deMascena, Keysa Manuela Cunha deSouza, Lucas Lopes Ferreira deSousa, Antonia Márcia RodriguesCabral, José Ednilson de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRodrigues, Jéssyca Lages de Carvalho Castro2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf97f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582479https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32086porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T11:27:52Zoai::582479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-12-07T11:27:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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